Ações sobre os vendedores ambulantes

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, com o secretário Ademir Costa Souza, em reuniões sendo feitas parcerias com diversas outras secretarias, como por exemplo: Infraestrutura, Ação Social, Planejamento; Agricultura; A Vigilância Sanitária; Tributos; Vereadores; a administração do município; o Srº José representando a associação dos camelôs, o Srº Joailton Manoel, sempre visando à legalidade e humanização do processo, foram tomadas algumas decisões em relação ao comércio informal praticado pelos ambulantes, que ficou acordado as seguintes ações a seguir:

· Foi feito o cadastro dos camelôs, onde temos o total de 80 vendedores informais já cadastrados;

· Será feita a marcação e remoção dos camelôs para onde ficam as kombis, ao lado da Cofel;

· Serão feitas barracas estruturadas e padronizadas com o tamanho de 1,20 x 1,5;

· Cada ambulante terá que se cadastrar como Empreendedor Individual e em cooperativas ou associações;

· Cada ambulante terá um alvará de funcionamento, e caso não esteja cumprindo todos os segmentos exigidos, este alvará será caçado;

· O local terá uma cobertura de proteção;

· Será criada uma regra de conduta junto com eles para convivência no espaço público;

· No espaço onde estão situadas as kombis, ao lado da Cofel, só serão permitidos cinco pontos de embarque de passageiros, e as demais serão locadas para a rua Marita Almeida que ficarão organizadas em ângulo;

· Todos os vendedores de frutas e verduras que estão situados no centro da cidade serão locados para a feira;

· Ficou decidido a não entrada de novos camelôs na cidade, incluindo no período da Festa do Amparo;

· Todos os vendedores ambulantes de peixes terão que ir para o mercado do peixe;

Serão oferecidos cursos de capacitação, isso com parceria entre a ACE/CDL e Prefeitura Municipal de Valença

Assessoria da Secretaria de Industria, Comércio e Ações

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Jodé Damasceno disse:

    Papo prá boi dormir, nunca conseguirão tirar os ambulantes e os vendedores de peixe, quem viver verá

  2. Opnião disse:

    Querem acabar com a Festa do Amparo de qualquer forma. A ação de impedir a entrada de novos camelôs no período da festa do amparo, é mais uma tentativa de retirar o quanto de tradição que a citada festa possui. Primeiro tentam impor e impedir, através de argumentação disfaçada de religiosa, que centenas de valencianos trabalhem durante a festa em suas pequenas barracas no alto do amparo (refiro-me a um abaixo asssinado que fora veiculado pela igreja durantes o festejos do ultimo ano); agora, tentam acabar com a tradição dos já conhecidos camelõs que, como de costume de dezenas de anos, se alocam na cidade durante os festejos da padroeira dos trabalhadores. Ora, neste particular, será que não pensam que, dezenas de milhares de pessoas, aguardam o ano para comprar durante os festejos de Nossa Senhora do Amparo (enrriquecendo, também, o comercio local). Prefiro pensar que a notícia acima veiculada tenha se equívocado quando diz: “incluindo” no período da Festa do Amparo. Acredito que melhor seria, excluído. Essa é a opnião.

  3. João Manoel disse:

    Apenas vale ressaltar que a decisão foi em total parceria com os ambulantes, e não uma determinação com a Secretaria e a Prefeitura informou. E vamos acompanhar para ver se realmente isso acontece. Palavras são bonitas, ações são mais ainda. Os ambulantes merecem um lugar digno para trabalhar, pois são pais de familia que precisam desse trabalho para sobreviver. Sugiro Sr. Secretario que mude o termo “caçado” na frase: · Cada ambulante terá um alvará de funcionamento, e caso não esteja cumprindo todos os segmentos exigidos, este alvará será caçado; pois não estamos lidando com Politicos e com cargos. Altere para “não será renovado na proxima atualização”, pois um alvará tem validade de um ano.

  4. roberta disse:

    ISSO E UM ABSURDO, VOÇÊS INCLUIREM OS CAMELORES, PQ TODOS OS ANOS AS PESSOAS MAIS FRACAS GUARDAM SEU RICO DINHEIRINHO PARA COMPRARA ROUPAS, SAPATOS E MUITOS MAIS COM O PREÇO LA EM BAIXO, AGORA VCS QUEREM ACABAR COM ISSO, NÓS VALENCIANO NÃO VAMOS DEIXAR, ISSO E ACABAR DE VEZ COM A CIDADE E COM O FETEJO DA FESTA DO AMPARO. POR FAVOR PELEGRINI NAO DEIXE ISSO ACONTECER, VAMOS A RUA, FAZER BAIXO ASSINADO CONTRA ISSO . ESPERO UMA RESPOSTA SUA PELEGRINI O QUE VC ACHA DISSO.

  5. pelegrini disse:

    Opinião, respeito sua opinião e gostaria de esclarecer o que nenhum gestor esclarece: Valença tornou-se uma cidade pequena pelo grande número da população, não vejo mais condições de se promover festas populares numa cidade tão apertada, que não tem mais espaços para realizar esses eventos. Não esqueça que a BR 001 passa dentro de nossa cidade, o trânsito já fica engarrafado em dia normal, imagina num dia de festa, como ficaria o transtorno? Agora, a tendência é que as festas se acabem porque não pensaram em criar espaços com condições para isso. Temos uma alternativa para promover as nossas festas, Guaibim. Com certeza você também deve ter outras idéias, vamos levar à prefeita para ver.

    Abraço,

    Pelegrini

  6. Valenciano disse:

    Acho louvavel a iniciativa da Prefeitura com relação a relocação dos ambulantes da cidade. Mas tem alguns pontos ai que deveriam ser colocados em questão:

    1 – Com relação aos peixes que são vendidos na frente da Supermercado Rio Branco. O mercado do peixe está podre e caindo aos pedaços: O que a prefeitura diz a este respeito????

    2- Da mesma forma com os vendedores de frutas e verduras. A feira livre está podre e caindo aos pedaços e já está superlotado de feirantes, ainda mais depois que o prefeito anterior criou aquele posto de saúde alí. Então onde colocar estes ambulantes??? Acredito que eles vão continuar circulando pelo centro da cidade ao invés de ficar fixo em um lugar. E ai vai ficar aquelas palhaçadas das abordagens do Guardas municipais.

    3- Se houver organização podemos sim realizar a festa do Amparo. ´Basta padronizar os Ambulantes e delimitar as áreas. O que não pode é alguns barraqueiros construir aquelas estruturas enormes e utilizar o passeio e a rua com suas mesas.

    4-Com relação a proibição da vinda dos ambulantes de fora. Isso é uma aberração, visto que já é um marco cultural da cidade. certamente foi imposição dos ambulantes daqui como condição para aceitar a transferência para o ponto das Kombis. E também iria causar transtornos para a prefeitura que nesse périodo teria que remanejar novamente os kombistas uma vez que os ambulantes iriam tomar o lugar deles na Avenida Industrial.

    5-Acho que os carrinhos que vendem folhas na frente dos supermercados deveriam permanecer desde que fosse pensada alguma forma de não atrapalhar o trânsito de veículos e pedestres.

    6-Os ambulantes ocupam o espaço público trazendo transtornos para a população e por isso devem ser remanejados para local adequado. Certo… E todo o resto como fica????? Comércios utilizando o espaço público com mesas e cadeiras…. Poste no meio das calçadas obrigando as pessoas a andarem pela rua… CArros estacionados sobre as calçadas.. Material de construção nas calçadas. Vitrines de lojas nas calçadas… O que é que a prefeitura vai fazer com relação a estes problemas. Ou será isso uma perseguição aos ambulantes???

  7. Opnião disse:

    Caro Pelegrine, reconheço as dificuldades de se ter uma BA passando pelo centro da Cidade. Ocorre que, acredito que as festas populares, por fazerem parte da história de determinada comunidade, ao invés de atrapalhá-la ajudam em seu desenvolvimento vez que a marca de um povo é sua história.

    Decerto que as comunidades evoluem, o mundo atual, necessita de inovações e instalações mais cômodas e confortáveis; acabar, acredito, não seria a forma mais acertada; adequar, sim, é o se pode ponderar.

    Ora, Salvador a terceira metrópole do País, muito embora tenha se agigantado, não deixou de prezar pelos seus costumes históricos (Lavagem do Senhor do Bonfim, Dia de Iemanjá, dentre outras festas sagradas e profanas). Ao invés de tentar reduzí-las, a SECULT tem demonstrado que a palavra crescimento, se dá com investimento. Retirar é fácil, difícil e acrescentar, investir e melhorar.

    Na região existem outras festas de largo, que possuem tão grandiosidade quanto à nossa Festa do Amparo. No caso de Nazaré das Farinhas, a Festa dos Caxixis dá uma demonstração de força, beleza e grandiosidade. Como dito, há, por parte daquele município investimento na referida festa; nas ultimas se tem, inúmeras barracas, enumeradas e padronizadas.

    No caso da Festa do Amparo, porquê não haver uma padronização (TOLDOS, etc e tal). Porto Seguro, tbm, possui inúmeros eventos de mesmo porte; Taperóa, na festa do Guaraná e outras, tem dado um Show de Organização (Barracas padronizadas, exposições de produtos da região, jogos de azar, e tudo o quanto necessário para as festas populares); Ituberá, mesmo com as dificuldades físicas da cidade, tem investido cada vez mais na festa de Santo André ( aumentado o fluxo de turistas que vão, inclusive, com intuito de comprar na feira que alí se aporta).

    Enfim, o progresso merece chegar à cidade de Valença; mas o retrocesso não; A Comunidade que não lembra do passado, não é, nunca foi, e nunca será segura para asseguar os sonhos da”Pessoa Humana”. Lembremos disso.

    Em tempo, informamos que em momento algum, repita-se, somos contra a reorganização dos camelôs na cidade de Valença. Apenas ponderamos acerca da impossibilidade de existencia dos mesmos, durante os festejos de Nossa Senhora do Amparo.

  8. Jose disse:

    Conversa para boi dormir! kkkkkkk

  9. pelegrini disse:

    Roberta, tudo que seja para benefício do povo de Valença eu defendo, os camelôs de fora não são coisa boa para o município. Imagina que eles chegam aqui montam suas barracas e depois vendem tudo e vão embora, levando boa parte da nossa economia. Acredito que será melhor se os comerciantes local montem barracas para venderem com preço mais barato para as pessoas.

    Abraço,

    Pelegrini

  10. roberta disse:

    infelismente pelegini isso voce sabe que nao existe os preços dos camelores de fora, jamais chega os precos daqui, sandalia que se vende na loja de 60,70, reais no camelo 25,00. Calca jeans de 15,00 e varias coisas se eu for falar iriamos ficar aqui o tempo todo, e i ´pessoal da roça ja pede que chegue o dia para fazer suas compras, sera que o preço do comercio de valença e esse. quem pode comprar na rio mar, chile e entre outras, realamente so quem tem dinheiro. o pobre mal mente esta dando para comer pelo amor de deus não seja a favor desse absurdo.

  11. Pedro disse:

    A proibição dos camelos na festa do amparo é uma solcitação da cdl de onde o secretário veio. Os empresarios não querem concorrencia e por isso essa iniciativa. E os pobres, que esperam os camelos chegar, para comprar a roupa para a festa do amparo? ??? cade o apoio as tradições do muncipio? O que vemos aqui é um jogo de interesse… interesse dos comerciantes de não ter concorrencia e interesse da prefeitura de não ter trabalho. Não se comercializa dessa forma, trabalhem com divulgação, preços e conquistem seus clientes.
    A secretaria deveria lutar por outros interesses de maior prioridade.
    Fica a dica.

  12. Martins disse:

    Algumas duvidas:

    Foi feito o cadastro dos camelôs, onde temos o total de 80 vendedores informais já cadastrados;

    **GRANDE AÇÃO! isso é o minimo que uma secretaria pode fazer. identificar os camelôs e suas atividades.

    · Será feita a marcação e remoção dos camelôs para onde ficam as kombis, ao lado da Cofel;

    ** Em qual estrutura? Vão fazer um marcadinho e cada um que se vire?

    · Serão feitas barracas estruturadas e padronizadas com o tamanho de 1,20 x 1,5;

    ** De quem será esse custo? Da prefeitura ou dos ambulantes?

    · Cada ambulante terá que se cadastrar como Empreendedor Individual e em cooperativas ou associações;

    ** Essa campanha é do governo federal, que diga-se de passagem, não deu certo.

    · Cada ambulante terá um alvará de funcionamento, e caso não esteja cumprindo todos os segmentos exigidos, este alvará será caçado;

    ** caçar o alvará? Mediante a que? o que seria os segmentos exigidos CORONEL?

    · O local terá uma cobertura de proteção;

    ** Fazer divulgar o projeto. Sonhar não basta.

    · Será criada uma regra de conduta junto com eles para convivência no espaço público;

    ** Cadê a regra? Que falta de planejamento? Sabe que vai relocar os ambulantes, mais não sabe as regras de convivencia. Isso não é um planejamento a longo prazo e sim um PALEATIVO. Sem programação não terá resultados.

    · No espaço onde estão situadas as kombis, ao lado da Cofel, só serão permitidos cinco pontos de embarque de passageiros, e as demais serão locadas para a rua Marita Almeida que ficarão organizadas em ângulo;

    ** E quais são os veiculos que poderao parar nesse local? qual é a regra?

    · Todos os vendedores de frutas e verduras que estão situados no centro da cidade serão locados para a feira;

    ** Ficarao aonde? em cima dos que estao la? Acorda secretario, a feira não é local de despejo. Essa é a forma que estao tratando os ambulantes. melhore a feira e depois os coloque la.

    · Ficou decidido a não entrada de novos camelôs na cidade, incluindo no período da Festa do Amparo;

    ** a PIOR ação de todas. com certeza não é catolico e não sabe da tradição de Valença.

    · Todos os vendedores ambulantes de peixes terão que ir para o mercado do peixe;

    ** Vai subir mais um andar? pq da forma que esta la, não cabe mais niguem. Primeiro uma visita da vigilancia sanitaria e depois uma reforma.

    Serão oferecidos cursos de capacitação, isso com parceria entre a ACE/CDL e Prefeitura Municipal de Valença

    ** A cdl não dar cursos para os empresarios, vai dar para ambulantes. kkkkk

  13. Valenciano disse:

    Estas ações devem ter sido propostas por Tiririca. Não é possívell. Iso é que dá arrumar um lugar pro Homem e não um Homem pro lugar…. Grandes secretários a prefeita arrumou. Esses caras são seres iluminados. Podem pular de cadeira em cadeira, de secrataria em secretaria que ainda “assim são capazes de exercer suas funções”. Vai continuar a mesma bagunça de sempre.. Na rua da cofel vai sair os ambulantes e vai entrar carros e caminhões para fazer descarga. sem falar nos taxis que estão tomando conta de quase metade de vagas de estacionamento no centro da cidade. No terminal Hidroviário não tem onde ninguém sequer parar de carro para desembarcar passageiros. Os carros têm que parar na rua porque toda aquela frente até Enéas está marcada como ponto de taxi e lá no Minigula sempre tem dois ou três caminhões fazedno descarga, e este secreotário colocando a culpa da bagunça nos camelôs que passam 8 dias em Valença.

  14. lua disse:

    O que vejo é que as pessoas que criticam não sabem o que querem: Se andam pelas ruas, criticam o calçadão quando está cheio de ambulantes, se a prefeitura começa a se planejar como tá fazendo para resolver o problema falam também, se a administração pensa em impedir camelôs de fora nas festas populares para que os trabalhadores ambulantes que vivem aqui venham ter melhores rendas e preferências, está ruim também. é por isso que falo, o problema está no enterresse de cada um, para nossa cidade ser mais organizada é preciso ter o que está aconteçendo ações firmes e atitude com esses problemas. Percebo que quem está achando errado astá incomodado com alguma coisa que se chama dor de cotovelo, inveja, e raiva muita raiva, pois deveriam está apoiando para podermos ver nossa cidade mudar para melhor e deixar a politica de lado, afinal já passou e a prefeita é Jucélia e a cidade é de todos nós.

  15. Sol disse:

    lua, queremos atitudes concretas a longo prazo, e não ações sem planejamento. A vertente das ações acima, são de interesses dos empresários e não da população. Querem acabar com a cultura popular, a tipica festa do amparo. A prefeitura precisa de cargos técnicos e não de cargos de indicação. Só assim fará um bom trabalho, pois todos acham que estão fazendo o certo, só que alguns não tem conhecimento nem experiencia no ramo. Se dizem ser representantes do povo, tem que lutar pelos interesses da poupulação e não por um segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *