A RENOVAÇÃO DA FÉ PERANTE A MISSA DE SEGUNDA FEIRA NA IGREJA MATRIZ VALENÇA-BA

Por Prof. Francisco Neto

Amigo Pelé e demais companheiros

Estive na Missa de segunda feira 26/11 e fiquei abismado com a quantidade de fiés que lotava a igreja matriz em pleno inicio de semana. Todos estavam muito felizes e interagindo uns com os outros. A fé era expressa em orações e ao mesmo tempo em demonstração de confiança no Padre Normando que com um grande poder de comunicação, Religiosidade e interação com os fies comandava o louvor ao Sagrado Coração de Jesus.

Senti não só a minha fé e forças renovadas, mas a de todos que alí estavam ouvindo, cantando e sentindo a emoção transmitida pelo culto ministrado pelo citado pároco. Como diria minhas avós que eram beatas católicas, “A palavra de Deus saia pela boca do Padre Normando". É disso também que o povo de Valença precisa, alimentar a alma e revigorar suas forças buscando na Santa Madre Igreja o conforto para poder enfrentar as dificuldades do nosso dia a dia.

Precisava ver a grande fila que se formou para comungar (Receber a hóstia), receber o óleo ungido/Bento e ser molhado pelas águas salpicadas pelo Pe. Normando, que representava a catarse da alma e das impurezas e doenças terrenas. Ponto alto da Missa foi quando as luzes internas da igreja Matriz foram apagadas e todos de joelhos elevando seus pensamentos ao Senhor silenciaram a catedral. Foi muito lindo e revigorante!

“Mais os que esperam
no senhor
Renovarão as suas forças

subirão com asas, como águias
correrão e não se cansarão
caminharão e não se fatigarão.”

Isaías 40,31

Está de parabéns ao Padre Normando por sua coragem de inovar na modalidade de transmitir os ensinamentos de Cristo e a Fé em Deus, fazendo uma nova exegese da pedagogia Religiosa. Quem disse que a missa tem que ser chata? Laça? Com cânticos enfadonhos? A missa pode e deve sim ser revigorante e atual, chamando para seu seio, não só os mais vividos, mas também os jovens e adultos que esperam ouvir na igreja uma palavra de incentivo, bebido nas Escrituras Sagradas, algo de atual, alegre, entusiasmante com grande poder para renovar as forças de nossos fiéis como está acontecendo às segundas-feiras.

O nosso povo precisa cada vez mais de amparo Religioso seja de qual denominação religiosa for. Por isso quando pensamos que já conhecemos algo e aquilo se torna cotidiano ou aparentemente desinteressante, vem Deus a faz nova, aquilo que antes tínhamos como velho. A nossa Missa Renovou no Senhor

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. (Apocalipse 21:5)”

Então vamos fazer nova a antiga fé, a nossa igreja e nossos sonhos ! E vamos a Missa/Culto!

Abraços fraternos

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Estela disse:

    Estou acompanhando essas besteiras de vocês… “gente provinciana”.

    UM CEGO NÃO PODE GUIAR OUTRO CEGO
    “Você já reparou como nós somos especialistas em apontar os seus erros como se fôssemos perfeitos? Todos fazem uma cara de quem sabe tudo, de quem é perfeito de quem nunca cometeu nenhum errinho…
    Ontem uma frase ficou em meu pensamento e partindo dela iniciaremos nosso comentário: “(…) Cair é duro, mas é mais complicado olhar nos olhos das pessoas e ver os julgamentos se naquela hora gostaríamos de ver uma mão amiga pra ajudar a levantar”.

    Existem duas situações:
    A CRÍTICA PERVERSA…
    Vamos refazer a pergunta, mas de outra forma: A quem dei o direito de corrigir meus atos?
    Jesus era cercado e ouvido por pessoas que queriam a qualquer custo pô-lo em contradição com a lei, por isso sermões que condenavam o gesto hipócrita vivido pelos que seguiam a lei conforme a sua vontade. Sim a SUA VONTADE.
    Conseguiam ver “erros” do tamanho de grãos de mostarda no vizinho e esquecer o elefante que sentava sobre suas costas…
    Precisamos exercer e entender que somos seres sociais e sendo assim vivemos entre as pessoas. Somos regidos por regras sociais legais e de convívio social. Isso faz parte de estar em meio a outras pessoas. Já que não morarei em uma caverna, ou numa ilha deserta ou apenas sozinho, preciso me adequar a conviver com as diferenças a que seremos impostos.
    Precisamos de gente que nos oriente, nos sugira, nos ofereça uma alternativa sadia e não alguém que decrete sobre minha vida apenas por não gostar de mim, ou por inveja ou outro motivo torpe.
    Vemos a todo instante pessoas que se apegam aos erros dos outros se esquecendo dos acertos que também ocorrem; pessoas que não se resolvem consigo mesmo, mas conseguem descrever o que acontece com a vida do outro; pessoas que não conseguem ser algo e se realizam tentando não deixar que ninguém seja; pessoas que muitas vezes precisam é rever sua própria vida.
    “(…) Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês”. (Lucas 6, 37-38)

    SUGESTÃO VERDADEIRA…
    Não somente no tempo de Cristo, mas hoje também. Quem nunca errou? Quem não gostaria de ter um ombro amigo após uma queda? Quem não gostaria de ter um (a) amigo (a) em quem pudesse dar o devido direito a lhe ajudar a crescer, sugerindo-lhe, aconselhando-lhe e até mesmo sendo duro consigo? Mas para que isso me aconteça é preciso também amadurecer para receber essa informação. De fato não estamos acostumados com os elogios ou correções sinceras, mas as poucas que recebemos devem ser acolhidas.
    “(…) até chegarmos, todos juntos, à unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus, ao estado de adultos, à estatura do Cristo em sua plenitude. Então, não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos outros e por eles, com astúcia, induzidos ao erro. Ao contrário, vivendo segundo a verdade, no amor, cresceremos sob todos os aspectos em relação a Cristo, que é a cabeça”. (Efésios 4, 13-15)
    Difícil sabermos o que é verdadeiro e o que é maldade humana, mas não podemos desistir de acreditar na conversão do ser humano.
    Parece que esse rito também não é bem visto pela Igreja Católica Apostólica Romana. “receber o óleo ungido/Bento e ser molhado pelas águas salpicadas” parece mais com outras placas de “igrejas por ai”… rsrsr. Eu tenho vergonha de saber que vocês se dizem católicos. Hipócritas…

    APROVEITEM ESSE ESPAÇO PARA FALAR DE JESUS CRISTO. ACREDITO QUE ESSE PADRE É MAIS FAMOS DO QUE O PRÓPRIO JESUS… . EU ESPERO QUE ELE NUNCA “CAIA” NA BOCA DE VOCÊS… DEUS AJUDE AQUE VOCeS SEJAM SEMPRE AMIGOS DESTE PADRE E QUE NUNCA PUBLIQUEM AQUI OS LIMITES DELE…

  2. Jorge disse:

    Jesus não está com ciúme do Pe. Normando, pelo contrário está vivo e ressuscitado no céu olhando para todos nós, para os ricos e para os pobres, para os doentes e os sãos. Acredito que as pessoas que estão se manifestando a favor desse padre normando, estão pedindo penas que ele permaneça já que é uma árvore que está dando bons frutos. O prof. Francisco Neto talvez desconheça o significado de algumas palavras: catedral (sede da diocese onde o bispo fica), missa/culto – toda missa é uma ação de graças, um culto à Deus, missa renovada – não é a missa que deve se renovar, mas as pessoas. Mas tem todo direito de expor o seu ponto de vista e transmitir o que ele vivenciou. Com certeza ele alcançou o seu objetivo, foi como várias pessoas para missa cansado, cheio de preocupações e dúvidas e retornou mais leve, com fé renovada e transbordante de entusiasmo. Se na segunda-feira tem 700 pessoas é porque são fanáticas? Não estão se sentindo bem e gostam de ir. Melhor do que estarem em casa assistindo novelas e frustradas com medo de sair por causa da violência. Vão e retornam mais felizes! Jesus se alegra com aqueles que se alegram com ele. Longe de nós o pessimismo e mentes vazias, ou como o pároco chama espíritos de porco! Somos sal da terra e luz do mundo e o Pe. Normando assumi um papel fundamental para que as nossas luzes continuem brilhando dia-a-dia; pq somente ele celebra missa no amparo? pq somente ele conhece o nome de todo mundo? pq ele é um sacerdote especial e não podemos deixar antes do seu tempo ser concluído perdermos este presente que a congregação saletina nos enviou.

  3. Jair disse:

    É muito engraçado D.Estela você é que se está intitulando dona da verdade, estamos falando de fé e também de Cristo, mas tambem de liberdade de opinião e de escolah. Não é o óleo ou a Agua usada da missa,pois outras religiões também a usam simbolicamente ,mas o sentimento de integração social e solidariedade que todos sentem quando lá estão.E isso é humano, as vezes nos damos bem com uma pessoa e as vezes com outras e isso acontece em todo lugar e em qualquer área,até mesmo na Religião. Sou contra também crucificar,falar mal e difamar qualquer pessoa, mas cada um responde pelo que faz perante a Deus.

    Quando você fala “…parece mais com outras placas de “igrejas por ai”… rsrsr”, mostra bem o sua face preconceituosa para com outras praticas religiosas.Estamos no século XXI e isso hoje é incabível.Não jugueis tambem para não que não sejas julgada…isso serve também para você.Lembre-se disso.

  4. Prezado amigo Jorge

    Me referi no texto a palavra “missa/culto”, com o intuito de não ser Etnocêntrico,e fazer-me entender não só pela dominação Católica, mas sim por todas as demais que acessam o Blog do Pelegrini, pois a revigoração de forças e renovação de fé, acontece não só na Igreja Católica, mas também em outras Religiões como Evangelicas, Camdoblé, Islâmica,Budista e outras que usam vocabulários diferentes para expressar sinonimos da religião católica.

    Abraços a todos.

  5. PABLO ALEX disse:

    VC ESTÁ CERTÍSSIMO PROF. FRANCISCO NETO , PENA QUE TEM ” PESSOAS” FICAM CEGAS QUANDO SE TOCA NESSE ASSUNTO !!!!

  6. Jorge disse:

    Desculpe-me Prof. Francisco, foi um erro meu de interpretação.

  7. Maria Santos disse:

    O prof.Francisco Neto está certo temos que dar os parabéns ao padre normando porque ele esta fazendo o que muitos não fez.Sua missa é alegre, impolgante e chama multidões

    os nossos jovens precisa justamente é ouvir a palavra de deus e lá na missa de segunda o que mais tinha eram jovens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *