Festa do Dendê no Jiquiriçá

jequiriça No último dia 29/01, a Festa do Dendê, na Baixa do Jiquiriçá, consolidou a organização das associações rurais e do cooperativismo como grande vetor de desenvolvimento para Valença. Numa iniciativa inédita e de pleno sucesso, a Federação das Associações do Jiquiriçá, liderada por seus dirigentes Dílson Neves e Djalma Ferreira, e a Central das Associações da Agricultura Familiar de Valença, sob a direção de Adailton Francisco e Davi Morais, realizaram a Festa do Dendê, no formato de feira e palestras técnicas, com participação de diversas entidades governamentais e não governamentais. A CUT – Central Única dos Trabalhadores, através de seu presidente estadual, Martiniano Costa, foi uma das entidades que apoiaram a realização do evento, considerado um sucesso na integração de políticas públicas de valorização do pequeno produtor rural, especialmente o do dendê, através de uso do óleo como biocombustível pela Petrobrás.

A COOFAVA, que está liderando o incentivo ao dendê em Valença, através de sua diretoria, representada pelos agricultores José Alves e José Carlos da Luz, participou com stand ilustrativo do processo de produção do biodiesel a partir do dendê. Também participaram o Banco do Nordeste, a CEPLAC, a DIREC-5 – com o cadastramento para venda dos produtos da agricultura familiar para a merenda das escolas – a Prefeitura de Valença, a FETRAF, a CAR, representada pelo coordenador do projeto Produzir, Cláudio Queiroz, dentre outros.

Mais uma vez, Martiniano interage com a comunidade rural de Valença, destacando a nova fase de oportunidades que vem se abrindo para o município. Em sua fala, o presidente da CUT ressaltou: “Estamos consolidando uma nova forma de atuação sócio-econômica do nosso povo. Saímos do modelo pronto, tipo evento, para a articulação das parcerias locais, como forma de atrair a atenção do governo. São as políticas públicas construídas na base que orientam a ação governamental para priorizar os mais pobres e não ao contrário. Isso é uma conquista histórica do governo Lula, ampliada pela Presidente Dilma e pelo governador Wagner, que nós temos o compromisso de integrar e apoiar plenamente,” reafirmou Martiniano.

Ao lado da deputada estadual Neusa Cadore e do deputado federal Luiz Alberto, Martiniano destacou a presença das lideranças políticas ao evento, a exemplo da também deputada estadual Maria Del Carmem, como marca da atenção que desperta a  região de Valença, especialmente o Jiquiriçá e toda a zona rural do município, pela força da organização dos produtores através do associativismo e do cooperativismo. A convite de Martiniano, também prestigiaram a Festa do Dendê a presidente nacional da FETRAF, Elisãngela Araújo, e o diretor da FETRAF-BAHIA, Rosival Leite. (PT em Movimento)  

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Mary disse:

    Gostaria de parabenizar a iniciativa e a organização do evento: MUITO PRODUTIVO. Os produtores rurais mostram mais uma vez que sabem se organizar e produzir na base da coletividade.

    p.s. Triste apenas foi o fato da Prefeitura não ter patrocinado o evento e o “excelentíssimo” prefeito não ficar para a composição da mesa e os discursos. (Cá pra nós, acho q ele tava com medo de se questionado e …)

  2. É SÓ ALEGRIA!! disse:

    ENQUANTO OS PEQUENOS PRODUTORES SÓ FALTAM PINTAR O ROSTO DE PALHAÇOS PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO GOVERNO PARA RECEBER MIGALHAS A NOSSA PRESIDENTA DAR DE PRESENTE AOS PEQUENOS PRODUTORES DE CUBA A QUANTIA DE 70 MILHÕES DE DOLARES PARA COMPRA DE EQUIPAMENTOS AGRICULAS! SERÁ QUE O PT DE MARTINIANO ESTÁ ACHANDO QUE OS CUBANOS MERECEM MAIS DO QUE OS PRODUTORES DE VALENÇA E DO BRASIL???

  3. JOSÉ LACERDA disse:

    Os Pequenos agricutores de Valença terão todo o apóio em 2013 é só votar serto!
    RICARDO MOURA O NOSSO PREFEITO!!!!

  4. JOSÉ LACERDA disse:

    errata: é só votar Certo!

  5. anonimo disse:

    Josias mensaleiro não foi? E Claudio não tava… por agressão a sua m…?

  6. Homem de Bem disse:

    Se com essas caras eles estão em festa, imagine quando for velório!

  7. Predro Bô disse:

    Que foi que chegou com Marcelo Borges na festa do Dendê no mesmo carro?

    Perguntar não ofende!

    Predro Bô

  8. MANOEL DE ALELUIA disse:

    Olha povo de valença!!o TIO RAMIRO FOI o prefeito que mais conseguiu trazer deputados aqui em valença,na sua campanha veios uns 30,nenhum touxe nada de grande importancia para valença,ou mandou e o tio não soube maquiar,ou armengueiro como sempre,agora, MARTINIANO é um précandidato, e ja trouxe até agora uns 8 deputados em suas visitas as regiões ve valença,será quando prefeito de valença, vai ficar na enrrolação igual o atual prefeito?

  9. Lito disse:

    Pele é verdade que o nosso querido ex-prefeito mais uma vez se envolveu em briga domestica? Também soube que desta vez não tinha comandante amigo para passar a mão pela cabeça, como foi na Vila Operaria. Foi conduzido a delegacia e viu o sol nascer quadrado. Estou perguntando, ouvir falar na barbearia no sábado, não me comprometa.

  10. pelegrini disse:

    Lito, tô por fora, Aliás, qual é esse ex-prefeito? Foram tantos…

  11. Gerônimo disse:

    Lito – eu li essa resenha aqui no blog. Algumas pessoas comentaram. Se é verdade, eu não sei. Mas se for verdade, existe um BO (boletim de ocorrência).

  12. anonimo disse:

    Pedro Bô – quem chegou no carro com Marcelo Borges? O candidato dele a prefeito?

  13. Hiltinho disse:

    Claudio é o candidato de MARCELO BORGES? PENSEI QUE ERA IRMÃ RAQUEL.

  14. Os TRAIRAS DA BAHIA disse:

    Quarta, 01 de Fevereiro de 2012 – 00:08

    ‘Paralisação é uma responsabilidade de alto risco’, diz Marcelo Nilo

    O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL), deputado Marcelo Nilo, recebeu em seu gabinete, na noite desta terça-feira (31), um grupo de policiais militares que acampam na casa legislativa. Na ocasião, ele afirmou que a paralisação, além de colocar em risco a vida da população baiana, pode afetar a economia do Estado. Nilo relembrou a greve da PM ocorrida em 2001, quando o comércio foi obrigado a manter as portas fechadas por temer assaltos e arrastões. No encontro, que durou cerca de 35 minutos, o presidente da Associação de Policiais, Bombeiros e Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marcelo Prisco, garantiu que a invasão à AL será pacífica, sem a intenção de alterar o funcionamento da casa. Prisco aproveitou para criticar a postura do governador da Bahia, Jaques Wagner, que não cumpriu com a Lei 7.145/1997, sancionada pelo ex-presidente Lula. “A polícia está enxugando gelo. Só este ano foram seis policiais militares mortos. Wagner está descumprindo a Lei”, reclamou

    bahianoticias

  15. Lito disse:

    Pele foi aquele famoso da COLHER DE PAU. Não quero citar nome por que já estou com pena de ver você responder tantos processos. Sou seu amigo e não quero deixar de comprar picolé para comprar artesanato de palito. Para esses caras de pau tudo é ofensa, a única coisa que não ofendem eles é meter a mão no dinheiro publico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *