POR ONDE ANDA PADRE NORMANDO?

Foto: Blog Valença Costa do Dendê

image

Outro dia alguém me perguntou aqui no blog: que fim levou o Padre Normando? Boa pergunta! Quem sabe do paradeiro do Padre que ganhou a simpatia dos católicos aqui em Valença? Será que ele foi embora?

Dizem que o Padre foi participar de um seminário, ou coisa parecida e não voltou mais. Fica um grande mistério no ar.

Padre Normando reconquistou os católicos, resgatou e voltou a dar alegria aos fiéis e mesmo assim parece que transferiram o padre:

“É verdade, sim! Ontem eu fui com minha esposa e minhas filhas para missa e comprovei que tudo é verídico, muita gente, muita fé, pessoas até de outras religiões e é uma missa dinâmica, alegre, o padre não cansa, não ataca ninguém, não discute política e tem palavras para os nossos ouvidos e corações! Parabéns Pe. Normando por resgatar a identidade católica de Valença!”, comentário de um leitor.

Dizem que os fiéis já estão preparando um abaixo-assinado (se for o caso de transferência do Padre) para ser entregue ao Pe. Isidro Augusto Perin, Superior Provincial dos Missionários Saletinos do Brasil. Se os fiéis vão obter êxito em suas reivindicações, não se sabe, mas com certeza, o padre que ficar por aqui terá que ser melhor que o Padre Normando, isto não resta dúvidas.

Você pode gostar...

26 Resultados

  1. Carollina disse:

    Ele foi embora sim, ele está no congresso mais já levou todos os pertences dele, pois os superiores dele o obrigou a não falar nada para o povo que ele tava indo embora para não criar tumultos. E tenha certeza que um melhor que ele não terá mais nunca em Valença para fazer a Missa da Saúde porque os colegas dele eram contra a Missa da Saúde porque a Igreja lotava na segunda e domingo dava pouca gente.

  2. Carlos disse:

    pele padre normando foi pra curitiba e não volta mais foi transferido, ele esta vindo passa o carnaval aqui mais não e mais padre da nossa paroquia uma pena, que perde com isso e a igreja catolica…. na ultima missa dele ele falou que volrtaria mais so foi pra conter os fieis…..

  3. ROBSON disse:

    É uma pena se realmente transferiram o Pe.Normando…era muito dinamica sua celebração

  4. joão disse:

    é uma vergonha o grupo ECC de valença da paroquia fazer reuniao na casa de c#$@$#@$# para detonar o padre normando. é em valenças ófica o que nao presta. ou seja já teve carnaval,micareta,padre normando cidade sem nada sem ninguém.

  5. Joao disse:

    vi no facebook de fatima menezes

    Sou Bom Pastor, Ovelhas Guardarei, Não tenho outro Ofício e nem terei, quantas Vidas EU tiver eu lhes darei.
    Comunicado do Padre Normando: Compartilhem por Favor. Sem Palavras!
    Olá Fatima, espero que estejas muito bem. sábado dia 02 de fevereiro estarei de volta a valença, creio que devo chegar ai na parte da noite. favor se houver oportunidade de na radio, face, email e/ou cel divulgar que teremos missa da saúde dia 04 de fevereiro, dia 11/02 e dia 18/02 que será a ultima missa da saúde, pois dia 22 de fevereiro viajarei para a cidade de cujubim Rondonia, onde tomarei posse ali como pároco da paróquia de são Joao Batista.
    Me leva pro Reino que Deus preparou, me leva pra festa que ja começo, me leva à terra dos filhos de Deus me leva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Foi maravilhoso ficar com o povo de valença por dois anos, mas ha um grito por missionários na amazonia. é lá onde Deus quer me lavar. pe Normando

    https://www.facebook.com/fatima.menezes2?fref=ts

  6. Mara disse:

    Parece que ele vai embora sim. Está voltando dia 04/02 e vai celebrar dias 04,11 e 18/02 que será sua última celebração nesta Paróquia.
    Infelizmente nesta cidade não fica nada que preste. Os corruptos fazem questão de mandar as pessoas que não se corrompem para longe.

  7. Casal: Manoel e Miere-Zona Rural disse:

    Que Injustiça fizeram com a Nossa Igreja os Padres que ai estão deixaram as comunidades humildes da Zona Rural e nem aqui vinham mais. Ele só vão em Comunidades Ricas e o Padre Normando ac endeu a Chama da Alegria, renovou a nossa Fé. E Agora com a saída dele? Como ficamos? Sabemos que ele trouxe os Fieies de volta para a Igreja que já estava vazia e foi punido pela chama da Maldade e da pervesidade. Os Lideres da Igreja não pregam a Verdade assim com tb se tem falsos Pastores Evangelicos e só temos uma Saída a de Esperar a Justiça de DEUS.Íamos sempre na Missa da Saúde e pudemos ver a Igreja cheia. Muitas Famílias foram Libertas, Jovens…Se a Comunidade não têve Força e eles não aceitaram os argumentos dos fieis. Perferiu deixar quem já estva para sair e trouxe mais um para somar com as mardades.A Gente não quer esta Igreja não, agente quer um Padre com o Padre Normando que veio e renovou a nossa Fé e por isto foi punido assim como Jesus Cristo.Agente naum tem acesso a internet mais temos amigos que nos ajuda a falar da nossa revolta.Obrigado a todos. Vai com Deus Padre Nomando.

  8. PAROQUIANO disse:

    O PADRE NORMANDO SERÁ MESMO TRANFERIDO. O PADRE SÓ FICARÁ EM VALENÇA ATÉ DIA 22 DE FEVEREIRO, E A MISSA DE DESPEDIDA DO REFERIDO PADRE SERÁ DIA 21/02. É VERDADE QUE O QUE É BOM NÃO FICA EM VALENÇA!!! O PADRE JOSIVAL, QUE DEVERIA SEGUIR O SEU CAMINHO SE MISTUROU COM POLITICA E AGORA FICA EM VALENÇA COMO SECRETARIO DE EDUCAÇÃO. SE JÁ NÃO ERA BOM PASTOR COMO PAROCO, IMAGINE AGORA QUE SÓ SERÁ AUXILIAR. COITADO DOS DEMAIS… TERÁ QUE CARREGAR O FARDO SOZINHO. O PADRE QUE CONQUISOTU VALENÇA ESTÁ INDO PARA RONDONIA, E ISSO NÃO ACONTECE POR ACASO. QUEM PERDE SOMOS NÓS CATOLICOS, QUEM PERDE SÃO OS PAROQUIANOS DA MATRIZ, QUEM PERDE É A PAROQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, QUE NÃO TERÁ MAIS APRESENÇA DE UM SERVO DE DEUS QUE AQUÍ VEIO HABITAR NESTES ULTIMOS 2 ANOS. CONLAMO A TODOS QUE ESTJAM EM MASSA NA POSSE DO NOVO PAROCO, E NA PRESENÇA DO SUPERIOR PROVINCIAL, POSSAMOS NOS MANIFESTAR CONTRA A TRANFERENCIA DO PADRE QUE CONQUISTOU VALENÇA, COM SEU GESTO SIMPLES, HUMILDE, SIMPATICO DE SER E AGIR. VALENÇA PRECISAM DE MAUS NORMANDOS… VALENÇA PRECISA DE MAIS PESSOAS QUE NÃO SE ENGRADEÇEM APENAS COM OS RICOS, E QUE TENHAM OLHARES PARA O POVO CARENTE DE NOSSA CIDADE. Ó TRISTE VALENÇA… QUE TUDO DE BOM DURA POUCO… ASSIM ACONTECEU COM PADRE ALMIR E A HISTORIA SE REPETE. COITADO DO PADRE CRISTIVÃO SE NÃO TIVER PUSSO FIRME SERÁ MAIS HUM QUE JOSIVAL INCENTIVARÁ A TRANSFERENCIA. REVOLTANTE….

  9. Souza disse:

    Hipócritas! Transferiram nosso querido padre mas jamais transferirão a nossa fé! A Igreja Católica de Valença está mais uma vez enlutada! Não porque o padre morreu, mas por terem matado a alegria do povo devido as corrupções eclesiásticas. Servem a Deus e ao dinheiro! Servem a falsos deuses, pq não levaram para Curitiba a macumbaria? Pe. Isidro Augusto, será mesmo que vossa mãe está sepultada em Valença para o senhor fazer isso com o povo de Deus? Além da mentira do Hino da cidade Valença: Terra de Paz, deveremos substituir do hino de nossa padroeira, ao invés de SEJA A TERRA ABENÇOADA por Terra amaldiçoada! Políticos e padres que se vendem por dinheiro! Padre que tem dois filhos no pitanga ou no jambeiro e todos sabem e essa peça continua levantando hóstias, de onde vem o pagamento da pensão? E ainda são gêmeos viu povo? Onde foi parar os lustres e os azuleijos portugueses que tiraram a Igreja do Amparo? Onde está o resultado das serestas, das feiras das paróquias? Longe de mim galhos secos! Com certeza será essa a resposta que o Jesus irá dizer, longe de mim malditos! Qual é a obra assistencial da Igreja Católica? Uma pastoral só de roupa e cesta básica? VC SABE QUANTO É UM CASAMENTO NO AMPARO? E a igreja parecendo um presépio! Olhem todos para o forro da matriz que está caindo e pelo lado de fora as costuras do telhado! Uma vergonha! Até a imagem do Coração de Jesus do altar já está de braços abertos fazendo sinal para que paremos de tanta hipocrisia! Pe. CristóvAM NÃO SEJAS MAS UM CARANGUEIJO NESTE MANGUE cheio de elitiistas, políticos, falsos ecumênicos!

  10. ROBSON disse:

    com essa posição prepotente a igreja catolica PERDE cada vez mais , FIEIS como já vem perdendo desde a Reforma Religiosa de Lutero

    É uma pena mesmo

  11. Cavalcante disse:

    Se realmente o Pe. Normando for embora realmente os padres desta congregação saletina estão dando um tiro no pé! São suicidas e os ingênuos que dão dízimo para sustentar os votos de “pobreza”, “castidade” e “obediência” devem estar de olhos abertos para fiscalizar ou abrir uma CPI PAROQUIAL e apurar todos os fatos de bens do povo de Valença que são surrupiados por estes homens que passam por aqui nos garimpando e saem felizes por terem acertado no “baú da felicidade paroquial”. Cadê pelo amor de Deus os azuleijos portugueses do Amparo, os lustres, o dinheiro dos terrenos do Pe. Lino Trezzi, o que é que fazem naquele espaço que é chamado de CEMEP, um verdadeiro elefante branco! Podendo ser uma escola ou um asilo, está lá só alugando, alugando…, alugando… Tomara que esse padre novo que vem faça uma auditoria e um levantamento de dados patrimoniais para ele saber o que recebe para depois não fazer parte deste time da esperteza que louva a Deus e aos bolsos daqueles que ralam dia e noite e domingo vão para aquela missa enfadonha, cheia de indiretas, misturas religiosas e aquele discurso vazio e de palavras chulas. Renova paróquia!

  12. Bel disse:

    Cadê aquela multidão que vai a missa da saúde, pq não se manifestam? Está na hora dos católicos de Valença se manifestarem e repudiarem essa transferência do Pe. Normando quem deveria ir é quem não faz nada! Não tem tempo para Igreja e para ninguém só para os podres políticos! A omissão é um pecado gravíssimo pior do que a corrupção! Como disseram nós só temos que parabenizar o Pe. Izidro pelo péssimo gosto e optar em deixar quem não presta numa terra que dizem os mais velhos que a mãe dele está sepultada. O próprio Pe. Izidro neste mesmo blog para tapiar o povo disse que solucionaria todos os nossos problemas e que tranquilizaria a paróquia e depois deu esta puxada de tapete. Boa forma essa de “amor”, deixar um politiqueiro intelectualista e elitista e levar para bem longe um sacerdote que serve para o povo como esse mesmo se manifestou aqui na enquete. Sr. Peregrini por favor repita a enquete, será que esse padre provincial não está ciente das barbaridades que tem nesta paróquia? Queixas dos fiéis, denúncias no IPAC, dispersão do povo e CRIME pois profanação de sepultura é CRIME! Mexeram nas sepulturas da igreja matriz e do amparo podem lá e verão o piso novo por cima ou alteração nos locais das placas de mármore que foram colocadas em outros locais.

    Capítulo II: Dos Crimes Contra o Respeito aos Mortos

    Art. 209 – Impedir ou perturbar enterro ou cerimônia funerária:

    Pena – detenção, de 1 (um) mês a 1 (um) ano, ou multa.

    Parágrafo único. Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

    Segundo a Exposição de Motivos do Código Penal brasileiro de 1940, os crimes contra o respeito aos mortos têm parentesco próximo co os crimes contra o sentimento religioso, o que justificaria a reunião dessas duas categorias de infrações penais num mesmo Titulo da Parte Especial do Código Penal.

    Esse artigo visa tutelar o sentimento de respeito aos mortos. Protege-se o sentimento de veneração que se tem pelos que já faleceram, como ensina Hungria, “o que a lei penal protege não é a paz dos mortos, mas o sentimento de reverência dos vivos para com eles”.

    Trata-se de crime comum podendo ser praticado por qualquer pessoa. O sujeito passivo é a coletividade, as pessoas da família ou amigos que tinham relação afetiva com o extinto. Trata-se pois, de delito vago, em que se ofende uma coletividade destituída de personalidade jurídica.

    A conduta típica é impossibilitar, paralisar ou perturbar, dificultar o enterro ou a cerimônia fúnebre. O enterro inclui a trasladação do corpo para o local onde vai haver o sepultamento.

    O tipo subjetivo é constituido pelo dolo e pelo elemento subjetivo especial do tipo, representado pelo especial fim implícito, de violar de violar o sentimento de respeito ao morto.

    A consumação do crime ocorre com o efetivo impedimento ou perturbação de enterro ou da cerimônia funerária. È possível a tentativa.

    Há previsão de figura majorante, aumentando a pena em um terço se houver emprego de violência. Se a violência constituir crime me si mesma, haverá soma de penas.

    A ação penal é pública incondicionada.

    Violação de sepultura

    Art. 210 – Violar ou profanar sepultura ou urna funerária:

    Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

    A criminalização das condutas de violar ou profanar sepultura ou urna funerária somente veio a ocorrer em nosso ordenamento jurídico com o surgimento do Código Penal de 1940. O Código Penal de 1890, por sua vez, tratou dessa infração penal como contravenção.

    O bem jurídico tutelado é o sentimento de respeito aos mortos, a exemplo do que ocorre no artigo anterior. Protege-se, igualmente, o sentimento de veneração que se tem pelos que já faleceram. Observa-se que, o bem jurídico tutelado não é a chamada “paz dos mortos”, pois os mortos não são titulares de direito. Magalhães Noronha afirmava que é um direito dos vivos que a lei protege.

    Trata-se de crime comum porque pode ser praticado por qualquer pessoa física, não requerendo nenhum predicado ou condição particular. Não ficam afastados nem mesmo familiares do defunto. O sujeito passivo são os familiares e amigos do morto e mediatamente, a coletividade. Tata-se portanto de crime vago.

    As ações nucleares do tipo estão consubstanciadas nos verbos: violar (devassar, abir, descobrir, destruir, no caso, sepultur ou urna funerária) ou profanar (tratar com desprezo, ultrajar, macular, por exemplo, jogar excrementos sobre a sepultura ou urna funerária, destruir os ornamentos, escrever palavras injuriosas).

    O tipo subjetivo é o dolo presente na mera vontade de praticar a conduta de abir, arrebentar etc. Já no caso de profanação, há opinião no sentido de que se exige o fim específico de faltar com respeito aos mortos, ms é evidente que o agente, ao praticar a conduta, tem consciência de que está profanando a sepultura, devendo responder pelo crime.

    A consumação ocorre com qualquer ato de vandalismo ou profanação sobre a sepultura. Admissível a tentativa (com exceção de ultraje por palavras orais em público).

    Observa-se nesse artigo uma peculiaridade em relação ao concurso de crimes, relacionando a pratica do crime em tela concomitantemente com a pratica de outros crimes, como:

    Violação e profanação (art. 210): Se para pratica do crime de violação de sepultura ou urna funerária forem cometidos também atos de profanação, estes restam absorvidos pela violação. Há, portanto, crime único.
    Violação de sepultura (art. 210) e subtração ou destruição de cadáver (art.211): Há crime único. Na hipótese em que o cadáver se encontra sepultado, a violação de sepultura constitui meio necessário para a pratica do crime-fim, que é a subtração ou destruição de cadáver. Desta forma o primeiro delito (subsidiário) resta absorvido pelo segundo.
    Violação de sepultura (art. 210) e crime de calúnia contra os mortos (art. 138 §2°): se a profanação constituir calúnia contra o morto haverá concurso formal entre os citado crimes.
    Violação de sepultura (art. 210) e furto (155): se o agente violar a sepultura e subtrair objetos que foram enterrados juntos ao corpo do falecido, nesse caso, entendemos que a violação é absorvida pelo furto, uma vez que se trata de meio necessário para a pratica do crime, sendo aplicável o principio da consunção. Entratanto se for praticado vilipêndio, haverá concurso material de delitos, uma vez que para se subtraírem objetos de uma sepultura não é necessário vilipendiar o cadáver.
    A ação penal é pública incondicionada.

    VALENÇA – TERRA DO QUE JÁ TEVE!

  13. Nete disse:

    Cadê o poder público municipal? Vai deixar mudar de pároco sem esclarecer as dúvidas da comunidade? Realmente é tudo farinha do mesmo saco! Como já falaram aqui, o mangue é o mesmo só mudou os carangueijos.

  14. Orador disse:

    Adeus, cinco letras chorando…
    Adeus aos lustres da Igreja do Amparo;
    Adeus aos azulejos portugueses da Igreja do Amparo;
    Adeus aos livros de tombo que durante um bom tempo ninguém escreveu nada;
    Adeus a coroa de prata da Imagem da Conceição da Matriz;
    Adeus ao crucifixo que tinha um rubi da Matriz;
    Adeus, cinco letras chorando…
    Adeus ao piso antigo do Amparo e do sacrário da Matriz;
    Adeus à 1ª sede da Rádio Rio Una FM – Comunitária que funcionava no CEMEP;
    Adeus ao sistema externo de som que funcionava na Matriz;
    Adeus as roupas sacras de época que tinha na Matriz e no Amparo que desapareceram ou foram “recortadas” para fazer cochas de retalho;
    Adeus a réplica da Imagem de NSrª do Amparo que foi paga pela Santa Casa e ninguém nunca viu;
    Adeus, cinco letras chorando…
    Adeus aos terrenos do Pe. Lino Trezzi;
    Adeus a formação de “lideranças” e “formação bíblica”;
    Adeus a “humilde” e acolhedora garagem da casa paroquial, sem carros finos, né?
    Adeus a Gruta que tinha na frente da Matriz e derrubaram para fazer um muro;
    Adeus as inesquecíveis “utréias” e movimentos populares;
    Adeus aos vasos de flores e pinturas angelicais que foram apagadas da Matriz;
    Adeus, cinco letras chorando…
    Adeus a grade que tinha no meio da Matriz que desapareceu misteriosamente;
    Adeus a tolerância religiosa;
    Adeus aos degraus de mármore doados pela CVI do altar mor da Matriz que foi transformado num palco;
    Adeus a sustentabilidade e a conscientização de um povo que não sabe lutar para conservar e preservar os nossos patrimônios históricos para que as futuras gerações possam usufruir e permitem que “santidades” cheguem aqui e acabem com tudo;
    Adeus, as vítimas da paróquia que tiveram suas saúdes ceifadas por não suportarem tais abusos (Uma D. Moçazinha, um Sr. Ivan Batista,…) e os que chegaram até mesmo a falecer;
    Adeus, cinco letras chorando…
    Choram porque sabem que essas feridas doem…
    A dor maior ainda é a omissão daqueles que poderiam fazer alguma coisa, mas compactuam com o erro e com a aculturação da comunidade, gerando choques culturais e instalando o secularismo e o conformismo.
    Será que um dia poderemos alegremente dizer adeus para estes sacerdotes tão rebeldes?

  15. JUSTIÇA disse:

    O dragão não está sossegado, como antes, especialmente hoje, ele está intensificando a sua perseguição ao rebanho; está agindo de todas as formas, isto é, usando de todos os meios, para mutilar, de uma vez por todas o trabalho de Cristo e de sua Igreja. Justifica-se estas colocações, considerando-se as narrações de São João no Apocalipse, que foram feitas para uma época, mas que tem repercussão nos dias atuais, uma vez que os governos mundiais não mudaram seus pensamentos para a criação de um mundo ideal como nos ensina Jesus Cristo. Eles sim, apenas apresentaram novos rótulos ou maquiagens referentes ao amor e a partilha dos bens. Debaixo destas máscaras e dos planos apresentados ao povo eles escondem os seus objetivos entre muitos continuar a oferecer o pão e o circo à humanidade. Então tudo o que satisfizer a perseguição dos seus objetivos e finalidades será considerado válido seduzir a massa, com a propaganda enganosa, ao juntar-se até com os bem intencionados, que atraídos pelas suas propostas sedutoras de vantagens materiais, sociais, políticas e outras, que fazem qualquer ser humano ceder à as vis tentações, ou coisas parecidas que os levam à a vulnerabilidade e o fazem esquecido da vocação a que fora chamado. Torna-se portanto pela sua vulnerabilidade um ser contrário a sua origem maior, Jesus Cristo. Assim o foi em Jerusalém, os sacerdotes que se juntaram aos imperadores romanos para troca de interesses, pagando impostos aos dominadores, vivendo do exclusivismo do judaísmo, enquanto deixavam ao léu o povo com seus direitos, ao ponto de aceitarem a trama e o jogo contra Jesus, a isto chamamos de corrupção, coloio, vulnerabilidade e tudo mais o que podemos chamar de submissão, aceitação, acomodação, ou falta de determinação de um povo que em vez de mostrar a face do Deus de Abraão, preferiu entregar as preciosidades da fé e dos direitos ao inimigo que lhe ofertou as facilidades. Resumindo, a mentira em troca da verdade; o domínio de uma cultura pagã com seus deuses criados e infestados de mentiras aos quais eram sacrificados vidas humanas e de animais e, em torno de tudo isso eram elaboradas leis interesseiras, tudo com a finalidade de manipular o povo que enganado, aceitava as determinações e, em troca, satisfatoriamente, defendia os status das classes altas e, mesmo miseravelmente, enchia com suas contribuições os cofres de um Estado que nababescamente ostentava riquezas, poder e orgias nos seus palácios, senão nos seus próprios reinos.

  16. valeria vasquies disse:

    E vcs não sabem e as imagens da igreja do amparo que aos poucos sumiram depois que %$@@@#$ da vila operária entrou para a comissao a igreja fikou com a cara de michael jeackson pois cada hora ele inventa uma arte. Quero saber onde estão os cruxifixos de marfim do amparo? a imagem de nossa senhora da conceição e santa efigencia? Na minha casa não tá e na sua? o que será que fizeram? la tambem retiraram todas as cepulturas dos mortos dos lugares

  17. Observatório disse:

    PROFECIA X IDOLATRIA

    Recentemente o Papa Bento XVI, fez uma observação que, se não fosse tremendamente real seria cômica: existe muito carreirismo na Igreja…Não seria inteligente (nem prudente) comentar a afirmação do Papa, principalmente ele, teólogo Joseph Ratzinger, que por muitos e muitos anos ascendeu a todos os postos na hierarquia da Igreja, chegando onde chegou e cujos últimos trinta anos (antes da eleição papal) viveu em Roma , trabalhando na Cúria Romana…
    Permito-me neste pobre comentário refletir um pouco sobre esse “fenômeno” (o carreirismo eclesiástico), à luz da Primeira Carta de S. Paulo aos Coríntios: “Na Igreja Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro os mestres…” (12,28).Ora, para que servem os Apóstolos, senão para governar, os profetas para alertá-los de possíveis e naturais equívocos que estes cometam ao longo da caminhada e, os mestres, senão para ensinar, clarificando a doutrina recebida do Senhor?
    Isto é simples, é elementar!
    Entretanto, o que foi que ocorreu nas últimas décadas na nossa Igreja, senão a falta da profecia e do magistério teológico? Silenciaram, covardemente, os profetas; eliminaram da maneira mais estúpida os mestres… o que restou? Restaram os disseminadores de discórdias e babaquices numa brutal infantilização do episcopado e do presbiterado de modo que, na ausência de profetas, de mestres, de lideranças vigorosas brotaram, como cogumelos após a chuva, uma horda de puxa-sacos, idólatras, carreiristas, papólatras, mariólatras e assemelhados.
    Meus amigos, católicos conscientes e cristãos observadores da história, a nossa Igreja passa por uma grande provação, pois sabemos que quando a profecia fenece a idolatria florece e o carreirismo é uma vil expressão dessa idolatria.
    Artigo do Pe. Luiz Rodigues

  18. REFLEXÃO disse:

    Na sociedade atual, hedonista e secularizada, a figura do Padre é objeto de muita discussão, inclusive através da mídia. Freqüentemente, pessoas que pouco entendem do assunto, se permitem a audácia, talvez até com boa intenção, de dar sugestões sobre como deveria ser o sacerdócio católico. O Presbítero, habitualmente chamado pelo povo de Padre, possui o segundo grau do Sacramento da Ordem. Portanto, é Sacerdote, assim como o Bispo, que tem a plenitude deste Sacramento. Nesta reflexão, vamos considerar algumas razões para ser Padre, isto é, participante do Sacerdócio de Jesus Cristo, hoje e sempre.
    Primeiramente, é preciso compreender que o Padre foi chamado por Deus. Não é uma vocação que alguém escolhe, porque se julga apto para tal, ou porque acha interessante. A escolha é de Deus, e o seu chamado não se discute. Por isso, o sacerdócio é um privilégio, imerecido. Quando da eleição dos Apóstolos, e também dos discípulos, Jesus passou a noite em oração. Pela manhã, Ele escolheu os que queria para o seu grupo, com os quais fundou a sua Igreja, que subsistirá até o fim dos tempos – a Igreja Católica Apostólica Romana.
    O Padre é homem de Deus. Esta é sua característica fundamental. Tudo que se queira acrescentar à sua figura, são detalhes acidentais. Jesus, aos 12 anos, afirmou: “Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” (Lc 2,49). Tal é a realidade mais profunda do Padre – as coisas do Pai. Isto não impede que seja uma pessoa politizada e comprometida com a realidade que o cerca. Não se trata de fazer política partidária, que não compete ao ministro ordenado, mas da orientação ao seu rebanho para a prática da cidadania e um posicionamento segundo a moral cristã, sempre tendo em vista o bem comum.
    Apesar do secularismo, a que já aludimos, o homem hodierno busca, sequiosamente, o rosto de Cristo. Por isso, o Padre é chamado a ser re+presentante do próprio Senhor: ele O torna novamente presente. E quanto mais transparente e mais perfeita for essa presença, melhor responderá às indagações dos que a procuram. Nosso pranteado Papa João Paulo II nos exortava a contemplar o rosto de Cristo, para revelá-lo aos outros. Chegou a dizer que os Padres são o “Coração de Jesus” – expressão forte, que significa o amor de Jesus, divino e humano, que o Padre deve transparecer, através da missão que exerce. O povo quer ver, tocar, perceber, ouvir o Cristo na pessoa do Padre. Por isso, a palavra do Padre não é dele mesmo, mas é a Palavra de Deus. O toque sacramental do Padre não é um toque meramente humano, mas ultrapassa esta dimensão e penetra no divino, do qual o sacerdócio é, de fato, mediação.
    Esta configuração ao Cristo tem profundas raízes teológicas, que atestam a exclusividade do sacerdócio para os varões, como participação no único e eterno sacerdócio do próprio Cristo. Jesus não escolheu nem sua própria Mãe Santíssima, para compor o grupo daqueles que seriam a base apostólica da sua Igreja. Mas não é nosso propósito discutir este assunto, no presente texto. Apenas confirmamos a posição da Igreja, em nome de quem o Papa João Paulo II falou, quando expôs, claramente, seu ensinamento a este respeito.
    Ainda segundo o saudoso Papa, na sua Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis – “Dar-vos-ei Pastores segundo o meu Coração” (Jr 3,15), de 25 de março de 1992, o Padre tem que possuir 5 qualidades essenciais:
    1° Ser homem, física e psicologicamente, sadio.
    2° Ser pessoa de oração, portanto piedoso. Pietas, em latim, significa um devotamento filial aos pais. O Padre deve ter um afeto filial, carinhoso para com Deus, nosso Pai, e é a partir desse modelo, que ele vai buscar a delicadeza paterna, e materna, que demonstrará na sua experiência humana de diálogo com o mundo de hoje, homens e mulheres do nosso tempo.
    3° Ser uma pessoa culta. A formação intelectual de um Padre exige um mínimo de 7 anos de estudos universitários, incluindo as Faculdades de Filosofia e de Teologia, além da comprovada competência pastoral.
    4° Ser um verdadeiro pastor. Deve conhecer os problemas que se abatem sobre a humanidade, para dar a resposta pastoral necessária, dentro de uma visão eclesial coerente.
    5° Ser um elemento de equipe, que saiba viver em comunidade e para a comunidade. Que nunca trabalhe só, a não ser nas coisas do trato direto com Deus. Tudo o mais seja feito em conjunto com a comunidade a que ele serve. Isto exige afabilidade, equilíbrio e capacidade de diálogo.
    Como seguidores de Cristo, os Apóstolos tiveram que deixar tudo: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim” (Mt 10,37). Trata-se da doação integral da pessoa e da sua capacidade de amar, para que Cristo dela disponha em favor dos mais necessitados: os pobres, os pecadores, os que sofrem de múltiplas carências, os que nos procuram para aconselhamento. Para estar disponível a tudo isto, permanentemente, é preciso ter um amor exclusivo. São Paulo diz, claramente: “O solteiro cuida das coisas que são do Senhor, de como agradar ao Senhor. O casado preocupa-se com as coisas do mundo, procurando agradar à sua esposa” (1Cor 7,32-33). Portanto, tem um coração dividido.
    O Padre não pode viver assim. O seu amor, as suas energias, a sua competência, tudo deve estar a serviço das ovelhas do seu rebanho. Por isso, a Igreja, desde os primórdios, introduziu o celibato, seguindo a exigência que Jesus fez aos Apóstolos sobre deixar tudo. Apesar do que afirmam as críticas apressadas a esta norma antiqüíssima, o celibato sacerdotal não é a causa de eventuais problemas afetivos.
    O Pontifício Conselho para a Família tem afirmado, muitas vezes, que se encontram na família os maiores problemas da atualidade, sob qualquer ponto de vista: pastoral, social, cultural. Não adianta querer resolver uma suposta carência afetiva na vida do Padre, apelando para o Matrimônio, como se fosse a solução mágica. Na vida a dois também há solidões. E muitas. Talvez, até, mais dolorosas do que no celibato. Os psicólogos estão aí para comprová-lo. A doação integral do amor faz parte da condição existencial do Padre. Sendo uma vocação, é a única capaz de realizá-lo como pessoa. Quem não for capaz disto, por um compromisso total, irrestrito e perpétuo, não é chamado para o sacerdócio, segundo a vivência da Igreja Latina, Ocidental.
    Rezemos para que Deus nos dê sempre bons e santos Padres, segundo o seu Coração: “A promessa do Senhor suscita no coração da Igreja a oração, a súplica ardente e confiante no amor do Pai de que, tal como mandou Jesus o Bom Pastor, os Apóstolos, os seus sucessores, e uma multidão inumerável de presbíteros, assim continue a manifestar aos homens de hoje a sua fidelidade e a sua bondade” (Pastores Dabo Vobis, n°82).

  19. CONVOCAÇÂO disse:

    No dia 18/02, às 19h é a Última missa na Matriz com a bênção da saúde vamos nos despedir com dignidade do Pe. Normando Nogueira e rezar para que o novo pároco que chegou não dê continuidade a obra destrutiva que se instalou durante anos na paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Valença. Não comungue de partidarismo político, misturas religiosas, opção pelas madames e elite valenciana.

  20. Indignação disse:

    Acho que todo mundo deveria prestar uma homenagem nesta missa do dia 18/02 a freira que chamam de Irmã Catarina, que mora numa casa humilde, naquela rua que vai para o amparo e é igualzinha a irmã dulce, um doce de pessoa. Caridosa, solícita, sempre disponível, atenciosa, dedicada, cheia de simplicidade e sabedoria. Visita os doentes, tem profundo respeito pelas devoções e manifestações populares. Um liturgista de primeira. Ela foi uma pessoa fundamental para que essa missa de despedida acontecesse segundo os bastidores da Diocese de Amargosa, pois enviou uma cartinha para o Sr. Bispo para acabar a missa da saúde e em seguida juntamente com o grupinho de extermínio que se reuniram secretamente por aquelas bandas na casa da mulher dos cadeirões grandes e da falsidade encarnada para criar situações e manipular o superior provincial. Olhe que esta irmãzinha é CIDADÃ VALENCIANA, agora o que ela fez ou faz ou deixe de fazer ninguém sabe de nada! Será que ela vai para esta missa de despedida dar risada de canto de boca de nossa cara? Vamos aguardar para ver!

  21. UtOpia disse:

    Havia no alto de uma montanha três árvores. Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros. A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar reis e rainhas. A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto que as pessoas ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, as árvores cresceram. Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três. A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno. A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias. A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito. Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos. Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido naquele cocho. De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco. E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!! E, imediatamente, as águas se acalmaram. E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra. Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz. O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE !!! Não importa o tamanho dos sonhos que você tenha, sonhe muito e sempre. Mesmo que seus sonhos não se realizem exatamente como você desejou, saiba que eles se concretizarão da maneira que Deus entendeu ser a melhor para você. “Uma nuvem não sabe por que se move em tal direção e em tal velocidade. Sente apenas um impulso que a conduz para esta ou aquela direção. Mas o céu sabe os motivos e os desenhos por trás de todas as nuvens, e você também saberá, quando se erguer o suficiente para ver além dos horizontes.”

  22. De bem com a vida disse:

    Já estão fabricando IRMÃ DULCE TRANSGÊNICA é?

  23. Verdade disse:

    Agora está tudo explicado! Por isso que o Bispo chamou o padre Normando para conversar e até o bispo apoiou a missa da saúde. Não vejo a hora de ir para a missa de despedida e ver aquelas notas de R$ 3,00 sentadas nos bancos ou tentando mostrar simpatia e carisma para ofuscar o brilho dos corações sinceros e fiéis a fé que testemunham!

  24. ESTER disse:

    Nos despeçamos do Pe. Normando no dia 18/02/2013, demonstrando o nosso carinho e gratidão, pelos intensos dias em que nos fez reavivar a fé em Cristo, com suas Missas da Saúde e da Juventude.

    Infelizmente o seu carisma, a sua simplicidade, que fizeram atrair novamente, fies de todas as classes sociais, como irmãos e iguais, despertou a inveja daqueles que almejam ver as portas de nossa Igreja abertas, sobretudo, à elite social e política do Município de Valença.

    Era sabido por todos que ele não permaneceria na paróquia para sempre, visto que, é um Missionário, um servo de DEUS, que será conduzido pelos caminho que o Senhor determinar. Muitos, assim como eu, gostaríamos que ele ficasse um pouco mais, contudo, os hipócritas, os lobos vestidos de cordeiro, que fazem parte dessa mesma Igreja, logram em afastá-lo de nossa paróquia, mas não ofuscaram o seu brilho.

    Sentiremos saudades!!!

    Que o Divino Espírito Santo, ilumine a sua caminhada!

  25. amigo de irmã CATARINA disse:

    A JUSTIÇA DE DEUS COMEÇA A AGIR EM VALENÇA. DEUS enviou o TRIGO O PADRE NORMANDO para outro ESTADO, pois lá estavam necessitando deste BOM PASTOR. DEUS é FIEL- E LÁ SE VAI O TRIGO a IRMÃ CATARINA, vai em BOM TEMPO e segue com DEUS e vê se extrai as MALDADES DE TUA VIDA só ASSIM dará SOSEGO AS DEMAIS VIDAS. uma pergunta: SERÁ QUE A IRMÃ CATARINA LEVARÁ COM ELA A SUA ALMA GEMEA A TAL DA SHIRLEY SENA? Leva que pelo menos a nossa IGREJA terá PAZ. Ainda falta mais, aguardem o TRABALHAR DE DEUS. DEUS TIROU O TRIGO mais LÁ SE VAI O JÓIO a IRMÃ CATARINA. O QUE FOI MESMO QUE A IRMÃ PLANTOU EM VALENÇA??? Hum, só MALDADES contra o Nosso QUERIDO PADRE NORMANDO. Sou teu Amigo vir CATARINA e imagine só se não fosse;

  26. amigo de irmã CATARINA disse:

    A JUSTIÇA DE DEUS COMEÇA A AGIR EM VALENÇA. DEUS enviou o TRIGO O PADRE NORMANDO para outro ESTADO, pois lá estavam necessitando deste BOM PASTOR. DEUS é FIEL- E LÁ SE VAI a parte ruim a IRMÃ CATARINA, vai em BOM TEMPO e segue com DEUS e vê se extrai as MALDADES DE TUA VIDA só ASSIM dará SOSEGO AS DEMAIS VIDAS. uma pergunta: SERÁ QUE A IRMÃ CATARINA LEVARÁ COM ELA A SUA ALMA GEMEA A TAL DA SHIRLEY SENA? Leva que pelo menos a nossa IGREJA terá PAZ. Ainda falta mais, aguardem o TRABALHAR DE DEUS. DEUS TIROU O TRIGO mais LÁ SE VAI O JÓIO a IRMÃ CATARINA. O QUE FOI MESMO QUE A IRMÃ PLANTOU EM VALENÇA??? Hum, só MALDADES contra o Nosso QUERIDO PADRE NORMANDO. Sou teu Amigo vir CATARINA e imagine só se não fosse;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *