O QUE FALTA SER EXPLICADO?

gilmar 2 Gilmar Mendes, o ministro da boca foló, tá arrumando é coisa, viu!?

Desde sábado, houve tempo suficiente para que a oposição e entidades como a OAB viessem a público se manifestar contra a suposta tentativa de ingerência do ex-presidente em um assunto do Judiciário. Segundo a semanal, Lula prometeu aliviar a situação de Mendes na CPI se tivesse apoio para adiar o julgamento do mensalão.

Foi tempo suficiente também para que parte da imprensa escrevesse editoriais sobre o choque de versões dos envolvidos – isso apesar de Lula e o ex-ministro Nelson Jobim, o anfitrião do encontro, terem negado com todas as palavras o relato de Veja, e Gilmar Mendes, negado em parte a versão atribuída a ele.

Fato é que, nesses três dias, algumas perguntas ainda não foram respondidas. Até agora ninguém se mostrou capaz de explicar:

– Quem solicitou o encontro e por quê?

– Por que Gilmar Mendes levou mais de um mês para revelar a “pressão” de Lula?

– O que adiantaria Lula pressionar Mendes: ele não comanda mais o Supremo, não é relator ou revisor do processo do chamado mensalão nem é tão querido no tribunal a ponto de influenciar o voto da maioria?

– Por que, diante da tal pressão, Mendes não convocou uma reunião com os demais ministros do Supremo Tribunal Federal para revelar os fatos e exigir providências?

– Por que preferiu se manifestar por meio e tão somente da revista Veja?

– Por que parte da mídia que sempre incensou o ex-ministro Nelson Jobim agora não dá a mínima para os seus desmentidos, que jogam por terra a versão de Mendes?

– O ex-presidente do STF pegou ou não carona no jato de Carlos Cachoeira na volta de Berlim? (Carta Capital)

Você pode gostar...

10 Resultados

  1. Lúcio Cardoso disse:

    Imprensa golpista insiste que Lula não é mais presidente do Brasil

    revistapiaui.estadao.com.brOct 28th 2011 3:06 PM
    Estudantes da UNE ganharão meia propina em todos os convênios assinados pelo PCdoB

    UNE – Em discurso inflamado para uma assembleia de 7 mil membros da UNE, dos quais pelo menos cinco ainda são estudantes, o presidente da entidade, Daniel Illiescu, denunciou um complô da imprensa burguesa contra a democracia brasileira. Segundo ele, desde janeiro a mídia vem fazendo uma campanha insidiosa para convencer o país de que Lula deixou o poder. “Se não reagirmos, dentro em breve esses síndicos dos interesses patronais passarão a insinuar que a nossa constituição permite a alternância de poder”, indignou-se.

    Illiescu também deixou claro que parlamentares a soldo do grande capital vêm tentando obstruir a inclusão na carta magna de uma cláusula pétrea segundo a qual o PCdoB passaria a ter direito divino sobre todas as verbas, presentes e futuras, destinadas ao ministério dos Esportes. “Sei que muitos de vocês já criaram ONGs de inclusão social para que, no futuro, ao entrar na vida adulta, já possam receber, sem muita burocracia, os devidos repasses do Tesouro”, disse o líder estudantil. “Pois bem: e se, na ocasião, o ministério tiver migrado para o PR, PDT, PMDB ou PSD?”, perguntou, causando perplexidade e temor. Illiescu atalhou dizendo que esta é uma das razões pelas quais o Brasil não avança: “É muito difícil se planejar.”

    Por voto unânime, o comitê central da UNE decidiu que os membros da entidade não precisam mais ser estudantes, devendo apenas apresentar, para conseguir a carteirinha, ou um CNPJ de ONG, ou um cargo na administração federal com poderes para aprovar convênios.

    Decidiu-se também que, enquanto São Paulo for governado por tucanos, o estado não deve ser considerado parte do território nacional.

  2. Predro Bô disse:

    Por que ele não explica tambem quem pagou a viagem dele para Alemanha?

    Perguntar não ofende.

    Predro Bô

  3. Valenciano disse:

    Vou lhe dizer pellegrini o que falta ser explicado, o que falta ser explicado é porque o ex-presidente vem procurando insistentemente ministros do STF para tratar não sei do que, aliás sei. Lula não é mais mandatário do país, não é membro do judiciário e não é membro do congresso nacional, portanto não vejo um assunto comum, especialmente neste momento. Carmem Lúcia já foi procurada, Lewandovski e até mesmo Aires, os três confirmaram o assédio embora não tenham revelado o teor da conversa. Aires foi o único a dizer que após a conversa com Gilmar foi que acendeu a luz amarela, já que este havia lhe dito que Lula lhe revelara na conversa que tiveram que o convidaria para um vinho com bandeirinha, como lula chama o bandeira de mello, e segundo o ministro realmente fez, o que despertou sua desconfiança e por via de consequência o declínio ao “convite”.
    São coisas pequenas que precisam ser explicadas, mas precisam né? Lula nem deveria ter preocupação com esse processo, ele foi forjado pela mídia golpista. Não existem provas, não existe nada, segundo o próprio Lula é uma ficção.
    Lula parece até o prefeito de cairú com vc, tudo que vc noticia é fruto do blog golpista, nada é verdade, é tudo invenção, vc é a Veja do baixo sul para o prefeito.Estou fazendo essa analogia para que raciocine com clareza, veja como é o poder, quando serve a ele é bom, quando não serve aos seus propósitos é golpista. Perigoso isso não?
    Me lembro de uma época em que a direita acusava a isto é de ser de esquerda pq trazia denúncias, pq informava. Golpismo é querer manter o povo às escuras. Viva a imprensa livre mesmo com os excessos!
    Não fosse a imprensa livre pellegrini não poderia vc aqui proclamar todo o seu amor por martiniano e pelo PT, prática esta digo de passagem legítima, mas que se fosse contrária aos interesses do PT seria considerada golpista, conheço bem o modo de operar deles.
    Toda essa discussão faz parte do processo democrático, é sadio, é legítimo, o que não podemos é desfraldar a bandeira do PT de imprensa golpista, safada pq não noticia o que desejam. A veja denunciou inúmeros ministros, derrubou todos, agora me diga, era golpe ou haviam provas? O PT que continue a governar, e a imprensa que não pare de denunciar os erros, é assim que se fortalece os pilares de uma nação, diferente disso só nas ditaduras.

  4. francisco disse:

    Quarta, 30 de Maio de 2012 – 07:56

    Tuitando pelo BN – Lula ainda se acha
    por Samuel Celestino
    Desde sábado, quando caiu a ficha. Lula fechou a boca, certamente por entendeu que agiu de forma insolente ao pressionar, ao que consta, o Supremo Tribunal Federal através do ministro Gilmar Mendes, para “aliviar” os quadrilheiros do mensalão. Descobriu que ele não é mais presidente e mesmo que fosse não poderia agir como o fez. Soberba demais. Criou um problema e se calou, travando a bocarra que deveria tê-la mantido assim. Afinal, ele hoje é um cidadão como qualquer outro. Já Dilma, diz o Estadão, “avalia que a situação é perigosa, tem potencial de estrago que beira a crise institucional nas relações entre Executivo e Judiciário”. Erra. Lula só gera agora problemas para ele mesmo e para o seu PT, entregue ao desastrado Rui Falcão. Ficou mal na história assim como a tríade formada por ele, Nelson Jobim e Gilmar Mendes. Três desastrados reunidos num escritório só.

  5. Alonso disse:

    Moramos no País do faz-de-conta, não é mesmo?
    Lula se encontrou com Gilmar Mendes para falar de futebol e das novelas da globo…
    Ora, o que mais eles teriam para conversar??

  6. Ricardo Hage disse:

    O ódio a Lula

    O Brasil já cultivou ressentimentos irracionais em relação a Getúlio, JK, Jango e, agora, ao metalúrgico que ainda é a principal força política do País

    Leonardo Attuch

    Teve início, neste fim de semana, um movimento organizado de ataque ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Primeiro, a reportagem sobre a suposta chantagem exercida por ele contra Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, para adiar o julgamento do mensalão, já desmentida pelo anfitrião do encontro, Nelson Jobim. Depois disso, críticas espalhadas pela rede sobre o comportamento indecoroso de Lula diante das instituições e até ironias relacionadas ao uso de remédios para o tratamento contra o câncer na laringe. Por fim, vozes mais radicais cobrando até a prisão do ex-presidente.

    Por que será que Lula, depois de oito anos de governo, tendo deixado o Palácio Planalto com recordes de aprovação, tanto junto ao povão quanto às elites, que se tornaram ainda mais ricas, desperta tanto ressentimento? A resposta é uma só: goste-se ou não dele, Lula ainda é a principal força política do Brasil. E é uma força viva, que pode voltar ao poder em 2014 ou em 2018.

    Mas essa seria uma análise objetiva, dos que fazem cálculos frios nos jogos de poder. Ocorre que o ressentimento em relação a Lula, muitas vezes, é irracional. Como pode um retirante, metalúrgico, sem educação formal ter chegado tão longe? É isso que incomoda boa parte da classe média brasileira.

    Sentimentos assim já houve no passado em relação a outros líderes políticos, como Getúlio Vargas, João Goulart ou mesmo Juscelino Kubitschek. Os paulistas odiavam Getúlio e nunca lhe deram um nome de avenida. Mas poucos fizeram tanto pela industrialização do estado, que começou a se libertar do atraso cafeeiro, como o líder trabalhista. Os militares também odiavam JK, mas, no poder, tentaram reproduzir sua visão de “Brasil Grande”. E os que vierem depois de Lula, de certa forma, serão escravos do seu modelo de inclusão social.

    Por mais que o critiquem, Lula não será abatido por seus detratores. Até porque, até aqui, ele foi um democrata. E resistiu à tentação do terceiro mandato, quando teria totais condições de se perpetuar no poder.

  7. Tiago Assis disse:

    Assim como tiveram aqueles que negaram o holocausto, existem aqueles que não sabem de nada e que negam a existência do mensalão e fecham os olhos para a manifestação de um Ministro da Suprema Corte!

  8. Ricardo Hage disse:

    Por que Gilmar foi tão audacioso?
    Publicado em 27/05/2012 | Imprima | Vote (+84)

    Tirésias, o Profeta, não foi ao Encontro de Blogueiros que adotou o lema “Nada além da Constituição”.

    O computador do Profeta travou quando lhe caiu uma bolinha de papel em cima.

    Do computador.

    Mas, ligou com uma voz assim parecida com a do Nelson Johnbim ao conversar com colonista de hábitos do Globo – clique aqui para ler “Gilmar tem que processar o Lula”.

    O Profeta começou assim:

    – O Gilmar é o nosso Danton.

    – Dalton Trevisan, profeta ? A ligação está péssima.

    – Danton, meu filho. Danton da Revolução Francesa.

    – Mas, sábio mestre, o Gilmar detesta a França. A paixão dele é a Alemanha.

    – Dele e do Demóstenes.

    – E do Cachoeira, Mestre.

    – Deixa pra lá. O que eu quero dizer é que o Gilmar resolveu recorrer à máxima audâcia. Como o Danton, que bradava: audâcia, audâcia, mais audâcia, sempre audâcia !

    – Tirésias, por favor, seja mais claro.

    – O Gilmar sabe que acharam ele na CPI. Tá lá dentro. A relação dele com o Demóstenes vai muito além do grampo sem áudio. (Clique aqui para ler “Gilmar não explica Demóstenes: ‘o Gilmar mandou buscar’ ” e aqui para ler “Gilmar intima Demóstenes a jantar”.)

    – Tudo bem, mas por que chutar o balde e dizer aquilo à Veja (clique aqui para ler “Gilmar tem que processar Lula”.)

    – Pra melar a CPI.

    – Como ele conseguiria isso ?

    – Ele vai poder dizer que tudo o que aparecer contra ele é uma retaliação por não ter lutado para adiar o mensalão. E tudo mais o que vier lá de dentro não presta !

    – A melhor defesa é o ataque.

    – É uma vacina. Ele tenta se vacinar contra o que estiver por vir.

    – Caramba, mestre. Va ser audacioso assim em Anápolis !

    – Ou em Diamantino.

    – É, pode ser.

    – Com essa arapuca que ele armou ele atinge os seguintes objetivos: força o Supremo a votar logo o mensalão.

    – Não sei, Profeta. O Supremo tirou a faca do pescoço.

    – Bom, o nosso Máximo Audacioso tenta engrossar o caldo para condenar o Dirceu … No PiG, nos leitores do PiG e até o Supremo.

    – Mas ainda precisa engrossar esse caldo ?

    – Meu filho, agora ele vai poder dizer: o Dirceu é tão, mas tão criminoso que o Lula ousou me chantagear!

    – E alguém vai acreditar nisso ?

    – Isso já não é problema de um audacioso. O audacioso ousa. Se colar, colou.

    – O objetivo dele mesmo, na minha modestíssima opinião, é se vacinar contra o que a CPI revelar a respeito dele.

    – Sim, claro, antes de tudo ele é um político. A Suprema Corte é uma casa política, mas ele é o mais político de todos ali.

    – Político conservador.

    – Sempre! À direita do PFL !

    – Calma , Mestre.

    – Estou calmíssimo. Ele jogou politicamente. Pra melar a CPI, tirar a Veja do foco, condenar o Dirceu e se fingir de vítima de suspeitas infundadas.

    – É, mas pode ser o esperto que tropeça nas próprias pernas …

    – Tá ficando sabido, garoto !

    – Você sabe o que aconteceu ao Danton depois de pronunciar aquela frase?

    – Não, caro mestre.

    – Morreu na guilhotina.

    Pano rapido.

    Paulo Henrique Amorim

  9. Hélio disse:

    O POVO BRASILEIRO ACREDITA NO CARA QUE MUDOU ESSE PAÍS E NÃO NESSE GILMAR MENDES QUE FAZ AS LEIS SEREM FROUXAS E SÓ SEREM APLCIADAS PARA OS MAIS FRACOS. POR ISSO A IMPUNIDADE IMPERA PARA OS VAGABUNDOS. EM QUEM VC ACREDITA? NO LULA QUE CONHECEMOS, ATESTAMOS E COMPROVAMOS SUA COMPETENCIA OU NESSE ILUSTRE DESCONHECIDO?

    É CLARO QUE O TRABALHADOR QUE VIU SUA VIDA MELHORAR NOS ÚLTIMOS 10 ANOS ACREDITA EM LULA, LÓGICO.

  10. Lúcio Cardoso disse:

    Enviado por Ricardo Noblat – 31.05.2012 | 08h02m
    COMENTÁRIO
    Lula, Gilmar e Jobim: respostas para suas dúvidas, por Ricardo Noblat
    Por que Lula pediu a Nelson Jobim para patrocinar seu encontro com Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)?

    Lula fora informado – mal informado – sobre uma série de viagens que Gilmar fizera na companhia do senador Demóstenes Torres (GO-sem-partido). Disseram-lhe que algumas – inclusive uma a Berlim – haviam sido financiadas pelo bicheiro Carlos Cachoeira.

    Para Lula, o julgamento do mensalão do PT é o julgamento do seu governo pela Justiça.

    A saída honrosa da presidência da República perderá parte do seu brilho se os mensaleiros forem condenados.

    Um Gilmar em débito com a ética por ter viajado à custa de um contraventor seria uma presa fácil para Lula.

    O controle político da CPI de Cachoeira está nas mãos de Lula, segundo ele próprio repetiu diversas vezes durante a conversa com Gilmar. Lula estava disposto a salvar Gilmar de constrangimentos. Em troca… Sabe como é.

    Deu errado.

    Gilmar coleciona os comprovantes de que ele e o STF pagaram a viagem a Berlim, onde mora uma de suas filhas. Antes ele passou por Granada, na Espanha, para participar de um seminário como palestrante.

    O que Gilmar não disse a Lula foi que voou duas vezes a Goiânia a convite de Demóstenes e em jatinho arranjado por ele.

    Quem pagou o aluguel do jatinho?

    Em um dos grampos executados pela Polícia Federal, Demóstenes foi flagrado pedindo um jatinho a Cachoeira para transportar um ministro do STF.

     

     

    Por que somente depois de um mês Gilmar resolveu tornar público seu encontro com Lula?

    Gilmar sentiu-se humilhado por ter dado satisfações a Lula a respeito de sua viagem a Berlim. Ele e a mulher Guiomar eram amigos do casal Lula-Marisa. Jantaram no Palácio da Alvorada algumas dezenas de vezes. Gilmar calcula que ele e Lula se encontraram mais de 100 vezes num período de oito anos.

    Em duas ocasiões, pelo menos, Gilmar salvou petistas de sérios apuros no STF.

    Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda, foi um deles. Acusado de mandar quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos, testemunha de suas frequentes idas a uma alegre mansão do Lago Sul de Brasília, Palocci acabou absolvido com o voto de Gilmar.

    Por mais de um ano, Gilmar sentou-se em cima do processo que apontava Aloizio Mercadante como beneficiário da ação dos aloprados – funcionários da campanha de Lula à reeleição em 2006 que forjaram um dossiê para prejudicar as campanhas de Serra ao governo de São Paulo e de Alckmin à presidência da Repúbica. Aloizio safou-se.

    Tamanha ingratidão machuca, não é?

    Assim, no dia seguinte à reunião com Lula no apartamento de Jobim, Gilmar procurou o advogado Sigmaringa Seixas e revelou-lhe o que tinha ocorrido. Pediu para que a presidente Dilma Rousseff fosse informada a respeito.

    Estava magoado com Lula, mas ainda decidido a engolir em seco a humilhação.

    Aí se deu uma reviravolta. Gilmar ficou sabendo por meio de um jornalista que Lula, mesmo depois do que ouvira dele, continuava dizendo que Gilmar viajara, sim, com Demóstenes a expensas de Cachoeira.

    O caldo entornou. Gilmar temeu ser alvo de ataques do PT na CPI de Cachoeira. Vacinou-se tornando pública sua versão do encontro com Lula.

    Por que Jobim desmentiu a versão do encontro publicada pela revista VEJA e avalizada por Gilmar?

    Se tudo se passou conforme o relato de Gilmar, Lula teria incorrido em crime de tentativa de obstrução da Justiça.

    Gilmar afirma que Lula lhe dissera que encarregaria o ex-ministro Sepúlveda Pertence de convencer a ministra Carmem Lúcia a contribuir para o adiamento do julgamento do mensalão.

    O ministro José Antônio Dias Toffoli hesita em votar. Foi Advogado-Geral da União durante parte do governo Lula e assessor do ex-ministro José Dirceu.

    Lula confidenciou que orientara Toffoli a votar, sim senhor.

    Por fim, Lula anunciou que procuraria para uma conversa o ministro Ayres Brito, presidente do STF. Queria tomar um vinho com Britto juntamente com o jurista que foi padrinho de sua indicação para ministro.

    Jobim tinha duas maneiras de confirmar a versão de Gilmar. A direta: simplesmente confirmando-a sem restrições. A indireta: alegando que não assistira parte da conversa.

    Ficaria mal com Lula se escolhesse qualquer uma das maneiras. Se escolhesse a maneira direta, poderia ser apontado como cúmplice de tentativa de obstrução da Justiça.

    Desmentir Gilmar não custou a Jobim apenas a amizade de Gilmar. Custou uma fatia de sua credibilidade. Porque o desmentido foi acompanhado de uma mentira.

    Ao repórterJorge Bastos Moreno, Jobim afirmou que o encontro de Lula era com ele. Que Gilmar apareceu em sua casa por coincidência. “Gilmar não sabia que encontraria Lula”, disse.

    Em entrevistas a outros jornalistas, Jobim contou que Clara Ant, secretária de Lula, lhe telefonara três dias antes do encontro dizendo que Lula queria vê-lo e pedindo para que chamasse Gilmar.

    Jobim telefonou para Gilmar e o convidou. Gilmar aceitou na hora. Não estivera com Lula desde que ele se descobrira portador de um câncer na laringe.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *