Martiniano é homenageado pela cidade de Salvador

mart Valenciano negro do tamarineiro eleva o nome da sua cidade na capital baiana e recebe honraria de reconhecimento por suas lutas no movimento sindical.

Na manhã desta quarta-feira, 30, o presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano, na Câmara de Vereadores de Salvador. A homenagem foi concedida a pedido da vereadora Vânia Galvão (PT/BA). Militantes de diversas entidades dos movimentos sindical, social e popular, além de parlamentares das esferas municipal, estadual e federal prestigiaram a solenidade, além de familiares e amigos. Um vídeo com a trajetória de vida de Martiniano foi exibido no início da sessão.
A mesa solene foi composta pelos seguintes membros: vereadora Vânia Galvão, líder da oposição da Câmara de Vereadores de Salvador; o secretário de Promoção de Igualdade Racial, Elias Sampaio, representando o governador Jaques Wagner; o  presidente do PT, Jonas Paulo; a vereadora Marta Rodrigues, presidente da Comissão de Finanças da Câmara Munipal; o deputado federal Josias Gomes representando o presidente da Câmara Federal Marcos Maia.
A vereadora Vânia Galvão falou da trajetória de luta de Martiniano, em defesa dos trabalhdores, acompanhada por ela em diversos momentos. "Acompanhei a luta de Martiniano desde o início, no empenho por serviços públicos de qualidade e para todos, na direção do Sintsef e da Condsef. O movimento sindical trava uma correlação de forças entre os trabalhadores e o capital. Martiniano é peça dessa luta. A CUT, maior Central Sindical do Brasil e da América Latina, conta com a força ativa de Martiniano", salientou.
Em sua fala, a vereadora Marta Rodrigues enfatizou a importância de Martiniano na luta dos trabalhadores e do movimento negro. "a vereadora Vânia Galvão está de parabéns pela homenagem que presta a um grande companheiro, justamente no mês de maio, que tem grande relevância no calendário de lutas, pois começa com a data máxima dos trabalhadores e termina com o 13° CECUT, quando a CUT elege sua nova direção", colocou.
O presidente do PT, Jonas Paulo, em sua fala, enfatizou  a relevância de Martiniano à frente da CUT. "Esta é uma justa homenagem a um companheiro que dirige a maior Central da América Latina. Um reconhecimento a um negro que tem dedicado a sua vida à luta dos trabalhadores. Para mim é um dever e um prazer estar aqui. Martiniano é a esperança por quem espera o povo de Valença", disse o presidente.
O deputado federal Josias Gomes ressaltou que Martiniano faz uma luta de grande importância para a transformação do Brasil e da Bahia. Ele ressaltou a conjuntura favorável criada no país. "A nossa Central criou as condições para que tivéssemos novas gerações de dirigentes sindicais. Vou voltar agora para Brasília, mas tive de estar aqui porque sei o quanto significa esses momentos para nós. É a vida que todos nós dedicamos a esta causa", disse.
O secretário de Promoção de Igualdade Racial, Elias Sampaio, representando o Governador Jaques Wagner, parabenizou Martiniano e enfatizou que nos últimos dez anos o Brasil acelerou o desenvolvimento econômico e social mais do que nos últimos 500 anos. "A elite brasileira, além de intolerante, preconceituosa e arrogante, é extremamente ignorante. Eles não entendem que quando discutimos as coisas no nível que eles consideram de elite, nao perdemos de vista as causas dos trabalhadores, dos negros, das mulheres e de outros atores sociais. É importante para nós termos um novo cidadão de Salvador, devidamente certificado", colocou.

O Governador Wagner, por telefone, mandou um abraço ao amigo e o cumprimentou pela justa homenagem.
Martiniano agradeceu a homenagem  e ressaltou a importância do auxílio de grandes companheiros de luta e de jornada, além dos funcionários e pessoas que o auxiliaram na tarefa à frente da CUT-BA. "Ao receber esse título, acredito que é o reconhecimento da luta que inclui a defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salários, entre tantos outros pontos importantes da jornada de lutas da CUT. Ajudei na luta de eleger companheiros como Wagner, governador do estado e de Lula para a presidência. Temos uma identidade de projeto de transformação social. Começaria tudo outra vez, porque valeria à pena. Tudo isso não seria possível não fosse tantas pessoas que passaram pela minha vida, principalmente o meu povo de Valença".
Foram registradas as seguintes presenças: professora Flordolina Angélica de Andrade, diretora da DIREC 5 e esposa de Martiniano; Claudio Santos, representando o deputado estadual, representando Yulo Oiticica;  Vilobaldo Machado represetnando o deputado federal Zezeu Ribeiro; Cristina Brito, diretora do Sinergia; Edla Rios, dirigente do Sinttel; Cedro Silva dirigente do Sindipetro; Raimundo Coutinho do Sindae; Valdemir Medeiros do Sindprev; Pedro Barbosa (Peu) secretário de Combate ao Racismo da CUT-BA; José Leite do Sindicato dos Rodoviários da Bahia; Salete Lucena, presidente da APLB-Sindicato (Costa do Dendê); Edvaldo Pitanga do Sintsef; entre outros.
Histórico – Nascido em Valença(BA), Martiniano Costa é formado em História pela Uneb e professor em Agrimensura da Emarc de Uruçuca. Sua base sindical é a dos servidores públicos federais, do Sintsef e Condsef.
Uma grande comitiva de Valença levou a bandeira da cidade para a solenidade e prestigiou o reconhecimento pelo trabalho do filho de Valença e agora também filho adotivo de Salvador. (PT EM MOVIMENTO)

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. petista disse:

    Todos os sindicatos estavam representados – prova de que o cara teve sua gestão aprovada e todos reconhecem seu valor. Parabéns, Martiniano. Martiniano fez história em todo lugar que passou agora fez com tranquilidade o seu sucessor. O Novo presidente da CUT foi escolhido por ele e será eleito por unanimidade.

  2. Valencianda disse:

    E o salário de D. Flor será cortado também? A foto é uma prova que em pleno dia de expediente a mesma não se encontrava na Direc 5 para dar satisfações aos professores que mais uma vez tiveram injustamente os seus salários cortados. E agora? Ela não compareceu nesta data, deixou algum atestado médico? Vai repor a sua ausência quando? Estamos de olhos abertos! Precisamos de flores mais presentes nos jardins desta cidade…

  3. Hugo disse:

    Ele fez muito por nossa cidade mais do que muitos que passaram pelo palácio dos mármores e fez também por toda a Bahia.Homenagem justíssima.

  4. Paulo Roberto disse:

    Achei Justa a homenagem feita pelo povo de Salvador, pois MARTINIANO mora lá e não aqui, Valença tem q homenagear as pessoas que por aqui ficaram nos momentos bons e ruins, Martiniana tem que ser candidato lá.

  5. Paulo Roberto disse:

    digo(Martiniano e não Matiniana erro de digitação.

  6. júnior disse:

    Emoção marca a solenidade de abertura do 13° CECUT-BA A solenidade de abertura do 13º CECUT foi marcada pela emoção dos participantes e homenageados pela luta contra a ditadura militar.

    A sessão foi iniciada com depoimento do filho do militante Carlos Mariguhella, Carlos Augusto Marighella, que traçou um panorama histórico do enfrentamento da ditadura militar. “Tínhamos em 1964 uma situação em que grandes lideranças e que não podiam ser eleitas. O cerceamento da imprensa, do Judiciário e a supressão dos direitos trabalhistas vigoravam. Os interesses internacionais prevaleciam diante dos verdadeiros interesses nacionais. E os militares ainda pousam de nacionalistas”, salientou.

    Marighela enfatizou que seu pai era contra a luta armada, mas isso não impediu que ele fosse dar um depoimento em uma delegacia e no outro dia aparecesse enforcado. “Um crime que acometeu milhares de brasileiros assassinados sem que os corpos pudessem ser devolvidos sem que essas famílias pudessem ter seus mortos para serem enterrados. Essa homenagem marca o interesse da CUT em levar esse debate para as bases dos seus trabalhadores. Não podemos limitar essa luta aos interesses imediatos de salários. Temos que educar os trabalhadores para essas lutas que indicam mais e mais vitórias”, disse.

    O deputado federal Emiliano José (PT/BA) falou sobre a importância da Comissão da Verdade, que abrirá os arquivos do que ocorreu durante o período da ditadura.” Vamos ter conhecimento das atrocidades que envolvem tortura e morte de homens, mulheres, crianças e velhos. Tenho escrito muito sobre isso e feito esse combate pela imprensa”, enfatizou.

    O deputado Emiliano criticou o jornal A Folha de São Paulo, que recentemente publicou artigo sobre a Comissão da Verdade. “Falam de dois lados. É como se os que enfrentaram o nazismo tivessem que ser julgados. eu que fui preso e torturado tivesse que voltar para a cadeia. nós que lutamos contra a ditadura exercemos o sagrado direito de resistência a uma ditadura. esse é um direito consagrado na constituição. um direito dos povos de insubordinar e de resistir a direitos tirânicos”, disse.
    A secretária de Mulheres da CUT, Maria Cristina Brito, leu um documento assinado pela direção executiva da CUT. “Sem punição continuaremos com os abusos, sem democracia. Os brasileiros que lutaram contra a ditadura merecem verdade e justiça, que a comissão além de julgar apresente a devido processo legal aos culpados. Não podemos comemorar a comissão sem a representação dos movimentos que lutaram pela democratização desse país. A CUT espera e trabalhará para que essa comissão supere estas e outros desafios”, alertou.

    O metalúrgico Benjamim Ferreira alertou para a necessidade de punir todos os que cometeram crimes de tortura na ditadura militar. “Companheiros como eu, totalmente contrários ao suicídio, chegamos a pensar no nisso quando estavam nas garras dos torturadores. A emoção que sinto compartilho com todos. a posição da CUT em puxar essa discussão da verdade sai na frente de diversos movimentos que deveriam estar nas ruas lutando por esta verdade”, disse.

    Emocionado, Ferreira fez um chamado pela lembrança dos que morreram lutando contra a ditadura. “Não fomos condenados pelo povo, mas por ditadores que se insurgiram contra o povo e por interesses internacionais. Gostaria de homenagear aqueles que morreram nas mãos dos torturadores ou fuzilados: Acácio, Carlos Marighella, Mário Alves, Natu, Ariomar Rocha. Continuamos nessa luta, até o fim!”, colocou.

    Placas de homenagens foram entregues aos homenageados e familiares, por dirigentes da base CUTISTA.
    O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, encerrou o evento agradecendo a todos.

  7. kkkk disse:

    esse povinho que comenta aqui pra tentar manchar a ficha limpa dos outros tem que arranjar uma pia de prato pra lavar.

  8. Carlos disse:

    Desde que a RADIO RIO UNA FM , foi fudadada em valença, e que MARTINIANO COSTA, foi eleito presidente da CUT BAHIA, nunca teve agenda dele lida na mesma e agora como ele e candidato todos os dias a RADIO FALA O QUE MARTINIANO FAZ, O QUE ELE VAI FAZER NOS FINS DE SEMANA, isso no meu modo de ver e propagando eleitoral, USANDO DE UMA CONCESSÃO PUBLICA QUE E A RADIO PRA SE BENEFICIAR, SENDO O MESMO PRESIDENTE DA EMISSORA.
    A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição, diz a lei. A dissimulação no rádio e TV – sob forma de “alôs, olás”, anúncios profissionais de candidatos,citaçõe- está em desacordo com a Lei 9.504/97.
    ESTAMOS DE OLHO

  9. BINHO disse:

    CARLOS,

    QUE BOM QUE OUVE A RIO UNA – A RÁDIO DO POVÃO MAIS OUVIDA NA ZONA URBANA. MARTINIANO É PRESIDENTE DA RÁDIO. LEMBRE-SE DISSO. LÁ NÃO TEM ABUSO, MAS ELE TEM ESPAÇO É CLARO. SE QUISER ESPAÇO TAMBÉM, PROCURE O DEPARTAMENTO COMERCIAL DA RIO UNA, OK?

  10. naná disse:

    Martiniano nunca saiu de Valença, lá na CUT ele brilhou, elegeu-se unanimidade pela primeira vez na história e sai com o troféu de lutador pelos sindicatos e seus trabalhodores, orgulha a nossa cidade. Foi testado e aprovado em tudo o que fez. Os que ficam perambulando pela cidade de Valença fizeram o que pelo povo?Quando tiveram na prefeitura o que realizaram? a maioria não aproveitou a chance e agora quer de novo uma chance.

  11. Carlos disse:

    sei que ele tem espaço, mais lembre que ele ta fazendo propagana eleitoral e isso e crime……gosto sim da rio una, acho programa bons, mais não posso concorda com certos abusos..
    abraço..

  12. PARA CARLOS disse:

    NÃO EXISTE PROPAGANDA ELEITORAL NENHUMA. SE QUER SABER, ELE APARECE MUITO MAIS NA RÁDIO CLUBE DE VALENÇA DO QUE NA RIO UNA PORQUE É SOLICITADO PELA IMPRENSA, ELE ESTÁ EM DESTAQUE ATUALMENTE, FAZENDO EVENTOS, PARTICIPANDO DE HOMENAGES. O CARA TÁ NA MODA E POR ISSO APARECE MAIS.CADA UM QUE CORRA ATRÁS PARA SER REQUISITADO TAMBÉM. MARTINIANO DÁ TOTAL LIBERDADE PARA A RIO UNA TRABALHAR COMO BEM ENTENDER TANTO QUE NO PROGRAMA “JUNTOS” DE MAIOR AUDIENCIA DA RÁDIO RIO UNA O ÚNICO CANDIDATO QUE FALOU ATÉ HOJE FOI O CANDIDATO DO PMDB. VC ESTÁ VENDO PELO EM CABEÇA DE CAVALO. SABE MUITO BEM QUE ELE SE QUISESSE USARIA MUITO MAIS A RIO UNA A SEU FAVOR, MAS A DEIXA A SERVIÇO DA COMUNIDADE PRIORITARIAMENTE.

  13. PARA CARLOS disse:

    ALÔS E OLÁS PODEM SER DITOS POR QUALQUER LOCUTOR ATÉ 6 DE JUNHO DE 2012 QUANDO COMEÇA A ELEIÇÃO.

  14. Estudante disse:

    Por que ele não se candidatou para um cargo em Salvador, ja que fez tanto por aquela terra? pois Aqui em Valença o cara não fez nada, depois não sabe o porque de apanhar nas urnas, pois aqui pra nós…ô cara ruim de urna é esse tal “sindicalista” e falando em sindicalista, cadê Martiniano comprando a briga dos professores e agora dos médicos? Que partido ordinário esse PT!

  15. SINTRACAL disse:

    UMA SINGELA HOMENAGEM AO COMPANHEIRO MARTINIANO COSTA
    Começar uma vida e preenchê-la de momentos difíceis e bons ao mesmo tempo é vivê-la e contemplá-la como ela realmente é. Viver uma vida e saber compreender estes momentos é ter aprendido com tudo o que se viveu. Este é na verdade, o sentido da vida de quem a dedica com afinco aos bons princípios e valores do socialismo, é o sentido de ser verda…deiramente humano.
    Defeitos e imperfeições são condições primordiais dos seres humanos e parte essencial da natureza de nossa espécie, conseguir compreender estas questões no desenvolver da luta de classes é uma qualidade que poucos conseguem e que raras vezes são distinguidas. E mais uma vez, recai sobre o nosso companheiro presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia esta capacidade brilhante.
    E toda esta habilidade humana, parte de um homem humilde e companheiro, de um companheiro demasiadamente humano, que conseguiu escrever na história da maior Central de Trabalhadores do Brasil, uma história cheia de lutas, batalhas vividas e enfrentadas de frente, com a coragem de quem só pode ser um líder de lideres, um visionário capaz de enxergar o que poucos têm a capacidade de ver.
    Esperamos com estas singelas palavras, homenagear um companheiro trabalhador, que dedica a sua vida a cuidar e organizar o cuidado, não só com os interesses de uma ou duas categorias de trabalhadores, mas, com a luta de todos eles. Sejam do setor público, ou do privado, do campo ou da cidade. Lutar com honradez, capacidade de compreensão, de justiça e coragem é para poucos, e sem sombra de dúvidas o companheiro Martiniano Costa é um homem com todas estas qualidades.
    Esperamos que com esta grande homenagem que a cidade de Salvador oferece ao honrado companheiro, sirva de exemplo aos nossos irmãos e irmãs, que vivem as batalhas do dia a dia da luta de classes, e sirva de inspiração, para que não haja esmorecimento por parte do nosso povo e da nossa gente que almeja alcançar uma sociedade mais humana e fraterna, onde todos nós possamos viver com dignidade e fraternidade.
    Parabéns! Martiniano Costa, você é sem sombra de dúvidas um dos melhores companheiros de caminhada e jornada que conhecemos e tivemos o prazer de caminhar, esperamos estar juntos mais uma vez em outros enfrentamentos que esta vida possa nos oferecer.

    Carlos André dos Santos
    Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Vestuário, de Beneficiamento de Couro, Fabricação de Calçados e Seus Componentes e do Estado da Bahia.
    E do Sintracal – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados da Bahia.
    Vice- Presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores de Jequié-Bahia.

  16. PROFESSOR disse:

    MARTINIANO É O ÚNICO CANDIDATO DE VALENÇA QUE SE POSICIONOU A FAVOR DOS PROFESSORES E DISTRIBUIU EM TODA A BAHIA UM PANFLETO PEDINDO QUE WAGNER PAGUE OS 22% E INCLUA OS APOSENTADOS NO ACORDO. ACORDEM E PAREM DE INVENTAR O QUE NÃO EXISTE. CADÊ OS OUTROS CANDIDATOS A PREFEITO NÃO VÃO DEFENDER OS PROFESSORES??? MARTINIANO DEFENDEU SUA CLASSE MESMO SENDO AMIGO DO GOVERNADOR.

  17. 13 de LULA disse:

    Deixe o seu coração mandar e a razão também: agora é 13 pra mudar essa história que já se repete a muito tempo em Valença.Chega de mesmice.

  18. VAMOS NESSA! disse:

    MARTINIANO FEZ BEM MAIS QUE OS OUTROS.
    ESTUDANTES DA ZONA RURAL TEM ESCOLA BOA POR CAUSA DA LUTA DELE POR VALENÇA.
    O VEREADOR QUE MARCOU A CÃMARA DE VALENÇA TRAZENDO COISAS CONCRETAS PARA O POVO.
    NÃO LIGUE PARA OS ATAQUES VAZIOS SEM SENTIDO.
    O POVO CONHECE SUA HISTORIA COMO UM TRABALHADOR, SUA LIDERANÇA E COMPETÊNCIA QUE SEMPRE LUTOU PELO TRABALHADOR.
    OS TRABALHADORES QUE FORAM DA MARICULTURA NÃO ESQUECEM DA SUA POSTURA SUA FIRMEZA A FAVOR DOS MAIS HUMILDES.

  19. Estudante de verdade disse:

    o estudante aí em cima não tem cara de estudANTE, tá mais para um farsANTE. Parece até algum político mal sucedido e com inveja!!!!!!!!! Vê se você vai estudar e arranjar um bom emprego…..cai fora da política pivete!

  20. Estudante de verdade disse:

    Carlos,
    se toca mané!!!
    Você tá de olho em quem?
    Siga sua vida de olho em todos e tenha CORAGEM de denunciar inclusive o seu candidato. Seja homem e denuncie os abusos do seu candidato….. seja homem vá!!! E diga aí quem é seu candidato DESABUSADO (hihihi)!!!!

  21. Marcelo Miranda disse:

    Meu caro Martiniano,

    Quero tornar pública a minha felicidade pela honrrosa homenagem deferida a você, pelo poder legislativo da cidade de Salvador, expressando o meu orgulho em vê-lo trilhando o caminho do bem e do trabalho, como aliás, o fez em toda sua vida. Para nós, principalmente os negros, esse feito equipara-se a política de quoatas para ingresso nas universidades, pois demonstra que é possível acessibilidade social pelas portas da dignidade, quando se prefere as lutas ao invés do jeito, dos favores, onde quem ganha não é quem tem mais, sim, quem sabe mais, quem melhor se preparou.
    Por essas amigo, é que desde os idos tempos de EMARC,(1981), dou o meu humilde testemunho da sua capacidade e de sua vontade de lutar por dias melhores, não para um partido ou grupo político, para toda sociedade, parabens e felicidades, apoliticamente,

    Marcelo Miranda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *