Segurança pública ser obrigação do estado é uma desculpa

Por Slot

A alegação de que a segurança pública é dever do governo estadual, soa como desculpa e um atestado de incompetência e inércia, o tema foi debatido e alardeado em comícios e palanques. O diálogo e parceria dos representantes do executivo municipal e estadual é o que pode ser a diferença entre a vida e a morte de valencianos. Valencianos estão morrendo, não importa os eventos que os levaram a esse fim e sim a busca de soluções para que os bandidos saibam que após o crime sempre vem o castigo e nunca a impunidade, a solução é a mostra de que a cidade não está abandonada e à mercê da lei do tráfico. A venda de drogas sempre vai existir mas demonstrações de poder dos traficantes e violência jamais devem ser toleradas. Acredito na vontade da nova prefeita, mas dúvido da sua influencia e força política para reversão desse quadro e temo pelos próximos quatro anos em nossa cidade.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Pesquisando no site do Senado sobre a responsabilidade dos governos, encontrei o seguinte:

    A responsabilidade dos governos

    Para avaliar melhor as propostas e promessas dos candidatos, é importante conhecer o sistema de segurança pública e as responsabilidades dos governos federal, estadual e municipal

    Governo federal

    Responsável por elaborar e implantar estratégias e metas a serem alcançadas, e por criar os programas de prevenção e controle da violência e criminalidade. Deve também elaborar propostas de leis sobre a questão, promover a integração dos órgãos e instituições de todo o país que tratam de segurança pública, combater o narcotráfico, o contrabando, a lavagem de dinheiro e a corrupção, e construir e cuidar das prisões federais.

    Para auxiliá-lo na tarefa, conta com três forças policiais, subordinadas ao Ministério da Justiça: a Polícia Federal – apura os crimes contra a ordem política e social ou que prejudiquem a União, os que tenham repercussão interestadual ou internacional ou ainda que exijam repressão uniforme, e fiscaliza portos, aeroportos e fronteiras; a Polícia Rodoviária Federal – responsável pelo patrulhamento das rodovias federais; e a Polícia Ferroviária Federal, que patrulha as ferrovias federais.

    Governo dos estados e do Distrito Federal

    A responsabilidade principal pela segurança pública cabe aos governos estaduais. São eles os executores das ações de segurança, além de construírem e cuidarem das prisões estaduais. Para isso contam com a Polícia Militar – que faz o policiamento ostensivo e preventivo e a manutenção da ordem pública; a Polícia Civil, que busca obter provas materiais e identificar os autores dos crimes para que eles sejam denunciados à Justiça; e o Corpo de Bombeiros Militar – força encarregada de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, e de ações de defesa civil.

    Prefeitura – Embora a Constituição não atribua ao município a função de zelar pela segurança pública, as prefeituras têm o dever de colaborar por meio do planejamento urbano, do combate ao uso indevido do solo, da oferta de serviços públicos como escolas, áreas de lazer e esportes, iluminação, asfalto, etc., e de programas sociais que desestimulem a violência. Cabe às cidades evitar o surgimento de espaços que, pela ausência do poder público, sejam dominados por organizações criminosas e de difícil acesso às forças policiais. Algumas prefeituras instituíram a Guarda Municipal, prevista na Constituição, com atribuição exclusiva de proteger bens, serviços e instalações dos municípios.

    Para que esse sistema funcione, é preciso cooperação e integração entre os governos, acima de divergências políticas. A população também tem que se engajar nesse esforço, que não pode ser usado apenas como argumento de campanha eleitoral.

    FONTE: http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/cidadania/Seguranca_P/not02.htm

  2. sergio sampaio disse:

    SEJA LÁ DE QUEM FOR A RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA PÚBLICA .TODOS NÓS SABEMOS QUE É UM DEVER DO ESTADO.HOJE FESTIVAL DE ROUBOS A BANCOS E CAIXAS ELETRONICO ..VIVA A BAHIA DE TODOS NÓS!!!!

  3. sergio sampaio disse:

    Marcos Valerio faz novas acusações de Lula e Palloci!! que legal…muito bom.materia no Bahia Noticias.

  1. julho 12, 2013

    […] a matéria: Click ↓. Segurança pública ser obrigação do estado é uma desculpa por Pelegrini em outubro 31, […]

  2. agosto 3, 2013

    […] a matéria: Click ↓. Segurança pública ser obrigação do estado é uma desculpa por Pelegrini em outubro 31, […]

  3. abril 7, 2014

    […] ou “Direitos dos Bandidos”. O povo pergunta: por quê? Veja a matéria: Click ↓. Segurança pública ser obrigação do estado é uma desculpa por Pelegrini em outubro 31, […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *