Proibida cobrança para entrada em Morro de São Paulo

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) determinou o fim da cobrança da Taxa de Turismo de R$ 12 para entrada em Morro de São Paulo, Cairu, no Baixo Sul do estado. De acordo com o TJ, a cobrança é inconstitucional. “Se couber, vamos recorrer. A constitucionalidade está nos serviços que prestamos ao turista, que envolve receptivo, mapa da cidade, guias bilíngues”, defende o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles. A lei que instituiu a cobrança é de 2006, chegou a ser suspensa no início do segundo semestre do ano passado, mas voltou a valer em janeiro deste ano após reformulação. (CORREIO)

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. ECN disse:

    “Se couber, vamos recorrer. A constitucionalidade está nos serviços que prestamos ao turista, que envolve receptivo, mapa da cidade, guias bilíngues”. Desde quando algum serviço no Morro não é pago? Guias inclusos na taxa? Mapas? Receptivo? ah! aquele com um monte de carregadores xingando e brigando na frente do turista.

  2. pelegrini disse:

    Concordo com você, ECN.

  3. Caros amigos

    Sempre fui contra esta taxa cobrada para entrada no Morro de S.Paulo.No ano passado trouxe cerca de 30 alunos de do curso de Pedagogia de Jaguaquara do ieste para uma aula de Historia da Educação-Historia Local e ao chegar no M.S.Paulo fomos barrados com a exigencia do pagamento desta taxa que nao é barata, expliquei que tal visita era para fins educacionais e que eu era professor da faculdade e nativo da ilha de Cairu,nascido na Gamboa e estavamos promovendo o turismo Educacional,mas não teve jeito, ou os alunos pagavam ou não entravam no Morro S.Paulo.Isso me deixou muito constrangido, pois além de está impendindo o direito constitucional de Ir e vIR e Permanecer,ainda espantam e impedem pessoas que conhecer o local e la deixar divisas com hospedagem,alimentação ou simplesmente com a compra de uma agua ou um sanduwiche.

    E todos os alunos tiveram uma impressão ruim do M.SP pois o valor pago não foi revertido em nada para os visitates e tambem esse valor para uma pessoa só ,ainda passa,mas a familia que vem com 4 ou 5 membros da familia ,fica pesado

    Imagine se essa moda pega e começam a cobrar para entrar na gamboa, no Guaibim, Pratigi,Garcez e demais pontos praieiros de nossa região

    Acredito que O TJ-BA foi muito feliz em considerar inconstitucional a cobrança desta taxa que nada ajudava no turismo de nossa região

    Abraço a todos

  4. P r. Josafá Souza Costa disse:

    O TJ já interviu tarde demais, pois, a cobrança injusta vem sendo feito desde 2006 conforme informe acima, sendo que a Consitituição diz que todos têm o direito de “ir e vir”, fato desrespeitado pelas autoridades do único município brasileiro que é numa Ilha. O simples fato de ser numa ilha, já torna refém aqueles que alí recorrem como um santuário de lazer, pois tole o turista visitante da sua liberdade constitucional; outro fato é que a cobrança é feita exatamente quando o turista vai deixando a localidade, sendo esta uma forma de constrangimento, pois, o indivíduo desavisado da tal cobrança, deixou alí seu dinheiro, gasto com tudo que ele consumiu, e agora vê outra face desta Paraíso, que antes o tratava com um WELCOME (Bem Vindo); agora no entanto, com um IDE MALDITO, claro, depois de pagar pra sair.
    Onde fica o direito do povo de circular livremente? Para onde vão os recursos deixados pelos visitantes e turistas que gastam tanto aí, e, por que cobrar mais se o governo estadual e federal já investem aí?
    No meu entender, é ganância pura, além de ser uma forma de lesar os visitantes, especialmente nós de Valença, confundidos pretensiosamente como turistas! E olha que o Porto de embarque pra se chegar até aí, fica aqui em Valença, o hospital também, a rodoviária também, o aeroporto também, os supermercados também, as oficinas também, as marinas também, os estacionamentos também, a companhia de polícia também, fora os bancos e outras coisas. Quer saber mais? Tudo fica aqui, só a grana que fica aí.
    Tá mais para Paraíso Fiscal do que para Paraíso de Lazer.
    A infraestrutura que hoje passou a ter o Morro e Cairu é fruto dos investimentos dos governos que cobram de nós os impostos.
    Chega de cobrança de taxa!

  5. MORADOR DO MORRO disse:

    KKKKKKKKKKK, ACABOU A MAMATA DO SECRETARIO, QUE ESBANJAVA DIN DIN,OS FUNCIONARIOS DA SECRETARIA ESTAVAM ALMOÇANDO EM RESTAURANTE E CURTINDO LANCHA RAPIDA. TOMARA QUE O PROXIMO GESTOR OBSERVE QUE NA SECRETARIA SO TRABALHAR PARENTE DO SECRETARIO, AQUI NO MORRO TEM MUITA GENTE JÁ FORMADA EM TURISMOLOGO, QUERO VER AGORA ELE ESBANJAR DINDIM.
    HILDECIO ABRA O OLHO ESTAO $@#@$@ OS COFRES,OU MELHOR ESTAVAM……KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *