DE ARREPIAR: “SOBRE ONTEM E SOBRE HOJE”

             Do perfil de Rosângela Figueiredo, no Facebook

ROSÂNGELA

Gente, tudo muda em volta de nós, menos o discurso político da maioria dos candidatos. Eles estão tão fora do cotidiano da população! Usam o mesmo jargão o tempo todo! Da minha janela, pude ver e ouvir as falas de alguns deles, verdadeiros mestres na arte de dizer o óbvio, as frases feitas em cascata, inclusive as saudações às mulheres bonitas (e as não tão bonitas, não?) mas, lamentavelmente, incrivelmente, uns atores canastrões, porque desatualizados. Ei, mandem fazer uma pesquisa IBOPE (é,tem que ser o IBOPE, senão eles ficam sabendo de quase tudo mesmo) para saber o que pensa a população brasileira sobre o que é preciso fazer hoje, o que precisa de foco nas políticas públicas, o que é emergencial e estrutural a ser feito, INCLUSIVE (não, não é principalmente, porque a sociedade brasileira se enxerga melhor, sem depender tanto da classe político-partidária) pelos sistemas de governo que incluem os processos eleitorais altamente necessários numa sociedade democrática, mas que são hoje de uma patética desatualização. Essa pesquisa, quem sabe possa traduzir, por segmento profissional, faixa etária, gênero, escolaridade e por região do Brasil, como está o sonho dos brasileiros hoje em relação ao Brasil, que já é a quinta potência econômica mundial, mas que ainda precisa vencer os gargalos estruturais. Isso! Façam isso, senhores candidatos, antes de vir à praça pública tirar o sossego noturno e aumentar o stress diurno dos que já saíram dessa era da política e vocês não.

Mas, pra adiantar, aqui vão alguns “toques” sobre o discurso: Não é mais “o que o outro não faz e eu fiz”. Isso nos faz lembrar mais ainda o que vocês não fizeram quando puderam fazer, ou traz à lembrança o que vocês fizeram à revelia do que era o sonho do povo, ou mesmo a necessidade elementar do povo. Não é mais só elogio às mulheres bonitas. Elas não são mais só bonitas, são inteligentes também e dão conta de governar inclusive o país. Ah, e são todas bonitas, as feias estão só na propaganda para compreender o que as deixa se sentirem feias sem o serem.

Por fim, caso precisem de um discurso de emergência, adianto-lhes que, possivelmente, esses sonhos e necessidades irão aparecer em destaque mais ou menos assim: Educação com valorização dos professores pela formação continuada em serviço e remuneração condizente com a relevância da profissão, a partir de seleção e recrutamento único via certificação federal MEC, além de programa nacional de eliminação do analfabetismo funcional com letramento literário ou LEITURA nas escolas). (Esse é o gargalo atual). Segurança Pública com investimento contínuo na formação dos policiais sobretudo na humanização e modernização das polícias também tecnologicamente e por um programa antidrogas “retado”, leia-se: prevenção de base junto com a sociedade em todos os níveis, com a repressão ao tráfico de armas e drogas, além do desarmamento gradual da sociedade. (Esse é um gargalo enorme). Saúde é lição de casa: MONITORAMENTO SOCIAL dos serviços públicos com avaliação dos atendidos imediatamente ao atendimento tanto médico, quanto o de exames e atendimento hospitalar, além de programa EDUCATIVO nacional de controle e prevenção das doenças recorrentes da população nas escolas e domiciliar, pelos PSF e agentes de saúde. A questão AMBIENTAL é diretamente responsável pelos maiores problemas de saúde hoje. SAÚDE deve priorizar cuidados com a água, nutrição sustentável e descarte/tratamento do lixo domiciliar, hospitalar, industrial (logística reversa dos rejeitos e embalagens). Atenção, parlamentares e candidatos ao parlamento, essa tarefa é de vocês PRIORITARIAMENTE, e dos gestores municipais principalmente. (2 gargalos: baixa eficiência do controle social atual e lerdeza nas decisões sobre o saneamento básico) Mobilidade pública e transportes: aproveitamento da infraestrutura investida na realização dos eventos mundiais para modelar a eficácia de uso desses equipamentos, inclusive os estádios, integrando seu uso ao fomento do esporte nos programas de prevenção às drogas e culturais da juventude. Além disso, GRATUIDADE do transporte público, já que essa é a única opção da população de menor renda. Se há a necessidade de investimento nesse setor é a criação do “Bolsa-transporte”. Basicamente é isso. Propostas em vez de problemas. Projetos viáveis e sustentáveis econômica e socialmente. Isso é um Brasil do presente. Ah, mas para tudo isso se efetivar mais agilmente na prática, a REFORMA POLÍTICA tem que entrar na agenda, porque ainda não vai aparecer no IBOPE!

Rosângela Góes de Queiroz Figueiredo

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Maria do Carmo disse:

    Quando o Ibope se refere a outros Estados que o PT está na frente vocês acreditam, é muita cara de pau

  2. Birigui disse:

    Profa, Rosângela, a senhora é figura respeitável, por isso mesmo deveria ficar calada, para que seus ex-alunos sempre lhe enxerguem como era, o problema é a senhora insiste em falar, e aí como nos ensinou e sermos críticos na sua escola, temos de desmerecer completamente o seu discurso, espacialmente pq fica claro que ele é o que a senhora critica, político. Profa. a senhora é pessoa extremamente competente, então não se esforce tanto com o que não não tem mais jeito. O discurso até pode ser repetido, como são estes que negam os números que vcs tanto invocavam para comparar – e os do governo de vcs são os piores do últimos 40 anos, e os números não são do ibope -, mas as pessoas são diferentes, e vcs já provaram que não sabem governar.
    Veja profa, pelegini vive dizendo aqui que tá tudo uma maravilha. Hj fui a salvador e nunca vi a estrada valença-nazaré tão desgraçada, Algumas estradas da zona rural de valença estão melhores.
    Esse governador é um dos piores do brasil, e sua presidente do mundo. Vamos a alguns dados relevantes. Lula disse que pagou a dívida, então a quem devemos de 3,2 trilhões? Pq nossa taxa de crescimento é pior dos últimos 50 anos? Pq não investigamlulinha e okamoto – a ama seca de lula que ng sabe como construiu seu patrinônio -. Pq a inflação projetado é de 7,5% o desemprego começa a bombar e vcs fingem que não sabem?
    O metrô de salvador que vcs propalam como grande obra não tem saída de emergência, extintores, segurança, mas isso é detalhe como disse wagareza, o importante é funcionar, ainda mais em período eleitoral.
    Vão perder para a mesmice, sabe pq profa? pq mesmo a mesmice foi muito melhor que vcs.
    Seu discurso é válido, o problema é que ng te ouve. Ruim né? Agradeça ao seu PT.
    Saiba que como professora e pessoa muito lhe admiro, contudo na política a senhora está devendo uma posição isenta. Abcs

  3. José augusto disse:

    Parabéns…

    Esta deveria ser a plataforma de governo dos candidatos que SEMPRE tentam nos enganar e nos confundir com palavras grosseiras e MUITA agressividade sobre seus RIVAIS, logo desviam o FOCO da real e caótica situação atual que se encontra o BRASIL, em especial a BAHIA.

    Neste momento nós temos o chamado RECESSO BRANCO, onde os parlamentares estão em suas bases, e o CONGRESSO estagnado, parado, estático, entre outros sinônimos que poderíamos definir essa situação, que diga-se de passagem OS MESMOS como sempre serão candidatos e NÓS os COMPLETOS fantoches, que ainda acreditam que vivemos em uma democracia, mas que democracia é esta? Para quem importa esse modelo de política OLIGÁRQUICA?

    Então, temos MUITA reflexão a fazer até 5 de Outubro, OU continuaremos a serviço da OLIGARQUIA, onde POUCOS se beneficiam e MUITOS, mas muitos vivem apenas com MIGALHAS e ainda acreditam que estão sendo BENEFICIADOS!

    Então, CANDIDATOS foquem nestes NULOS e BRANCOS que são muitos, estes BUSCAM um NOVO modelo de GESTÃO, menos agressivo, e mais COMPROMETIDO.

  4. aspone disse:

    Macaco nao olha pro rabo. Pelegrini porque nao divulgou meu comentario a respeito da posicao da professora politica.

  5. quebon disse:

    Parabéns! Excelente !!

  6. quebon disse:

    Que Hildécio compreenda que esta do lado errado.

  7. XPTO disse:

    Minha querida colega Rosângela Figueireido, belíssimo texto, como sempre!… Sei ex-alunos só tem motivos para se orgulhar de terem sido bem encaminhados pelas suas palavras. Pena que algumas pessoas não tiveram alcance para entender seu texto, indo além da picuinha partidária. Sei texto foi para o lado nobre e universal da política. Quem, acima, teceu comentários para falar mau do candidato A ou B, ou do partido X ou Y, deveria reler com mais calma e se desarmar mais o espírito. É fácil ser levado pelo desejo de acusar alguém como o CHRISTO (XPTO em grego) para se condenar, em lugar de ver as coisas pelo prisma mais geral. Mas, fazer o quê? Quando alguém pede uma intelectual de seu porte fique isenta, é porque um setor de nossa sociedade não amadureceu suficientemente a exercício democrático para entender a dialética da política….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *