SOBRE A ÁGUA DE CAIRU: DIREITO DE RESPOSTA

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em resposta à denúncia publicada por este blog, esclarecemos que a responsabilidade pelo fornecimento de água no município de Cairu é da EMBASA ( Empresa Baiana de Água e Saneamento),uma autarquia do Governo do Estado da Bahia.

O município de Cairu vem exercendo a vigilância da qualidade da água em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle da qualidade da água para consumo humano. O município executa ações estabelecidas no VIGIAGUA (Programa de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano) do Ministério da Saúde, no que compete à vigilância direta da qualidade da água, através das coletas que são realizadas mensalmente e da supervisão dos resultados de controle que são encaminhados para a EMBASA.

Mensalmente é cumprido um plano de amostragem de coletas realizadas em todo o arquipélago e o mesmo é encaminhado para o Laboratório de Referência Regional da 4ª DIRES que tem supervisão direta do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia).

Informamos que após o recebimento dos resultados, as amostras que por ventura apresentarem resultados insatisfatórios em qualquer uma das características analisadas (cor, cloro, coliformes, etc.), serão recoletadas para identificação da persistência do problema e frente a essa persistência o município notifica o prestador do serviço, no caso a EMBASA, para que sejam adotadas medidas corretivas. É importante deixar claro que a coleta para vigilância da qualidade da água ,como orienta o programa do VIGIAGUA,é feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Cairu uma vez ao mês, e que é possível ou não no dia da coleta ser encontrada alterações na qualidade da água.

Por isto, faz-se necessário contar com a participação da comunidade no sentido de sinalizar para a Secretária de Saúde quando são detectados qualquer tipo de alteração na água para que seja realizada uma ação mais rápida junto a EMBASA. No entanto, no ano de 2013 até o momento não foi realizada nenhuma denúncia junto a Secretaria de Saúde referente a qualidade da água fornecida no município de Cairu. As denúncias e/ou reclamações podem ser feitas através dos contatos da Secretaria Municipal de Saúde – telefone (75) 3653-2027 e do e-mail : saude.cairu@hotmail.com

É valido ressaltar ainda que a existência de verminose na água não tem relação direta com a cor da mesma e sim com a presença de microrganismos,sendo que ao nas analises realizadas ao longo dos meses não foram evidenciados nas coletas a presença desses agentes.

Jamille Soares
Assessora de Comunicação
Prefeitura de Cairu – BA

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Joaquim disse:

    Enquanto isso a prefeitura de cairu mostrou a cara e deu a resposta ao povo que realmente não é ela que tem a condição de manter a EMBASA e sim o governo do estado da bahia, enquanto isso a prefeitura de valença a mais armengueira da bahia que tem o comando do SAAE e tem como prefeita Jucélia e seu interlocutor Tio Ramiro nunca veio aqui neste blog ou em outro meio de comunicação da uma explicação a população de valença sobre o problema da agua cor de maracujá, nem os 15 vereadores que o povo vota na confiança de melhorar as condições de vida de onde se paga as contas de água e energia para se ter uma prestação de serviços como manda a s leis e não se tem, mais nas casas desses 15 derrotados e dois gestores incompetentes (prefeita e vice)se bebe agua mineral e se tem iluminação de boa qualidade em suas ruas.

  2. Rudney Fonseca disse:

    Parabéns pela nota de esclarecimento Jamille.

  3. Respeite a nossa Gente!!! disse:

    Ficou bonito para o Sr. Adriano Meireles e sua gentinha que a qualquer custo que tentar destabilizar uma parceria vitoriosa que é de Fernando Brito e Hildécio. Esse jeito de fazer política do Senhor Adriano Meireles não vai muito longe, quando era Vereador em Salvador era assim, fazia denúncias infundadas para tentar negociar cargos r obras junto ao executivo, mas em Cairu é diferente o político tem que mostrar através de ações e trabalho o seu verdadeiro valor não é só ficar nos botecos pagando uma cervejinha e fazendo fofoca que vai ganhar o voto do povo, nos de Cairu somos pessoas esclarecidas e só com muito trabalho para ganhar o nosso voto.
    Sr. Adriano Meireles respeite o povo de Cairu!!!!

  4. Rudney Fonseca disse:

    É Adriano, desse jeito é sacanagem.

  5. Denis disse:

    Adriano usa a mesma tática do seu pai Benigno Meirelles que four prefeito de cairu eleito na época por Mane Che e depois chutou quem lhe elegeu. Adriano respeite quem lhe elegeu, quem fez um bom governo e lançou você e Fernando. Não faça como seu pai no passado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *