Hoje, quando estava indo ao trabalho, vi um calendário da CUT em minha porta

Por Henrique Santos

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.

O presidente da CUT Bahia é um valenciano, me lembro de que quando soube desta notícia a um tempo atrás eu fiquei muito feliz, pois seria a oportunidade de um cidadão da nossa terra vim a fazer um trabalho em prol da coletividade, e não era qualquer coletividade, mas sim os trabalhadores e trabalhadoras do nosso pais.

Mas aos poucos a alegria veio se transformado em decepção, primeiro quando soube que este instrumento sindical foi utilizado como joguete para colocar a esposa de um dos seus dirigentes na DIREC.

No Natal recebo de presente inúmeros outdoors espalhados pela cidade, com a imagem de Martiniano Costa estampada neles, e o pior, o nome da CUT bem pequeno lá no canto.

Hoje, quando estava indo ao trabalho, vi um calendário da CUT em minha porta, um calendário que claramente é uma propaganda política, com fotos de inúmeros pré-candidatos estampadas ao redor e ao centro a imagem de Martiniano Costa.

Isso me assusta, pois fico me questionando como é que a CUT pode ser utilizada desta maneira vil para promover o seu presidente? Se está sendo assim frente a um órgão sindical que tem o papel de nos representar enquanto casse trabalhadora, como será quando estiver com a Prefeitura de Valença nas mãos ?

Cadê a justiça eleitoral que não vê isso? Segundo a justiça eleitoral se o destaque for dado a um determinado filiado, poderá estar configurada a antecipação da propaganda eleitoral.
Alguém pode me questionar e dizer: “mas a propaganda não é da CUT?” Sim, é da CUT, mas essas divulgações são suportadas pelos cofres da entidade e, por essa razão, não podem enaltecer os administradores ou os ocupantes dos cargos. Objetivam elas informar a população acerca do que está sendo feito pelos seus mandatários, e respectivos indicados, com o dinheiro arrecadado.

Além da ênfase à pessoa, em detrimento do fato em si, a forma de divulgação pode caracterizar o ilícito eleitoral. Não são comuns as divulgações institucionais por meio de outdoors, porque estes pressupõem mensagens diretas, não permitindo adequadamente a informação dos destinatários, sem falar no seu custo elevado.

Mensagens veiculadas por outdoor e calendários despertam suspeitas em relação ao seu real objetivo, em virtude do seu demasiado destaque à imagem.

Deve ser considerada como propaganda eleitoral antecipada toda e qualquer divulgação que vise obter, direta ou indiretamente, o voto do eleitor, ou fazer com que este deixe de votar em alguém, quando veiculada antes do dia 6 de julho do ano da eleição, qualquer que seja a sua forma. Sem prejuízo da configuração da propaganda eleitoral antecipada, os mesmos fatos podem configurar abuso do poder econômico, do poder político ou dos meios de comunicação social, a ensejar a cassação do registro do candidato beneficiado.

Espero que a justiça eleitoral tenha uma atenção especial para estes fatos, e uma coisa é certa, se antes eu pensava em votar neste sujeito, agora já decidi que não voto nele de maneira nenhuma, pois não se pode usar algo que é da coletividade para benefício próprio. Começou mal heim?

Você pode gostar...

38 Resultados

  1. CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO??? disse:

    O PIOR DISSO TUDO QUE ELE ALÉM DE USAR A CUT PARA FAZER POLÍTICA ESTÁ USANDO TAMBÉM A DIREC!
    TIREI CÓPIAS DOS TEXTOS ASSINADOS POR LUANA DA DIREC E ESTOU ENTREGANDO NO MINISTÉRIO PÚBLICO JUNTAMENTE COM A FOLINHA ENTREGUE EM TODAS AS CASAS DE VALENÇA, AGORA EU QUERO VER SE NESTA TERRA NÃO TEM JUSTIÇA!
    LUANA VÁ TRABALHAR PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO DA NOSSA CIDADE, POIS VC GANHA PRA ISSO E NÃO PARA FAZER POLÍTICA A FAVOR DE MARTINIANO, USANDO O SEU TEMPO DE TRABALHO, COMPUTADORES, PAPEL, TINTA DA DIREC É CRIME!!!!!

  2. Leitor disse:

    Recebi um também com uma foto enorme do demagogo do Martiniano, toda campanha ele faz essa palhaçada, não sou obrigado a receber lixo na varanda da minha casa, na mesma hora que vi rasguei e joguei na rua, pois coisa ruim eu não levo pra dentro de casa.

  3. Gil disse:

    Ao longo dos anos sempre foi assim
    Homens malditos, homens lixo
    Levando o povo ao desespero
    E ficando louco pelo dinheiro
    Quem deveria saber nos conduzir
    Hoje nem sabe como prosseguir
    Os Homens do mundo agora piraram, eu acho
    E ralam as caras na graxa do tacho

    Na minha ótica, eles não passam de lixo
    O compromisso, nunca zelarão por isso
    Por isso que a gente passa o que passa
    Por isso que a gente paga altas taxas

  4. Absurdo disse:

    é este candidato que o PT quer que governe VAlença? Uma vergonha, finalmente alguém se manifestou!

  5. Paulo disse:

    É o velho modelo PT de governar… soube que a DIREC também está sendo usada… uma vergonha isso!!! Cadê a justiça eleitoral? Será que valença relmente é a terra de ninguém? Dinheiro sindical parea fazer propaganda política, imaginem ai se esse cara ganhar?

  6. Daniel disse:

    Além de turista o cara usa dinheiro do trabalhador para se promover? Acredito muito no PT e não quero este cara representando o meu partido! É uma vergonha esse tipo de coisa acontecer!!!!

  7. Luciano disse:

    Valença é terra de ninguém, ainda bem que não moro mais ai, isso vai dar em nada, melhor, pode dar em dinheiro na cueca!!!

  8. Homem de Bem disse:

    Por muito menos, Mário Kértsz está respondendo processo eleitoral. Divulgava publicamente uma série de entrevistas que estavam previamente agendadas pelo Grupo Metrópole.

    Valença tem Justiça Eleitoral, Ministério Público e creio, advogados de outros pré-candidatos. É só INVESTIGAR e constatar se esse procedimento é ilícito ou não. Eu da minha parte, já me descindicalizei. Não vou dar dinheiro a CUT pra ir pelo ralo e patrocinar campanha política de ninguém.

  9. Homem de Bem disse:

    DESSINDICALIZEI.

  10. Paulo Mendes disse:

    pelegrine, não ofende perguntar: e se ele estiver pagando e não a CUT?

  11. Leitor disse:

    SE MANIFESTA AÍ CANDIDATO A PREFEITO DA TERRA DE NINGUÉM, MARTINIANO, O POVO NÃO É BURRO E SABE QUE VC ESTÁ LENDO ESSES COMENTÁRIOS?

    VAI CORRER DO PAU? VAI AFROUXAR? QUEM CALA CONSENTE. E VC JÁ TÁ MOSTRANDO PRA QUE VEIO.

  12. Gustavo A. Gomes disse:

    TODOS OS ANOS DESDE QUE O MUNDO É MUNDO A CUT FAZ FOLHINHA. O CALENDÁRIO ANUAL É DE PRAXE NA INSTITUIÇÃO. DESSA VEZ, NOSSO PRESIDENTE, QUE É VALENCIANO, RESOLVEU HOMENAGEAR TRABALHADORES DE SUA CIDADE. LIDERANÇAS DA AGRICULTURA FAMILIAR, PROFESSORES, LÍDERES RELIGIOSOS QUE FAZEM PARTE DO DIA A DIA DA GENTE, ETC. TÃO NORMAL ISSO. DEVÍAMOS NOS ORGULHAR E NÃO PROCURAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO.

  13. NICE disse:

    O crescimento dele incomoda muita gente e vai incomodar muito mais!

  14. Luana Figueiredo disse:

    Pelegrini, recebi um telefonema agora de um amigo me informando que seu Blog estava falando de mim. Não deveria me manifestar sobre um sujeito que não se identifica. Mas vamos lá, estou aqui trabalhando e paga pela população e tenho sim que responder pelos meus atos.
    Acho que o MP de Valença tem mais o que fazer do que ficar dando atenção a essas alegações infundadas. Mesmo assim, atenderei prontamente se for convocada. Além de coordenadora de atendimento a rede, a ASCOM da Secretaria da Educação do Estado da Bahia me incumbiu fazer a assessoria no Baixo Sul: reproduzir notícias, releases, fazer matérias regionais, etc. Faz parte da minha extensa lista de atribuições. Estou exercendo minhas funções pelas quais sou paga. Como servidores públicos, temos que sempre que dar satisfação do que estamos fazendo. Não cito nenhuma instituição ou candidato nas matérias, até mesmo por que tenho aval da ASCOM da SEC para publicá-las. Se existe alguma relação subliminar entre os resultados do nosso trabalho aqui na DIREC com a política, não tenho como evitar. No processo de comunicação, sou emissora e não tenho controle absoluto das sensações dos receptores. Dessa forma, fico tranquila pela forma que conduzo meu trabalho. Não vou parar de divulgar as notícias porque é minha obrigação, até porque elas refletem o que fazemos no dia a dia.
    No mais, estou das 8 às 13 e das 14 às 18, à disposição para esclarecimentos, na sala da COARE, na seda da DIREC-05, ou no telefone (75) 3641-2020.

  15. Luana Figueiredo disse:

    Pelegrini, esqueci de comentar que as todas as notícias podem ser acessadas pelo Blog da DIREC-05, onde reproduzo tudo que envio à imprensa. Se der, divulgue:

    http://www.direc05.blogspot.com

    Grata pelo espaço.

  16. Lúcio Cardoso Santos disse:

    Então quer dizer que alguém ainda se assusta com o jeito petralha de fazer politica?
    Grande novidade!

  17. A VERDADE SOBRE O PT NO BRASIL disse:

    Este é o reflexo do governo do PT no Brasil.

    “Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso”. (Albert Einstein)

    SEM SEGURANÇA
    Hoje, quem tiver dinheiro para pagar advogado e fiança não fica preso em cadeia. Se continuar em vigor a nova lei penal, em breve a cadeia transitória estará vazia e as ruas cheias de ladrões, assaltantes, estupradores e criminosos organizados. Desse jeito, onde nós iremos parar? Eu só queria saber.

    NO PAÍS DA CRACOLÂNDIA
    São assassinados por ano no Brasil, segundo o Ministério da Justiça, nada menos que 50 mil pessoas, média de 136 por dia, índice de guerra civil. São vítimas, em sua quase totalidade, do crime organizado, que tem no tráfico de drogas o seu epicentro. Na guerra do Iraque, a média diária era de 35 homicídios de civis por dia, segundo dados divulgados pela ONU ao final do conflito. Os dados brasileiros são de 2010, e não são isolados: a média aterradora prevalece há alguns anos.

    MAIS ESPANTOSO
    É a indiferença com que é visto e tratado no meio político. Em qualquer país que se preza, essa seria a prioridade das prioridades, sobretudo se considerar que a maioria das vítimas é de jovens e pobres, e os partidos, sem exceção, proclamam-se paladinos na luta contra a injustiça social.

    ATUALMENTE
    O governo bradou contra a invasão da Cracolândia pela polícia de SP, um espaço urbano em que o vício suicida do crack era exercido a céu aberto. Uns bradaram contra a intromissão da polícia; outros a atribuíram a propósito eleitoral. Que fosse: nesse caso, as eleições estariam servindo para alguma coisa, além de cenário para demagogia.

    PUBLICIDADE
    Os gastos com publicidade no país, em 2011 alcançaram R$ 88,3 bilhões, segundo dados do Monitor Evolution, do Ibope. A TV aberta abocanhou 53% do bolo publicitário, Os jornais ficaram com 20% das receitas. TVs por assinatura 8,3% e as Revistas com 8,1%. Internet 6%.

    EDUCAÇÃO PEDE SOCORRO
    Os erros do Enem, falta de vagas em creches, dificuldade para matricular os filhos em escolas perto de casa, a municipalização do ensino, e problemas de segurança mostram as dificuldades de quem deveria ter maior apoio por parte das autoridades e dos governos: Federal, Estadual e municipal. Espero que a gestão de Aloízio Mercadante à frente do MEC seja mais produtiva do que foi a de Fernando Haddad. É urgente elevar a qualidade do ensino.

    O ASSUNTO É MENSALÃO
    É inacreditável que um assunto de extrema relevância e que há anos está parado nas mãos do STF (Supremo Tribunal Federal) corra o risco de prescrever por falta de julgamento. Afinal, o que querem os senhores ministros ao procrastinar o assunto?

    AUTOMÓVEIS
    Carros fabricados no Brasil não pecam somente pela falta de itens de segurança. Qualquer modelo lançado na Europa, quando aqui chega, é fabricado em “versão diferente”, inferior, a preços maiores. Lá, os itens de série são vários. Aqui, quando existem, aparecem como opcionais. As montadoras começam oferecendo veículos com airbags, freios ABS e ótimo acabamento. Passam os alguns anos, entram no esquema brasileiro: os preços não baixam, mas os carros são, pouco a pouco, “depenados”. O que era equipamento “de série” passa à opcional, levando o preço de um carro popular, com todos os itens de segurança e relativo conforto, a níveis absurdos.

    SALÁRIOS DE JUIZES
    Pagamentos milionários a juízes de São Paulo se repetem no Rio de Janeiro. A folha do Tribunal de Justiça do Rio mostra ganhos de 40 a 150 mil reais mensais. Ao valor máximo legal, de 24.117,62 reais acrescentam-se penduricalhos legais. Os supercontracheques da toga fluminense, ao contrário do que ocorre no Tribunal de Justiça de São Paulo, não são incomuns. Os dados mais recentes publicados pela corte do Rio, referentes a novembro de 2011, mostram que 107 dos 178 desembargadores receberam valores que superam com folga a casa dos R$ 50 mil. Desses, quatro ganharam mais de R$ 100 mil cada – um recebeu R$ 152.972,29.

  18. pelegrini disse:

    Luana, na verdade o blog não falou de você, algum leitor fez uma observação (de forma mais calorosa) quanto ao que você divulga e cita o nome de Martiniano.

    Respeito você, sei da sua competência na sua atividade, porém não vi o comentário como uma ofensa, mas se você achar ao contrário pode se manifestar que nós deletamos o referido comentário.

    Abraço,

    Pelegrini

  19. Leitor para Gustavo disse:

    ACONTECE DR. GUSTAVO, QUE ESSE SUJEITO AÍ SÓ DAS AS CARAS EM VALENÇA NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO, E SUAS FOLHINHAS DA CUT TAMBÉM SÓ APARECEM AQUI NESSE PERÍODO, ISSO É COISA DE MALANDRO, COISA DE GENTE ESPERTA QUE ACHA QUE TODO MUNDO É BURRO.BURRO É ELE, QUE AINDA INSISTE EM SER CANDIDATO A PREFEITO DE VALENÇA SABENDO QUE NÃO TEM A MÍNIMA CHANCE DE GANHAR DEVIDO A SUA ANTIPATIA CRIADA AO LONGO DOS ANOS.

    JOGARAM LIXO NA VARANDA DA MINHA CASA QUE É LIMPA TODOS OS DIAS POR SINAL.

    VAI TE CATAR, SEU PUXA SACO.

  20. Hiltinho disse:

    kkkkkkkk, tomei uma decisão. Vou investigar quem é oposição a Martiniano na CUT e é nessa chapa que eu votarei.

  21. Paulo Mendes disse:

    Nada de mais! Não vejo problema em fazer uma folhinha e distribuir em valença.

  22. Hiltinho disse:

    Paulo Mendes – percebe-se que vc não é filiado a CUT pra ver seu dinheiro escorrer pelo ralo e está sendo empregado em campanha pra prefeito e também percebe-se que vc não entende nada de JUSTIÇA ELEITORAL pra achar normal isso. No mínimo vc acha normal o MENSALÃO, não é?
    Imagine o que virá pela frente se esse Martin levar a PMV. O que Cláudio e Ramiro juntos fizeram será apenas um pequenino café. Haja tambor pra bater.

  23. Clau disse:

    p/ Paulo Mendes:

    Vou citar Henrique Santos para lhe responder: “Espero que a justiça eleitoral tenha uma atenção especial para estes fatos, e uma coisa é certa, se antes eu pensava em votar neste sujeito, agora já decidi que não voto nele de maneira nenhuma, pois não se pode usar algo que é da coletividade para benefício próprio. Começou mal heim?”

  24. DECEPCIONADA! disse:

    Caro Pelegrini,

    Eu também recebi essa propaganda eleitoral e fiquei muito triste em ver o irmão ademilton Ferreira figurando como se fosse Pastor da Igreja na qual eu frequento, além disso em uma certa época encontrei com o mesmo na igreja e ele me disse que era Presidente do PTC, partido este dado por Ricardo Moura, que confiava nele e me pediu voto tanto para ele como Candidato a Vereador como para Ricardo Moura. Já tinha começado a trabalhar em prool dos dois, mas agora vejo que não devemos confiar nas pessoas mesmo sendo estas pessoas evangélicas, estou muito descepcionada, pois achava Adailton Ferreira um irmão em Cristo. O mundo está mudado mesmo para aqueles que leva a palavra de Cristo para muitas pessoas. Que Deus me dê forças para que eu nunca mais encontre esse rapaz na minha frente!

  25. Antônio Rodrigues disse:

    O RADIALISTA ADEMILTON FERREIRA É PASTOR? DESDE QUANDO?
    ELE TRAIU RICARDO MOURA FOI? QUE NOVIDADE?
    ELE É CANDIDATO A VEREADOR É?
    SERÁ QUE VAI GANHAR?
    MUDE DE PROFISSÃO MEU FILHO, POIS VC COMO RADIALISTA É PÉSSIMO!!!
    QUEM PEGAR ESTA PROPAGANDA PODE E DEVE ENTRAR COM PROCESSO COMO FALSIDADE IDEOLOGICA, VIU!!!!!!!
    SERÁ QUE ELE TEM CURSO DE RADILAISTA???? DESDE QUANDO???
    ONDE FOI QUE ELE CONSEGUIU??
    PERGUNTAR NÃO OFENDE!!!!!

  26. Silvio Cordeiro disse:

    LUANA,

    VC É MUITO INTELIGENTE, MAS A CADA DEFESA SUA DEMONSTRA COMO ESTÁ COMPROMETIDA ATÉ O PESCOÇO COM MARTINIANO, VC ACABA DE CONFESSAR QUE ESTÁ COMETENDO CRIME ELEITORAL USANDO A DIREC, VC PODE ATÉ FAZER A DIVULGAÇÃO MAS DE AÇÕES PERTINENTES A EDUCAÇÃO E O QUE VC ESTÁ FAZENDO É USANDO A DIREC PARA FAZER POLÍTICA EM PROL DO SEU PADRINHO!!!!
    ISSO NÃO PODE MINHA FILHA!!!!!

  27. XÔ ENTENDER disse:

    Ademilton Ferreira dez o que afinal? ELE FEZ PROPAGANDA DE MARTINIANO? Está coligado ao PT? Quem pode me responder?

  28. ANONIMO disse:

    Ademilton Ferreira é Panchinho, aquele cujo programa é bem no estilo BOCÃO?

  29. IRMÃO CARLOS disse:

    CONHEÇO ADEMILTON FERREIRA MAIS CONHECIDO COMO PACHICO, PESSOA DE CARATER ILIBADO, SEI QUE O SEU APOIO SERÁ DE RICARDO MOURA, MAS ELE É FUNCIONÁRIO DA RIO UNA FM E PRECISA MUITO DO EMPREGO, SEI TAMBÉM QUE QUANDO ELE REVELAR A SUA PREFERÊNCIA DE APÓIO NO OUTRO DIA ESTARÁ DESEMPREGADO!!!!

  30. Pura Vingança! disse:

    Essa turma de Martiniano é vingativa mais do que a do saudoso ACM!!!
    VEXE MAINHA!!!!

  31. vixe mainha disse:

    Só se fala nisso. É uma sucessão de absurdos e esse bobo da corte ainda faz uma pergunta desse nível: E SE ELE ESTIVER PAGANDO E NÃO A CUT? Affffffffffffff, tem idiota pra tudo. Se esse calendário foi bancado pela CUT ou se ele estiver pagando, DÁ NO MERMO, pois está usando o nome de uma CENTRAL SINDICAL pra benefícios próprios. PRÁ FINANCIAR CAMPANHA POLÍTICA. Imagine o que não fará a frente da prefeitura.

  32. Leleco disse:

    EU HEM? Nunca vi disso, CUT

  33. Leleco disse:

    EU HEM? Nunca vi disso, CUT oferecer calendário só em Valença e ainda ter a foto do presidente estampada. E o pior, tem imbessil que acha normal. Tem eleitor pra tudo, viu, sei não.

  34. anonimo disse:

    se esse presidente ainda fosse o Denzel Washington, pelo menos as moçoilas ficariam felizes, mas tá bem longe disso, né? aposto que nem elas querem esse calendário.

  35. LEITOR PARA LELECO disse:

    Leleco, tem eleitor, tem otário, e blogueiro pra tudo, até pra postar essa bosta. kkkkkkkkk

  36. O ANALISTA disse:

    Esse comentário de Henrique está muito bem escrito e reflete uma análise baseada nos fatos. Publica-lo é sinal explícito de bom senso e inteligência do blogueiro. Parabéns a Pelegrini pela lucidez dessa publicação.

  37. Maquiavel disse:

    Essa turma do PT se orienta na Filosofia de Maquiavel – “os fins justificam os meios”. E pra ganhar, eles vendem a alma, levam dinheiro até na cueca, criam mensaões, quanto mais um INOCENTE calendariozinho da CUT, hehehehe. Pessoal, eles são muito safos. Depois acusam os carlistas de arrogantes e truculentos, hehehe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *