Simpósio de Meio Ambiente é realizado pelos alunos do João Cardoso

simposio V Aconteceu na última sexta-feira, 26, na Escola Estadual João Cardoso, em Valença, o I Simpósio de Meio Ambiente. O evento organizado pelos alunos do curso técnico em meio ambiente, teve apoio maciço da direção da escola, bem como quadro docente e discente que prestigiaram o evento, além dos alunos do anexo do Guaibim e comunidade em geral.

simposio III Tendo como objetivos contribuir para a Educação Ambiental de forma consciente, não só no ambiente escolar, mas indo além dos muros, dialogando com a comunidade e buscar soluções para os problemas atuais no município e região, o Simpósio iniciou na parte da manhã tendo como convidado o poeta Otávio Mota que recitou duas poesias de sua autoria, provocando as primeiras reflexões sobre o Rio Una e sobre a Andada de Caranguejos.

simposio IV Em seguida, a primeira mesa de debate formada por Cássia Beatriz, representando a SUPROF (Superintendência de Educação Profissional da Bahia) e Tássio Menezes de Lima, professor do IFBaiano, discutiu sobre o curso técnico de meio ambiente e sua importância para o desenvolvimento sustentável local e regional. Pela tarde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cláudia Santos e o vice-presidente do CODEMA, Flávio Restini debateram sobre a legislação ambiental com enfoque na recomposição da mata atlântica do Baixo Sul e a política de resíduos sólidos.

simposio VI O debate continuou à noite com a presença do vereador Adailton Francisco que proferiu uma palestra cujo tema foi “Sustentabilidade Ambiental: Utopia ou realidade possível?”. Alunos também apresentaram suas pesquisas durante todo o dia, nos intervalos das palestras e debates, bem como nos stands montados em salas de aula, demonstrando uma qualidade e dedicação impressionante.

simposio II Num dos trabalhos apresentados, por uma turma que esteve pesquisando sobre a paradisíaca ilha de Morro de São Paulo, chamou a atenção o enfoque dado pelos mesmos, não aos aspectos turísticos explorados e sim, pelo contato mais direto com moradores antigos e áreas preservadas. Os alunos demonstraram preocupação com o lixão existente na ilha e a degradação de espaços como a Ilha da Saudade e Alto do Zimbo. A visita foi tão produtiva que os alunos estão montando um documentário em vídeo a ser exibido brevemente e pretendem inscrevê-lo em festivais.

simposio VII

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. julho 31, 2013

    […] Simpósio de Meio Ambiente é realizado pelos alunos do João Cardoso […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *