60 ANOS DA MORTE DE GETÚLIO

gvPor O Analista

Da trajetória de caudilho à presidente eleito há uma história fascinante, rica em detalhes e ainda pouco explorada. Há aproximadamente 60 anos Getúlio Vargas deixava a vida para entrar na História, nenhum outro personagem despertou um envolvimento tão visceral na vida política brasileira, os sentimentos de amor e ódio se confrontavam e se confrontam até hoje, defendendo ou acusando uma personalidade marcada tanto pelo pragmatismo como pelo antagonismo.

Nascido em São Borja, Rio Grande do Sul, descendente de uma família tradicional dentro dos moldes coronelistas, a carreira política do jovem Getúlio iniciou-se dentro do conceito positivista da escola de Auguste Comte sob a liderança de Borges de Medeiros, herdeiro mais fiel de Júlio de Castilhos, líder dos pica-paus na Revolução Federalista do fim do século passado. Do advogado astuto e competente surgiu o político brilhante, capaz de reunir em torno de si personalidades com visões completamente distintas, inclusive até inimigos ferrenhos resultantes das diversas guerras civis que ocorreram no sul do País.

Após a derrota da Aliança Liberal nas eleições de 1929/30, num processo marcado por corrupção e fraude, sua habilidade na costura política o leva a liderança da Revolução de 1930 que encerrou definitivamente a Velha República, aliança composta entre os cafeicultores paulistas e criadores de gado mineiro que se revezavam no poder a 30 anos. Getúlio buscava conduzir o Brasil do fim da República do café com leite para uma nova República que visava a modernização da máquina pública, implantação da burocracia e formação de um Estado Nacional menos sujeito as divergências e interesses regionais. Com a Revolução inicia-se o primeiro período de Getúlio como chefe do Governo brasileiro, caracterizado por três fases distintas e ininterruptas; o Presidente provisório de 1930 a 1934, o governante eleito pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934 a 1937 e o Ditador de 1937 a 1945. No segundo período, que vai de 1951 até o seu suicídio em 24 de Agosto de 1954, com o rótulo de “pai dos pobres”, Getúlio voltou ao poder eleito e consagrado pelo povo brasileiro e odiado pelas elites.

A passagem de Vargas pela vida política brasileira é recheada de atos e contradições como nunca vistos. Ao tempo que inaugurou o chamado “trabalhismo”, ampliando o mercado de trabalho, incentivando a criação de sindicatos e criando um aparato legal de proteção trabalhista e previdenciária com viés humanista, também sob a sua iniciativa e conivência, o Estado Brasileiro perseguiu, torturou e matou. Em sua versão ditadora, durante o Estado Novo censurou a imprensa, incendiou jornais, perseguiu intelectuais e praticamente dizimou seus adversários com dureza e violência. Enfrentou com firmeza a tentativa da Revolução Constitucionalista de 1932 em São Paulo e o levante Comunista de 1935. Mesmo com toda a simpatia que nutria pelo nazi-fascismo, em 1942, optou pelos Aliados na segunda guerra. Certa feita, diz a lenda, que ele disse a um de seus filhos que quem vence não é aquele que consegue derrotar o seu adversário e sim aquele que melhor se adapta ao meio, ou seja, Darwin tinha razão. Naquele momento ele acreditava ser mais vantajoso para o Brasil uma aliança estratégica com os EUA em troca de proteção militar e mais algumas barganhas.

Getúlio era um Estadista nato, acreditava fielmente que o Estado deveria ser um agente propulsor e interventor na economia, tinha consciência de que o mercado brasileiro, ainda atrasado e agrário, jamais teria condições de fazer os investimentos necessários para o desenvolvimento do País. Criou a Petrobrás, Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional, construiu Portos, Estradas e Aeroportos, fomentou a industrialização e modernizou a economia. O Presidente Roosevelt em discurso oficial identificou Vargas como um dos principais inspiradores para o “New Deal”, plano de intervenção econômica criado pelo próprio Roosevelt para recuperar a economia estadunidense após a crise de 1929. A economia mais liberal do mundo se rendia a um nacionalista brasileiro, fato que invejaria até John Keynes e deve estar recheado de certo exagero.

Foi essa mesma visão Estadista que levou Vargas à morte. No seu segundo período sofreu enorme pressão para que o governo abrisse mão de colocar as riquezas e potencialidades nacionais em favor do seu povo para poder privilegiar grandes grupos e interesses nacionais e estrangeiros. O seu suicídio, mais que um ato de loucura teatral, foi acima de tudo um ato político, que apenas retardou um Golpe que já vinha sendo tramado e se consumou dez anos depois com a deposição de Jango. A elite liberal e o canil militar de 1964 eram compostos pelos mesmos personagens que sufocaram e pressionaram Vargas em 1954. Em que pese as suas contradições é preciso se reconhecer que naquela época ninguém defendeu e se sacrificou mais pelos interesses da Nação e do seu povo!

A História quase sempre tem um componente cíclico, vai e volta os mesmos interesses de apropriação da riqueza coletiva do Brasil se renovam e reaparecem mais estruturados e poderosos. Quase sempre propõe a negação e se apresentam como algo diferente do sistema vigente. Cada vez que esses interesses conseguem se tornar uma força política influente e chegar ao poder o País da um passo para trás na busca do desenvolvimento e da equidade social. A sociedade organizada deve estar em constante busca da criação e fortalecimento de mecanismos que defendam o Estado desses interesses, independente de quem ocupe o Poder.

Para quem gosta de política e aprecia uma boa leitura, recentemente foi publicado o terceiro volume da trilogia sobre Getúlio, considerada até o momento a obra mais completa sobre a sua vida, mas como dito pelo próprio autor, Lira Neto, uma biografia jamais pode ser completa. Outras fontes, documentos e pesquisas podem trazer novas informações e novidades tornando o tema sempre aberto. Não é compreensível que John Lennon, apesar da sua importância na cultura Pop mundial, seja o personagem de mais de 20 mil obras e Getúlio só agora tenha a sua primeira, pelo menos com esse nível de pesquisa. Getúlio sem dúvida é um personagem de primeira grandeza na vida dos brasileiros, para o bem, ou para o mal.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Denilson disse:

    Hummm, bom texto einm!

  2. ANALISTA disse:

    errata:

    onde se lê: “…líder dos pica-paus na Revolução Federalista do fim do século passado.”
    corrigir para: “…líder dos pica-paus na Revolução Federalista do fim do século retrasado.”

    grato

    Analista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *