BOMBA! BOMBA! BOMBA! BOMBA!

 

CANSADO DE ASSISTIR AOS DESMANDOS E OUTRAS IRREGULARIDADES QUE ENVOLVEM A EXAGERADAMENTE LONGA RESTAURAÇÃO DA IGREJA E CONVENTO DE SÃO FRANCISCO EM CAIRU, O FREI LUCAS DOLLE, COM MUITA CORAGEM, RESOLOVEU DENUNCIAR A OBRA JUNTO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, DILMA ROUSSEFF.

LEIA ESTE DOCUMENTO EXCLUSIVO!

Cairu – BA, 1º de Novembro de 2011 (Dia de Todos os Santos).

A Sua Excelência

A Doutora Dilma Rousseff

Presidente da República Federativa do Brasil

Palácio do Planalto

Brasília – DF

URGENTE

Referência: pedido de socorro para salvar monumento nacional imerso em irregularidades relativas a obras paralisadas que, promissoramente, estão sob apuração do Ministério Público.

Excelentíssima Senhora Presidente da República,

Há quase 2.000 (dois mil) dias assistimos a ampliação das incertezas referentes à restauração e revitalização do monumento nacional denominado de “Igreja e Convento de Cairu” na Bahia. Imóvel da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil com projeto de resgate aprovado pelo IPHAN e patrocinado pela Petrobrás. Assim, os religiosos e o povo do único município-arquipélago do país desejam uma solução definitiva para essa agonia que, hoje, resulta na suposta aplicação de muitos milhões de reais. Tudo sem que a proporcional realização de obras seja testemunhada pelos cairuenses e por milhares de turistas que nos visitam todos os meses.

Existem, sem dúvida, problemas de gestão da construtora, omissão severa da organização proponente do mecenato e conflito intenso entre esses agentes privados. Eles receberam um voto de confiança dos seus auxiliares de governo, na área da cultura, para realizar esta intervenção de relevante envergadura para a memória do Brasil e, como poderá apurar Vossa Excelência, não souberam honrar tal missão. Existem, também, ações trabalhistas contra os executores das obras, muitas denúncias de ex-trabalhadores e flagrante falta de fiscalização do IPHAN e da Petrobrás que, inclusive, admitem a continuidade de serviços embargados (bens artísticos). Neste contexto absolutamente adverso, surgiu um Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público Federal através de Portaria n.11 de 19/05/2011 em Ilhéus – BA (Processo n.1.14.001.000222/2010-5). Procedimento que merece toda a nossa atenção.

Pedimos, então, Presidente Dilma, que nos socorra com a máxima urgência mandando apurar as irregularidades, punido os culpados e determinando que uma nova ordem técnica e administrativa substitua aquela que hoje lá existe. Arranjo exaurido por má gestão que agoniza sem que ninguém possa entender os fatos, a intermitência das obras ou obter transparência para a aplicação de tanto dinheiro público. Condições que afrontam tudo que podemos admitir como razoável, tolerável e legal.

Enviamos esta mensagem com cópia para a Ministra da Cultura, o presidente da Petrobrás, o presidente do IPHAN, o procurador Eduardo Ribeiro Gomes El-Hage e todos os amigos que possam colaborar na ratificação dos pedidos acima formalizados. Permanecemos confiantes e estimulados pelos exemplos de combate aos maus feitos que tem a senhora empreendido na sua gestão.

Respeitosamente, Paz e Bem, ( Blog do Dimitri)

pelegrini logo

Você pode gostar...

36 Resultados

  1. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!! disse:

    “Há muito que circula no meio cultural a informação de que as obras de restauro da Igreja e do Convento franciscano de Cairu estavam servindo para patrocinar a CAMPANHA ELEITORAL DE DETERMINADO CANDIDATO DA SITUAÇÂO . Essa carta vai certamente dirigir o foco das atenções para isso, e quem sabe, não acredito, gerar investigação e punição dos corruptos. Na Bahia há muito que descobriram o filão das obras de restauro para o descaminho do dinheiro público. A primeira medida tomada para facilitar esse desvio é contratar empresas e profissionais sem qualificação para um restauro sério, responsável e científico. Com essa prática ficam comprometidos o tão defenestrado erário público e o patrimônio que sofre uma destruição, uma descaracterização pelo mau restauro, para não dizer pelos “armengues”.

  2. RAILTON RAMOS disse:

    MÉRITO DA QUESTÃO

    PELEGRINI,

    Sem querer entrar no mérito desta questão, gostaria de registrar que as obras de restauração e revitalização do monumento “Igreja e Convento de Cairu” tratam-se de ações do Ministério da Cultura e IPHAN, com recursos da PETROBRAS.

    Vale lembrar, que a Prefeitura de Cairu é “apenas” responsável pela grande restauração da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a qual é realizada com recursos próprios.

  3. Bárbara, outra musa de Chico Buarque disse:

    Raílton – se o Ministério da Cultura esta nesse projeto, é problema na certa. Ana, que não é a Ana de Amsterdam, musa da canção de Chico Buarque e sim a Ana Buarque, sua irmã, tem algum interesse nesse processo de restauro? Pq se não tem, peça ao frei pra rezar muito, pq ele vai precisar de um verdadeiro milagre. De resto, só chorando pelo LEITE DERRAMADO (livro de Chico Buarque autorizado para tradução em outros idiomas).

  4. Da turma do Mensaleiro disse:

    Como é bom viver aqui,

    se esse candidato da situação está sendo financiado pelas obras de restauro, então o ministério da cultura/iphan (Ana Buarque) e a petrobras (José Sérgio Gabrielli – dizem, candidato a governador do pt em 2014) estão sabendo e apoianado esse desvio. eu queria saber quem é esse “escolhido”. você não pode dizer?

  5. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Companheiro Mensaleiro,

    Desvio em obras publica não é novidade aqui no Brasil, quanto o beneficiado com esse desvio no Convento de Cairu eu não sei, por que apenas copiei um comentário feito no Blog do Dimitri. A única certeza que posso afirmar é que o beneficiado não sou eu.

  6. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Saia de baixo Railton!

    A carapuça coube? Também vale lembrar que as denuncias feitas pelo Frei em relação ao desvio do erário é a mesma empresa que estar fazendo A GRANDE RESTAURAÇAO DA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Saia de baixo rapaz o todo poderoso não vai ficar satisfeito com você, tem determinados assuntos que é melhor abafar se não logo-logo vão questionar também as empresas que prestam serviço nas áreas de transporte ( de um mega e bem sucedido empresário de Valença), da coleta de lixo, das geniosas licitações da construção civil e pior de todas dos eventos, essa sim da pano pra manga.
    Não entre em apertado o coronhé pode nao gostar, também vossa excelencia se acha o dono da razão.

  7. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    Pelegrini, neste assunto tão pitoresco, gostaria da sua opinião. Ou só em Valença as mazelas da corrupção existem?

  8. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    8 milhoes ( Obra do Oonvento)

    3 milhoes ( Obra da Igreja Matriz de Cairu)

    Total de 11 milhoes de reais, nosso a serviço dos deuses.

    11 milhoes, noves fora?

    Salve o rei do Baião!

    Salve Luiz Gonzaga!

    Só tem até venha a nós, nas contas do seu rosário.
    Cumpadre fique quieto vai por mim.

    Vamo lá que eu tô contando separando direitim .

    Uma pra mim, uma pra mim, uma pra tú, outra pra mim.

    Uma pra mim, outra prá tú, uma prá mim, Outra pra mim…

    Valei-me Nossa Senhora do Rosário!!!!!!!!!

    Valei-me Sao Benidito!!!!!!!!!

  9. Railton Ramos disse:

    TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO…

    O tal “COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!!” não deve morar em Cairu e, se mora, deve sofrer horrores com as realizações das gestões do prefeito Hildécio Meireles equipe.

    A cada praça inaugurada, a cada colégio modelo em pleno funcionamento, a cada cheque solidário em apoio às famílias carentes, a cada bolsa universitária promovendo a autonomia dos nossos jovens, a cada salário do servidor pago em dia e até mesmo a cada paciente salvo pela superestrutura de atendimento emergencial implantado em todas as ilhas… esse cara de morrer de inveja… por se achar incompetente e se morder todos os dias de raiva por CAIRU ter hoje uma administração MODELO.

    Vaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

  10. Railton Ramos disse:

    MODELO…

    Por falar em MODELO, os modelos de execuções das restaurações do Convento de Cairu e da Matriz de Nossa Senhora do Rosário são muito diferentes…

    Um passa pela burocracia do regime federal… o outro se beneficia da autonomia financeira, e aplicada com seriedade, de um município da região.

    Esta realidade deve ferir profundamente os incapazes, como este fantasma, escondido em máscaras, que se auto-inferioriza com o pseudônimo “COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!!”.Viver aqui é tão bom e real, que ele não acredita…. pois simplesmente não sabe o que é VIVER!

  11. Uma problema das ANAS disse:

    ABAIXO ANA BUARQUE e também ANA DE AMESTERDAM.

  12. avisa lá disse:

    que a dilma não é doutora. o fernando henrique sim, mas a dilma não.

  13. da GAMBOA disse:

    RAILTON RAMOS, FEROS DEFENÇO,DO GORVENO COMO E BOM VIVER AQUI,TODA CAIRU SABER QUE ELE E UM DOIS FANTASMA DA CAMARA MUNICIPAL.ELE EM VEZ DE TENTA DESVALORIZA AS DENUNICAS DE COMO E BOM VIVER AQUI,DEVERIA FALA DOS CONTRATOS DE TRANSPORTE DE ANDRE PT DE VALENÇA MILHONARIOS COM DANIEL, LIMPEZA URBANA MILHONARIA DE DUDU E OUTROS, FESTAS FABULOSAS DE DORI DO RENOVA VALENÇA E O FILHINHO DO PAPAIIIIII. E NEN VOU CITA A GASOLINA DO IRMAOOO DO PF MAIS AS COMIDAS DO CUNHADAOOO….

  14. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    O venerável, senhor dos senhores cuidado que já estão falando em Policia Federal e essa não é brinquedo não. Falando em progresso agora é pra valer o povo de cairu vai comer praça. Hahahahah!!!!!!!!!
    Conselho e água só se dá a quem pede. Caia fora Railton, não responda a esse cairuense realista não porque o neto de coroné vai ficar puto com você, ele acha melhor botar panos quentes nessas polemicas. Se provocar começo falando do posto de gasolina. Viu!!!!

  15. Railton Ramos disse:

    POR MIM…!

    Você pode falar do que bem entender. Cairu é administrada dentro dos princípios legais.

    Agora, seja “HOMEM, se identifique. Não costumo dar muita conversa a quem se esconde em pseudônimos.

    Tenho nome, endereço, telefone e opinião própria. E você!? Ah você… enquanto estiver escondido debaixo da saia da oposição desorganizada não passará de um covarde. Daquele tipo que bate de forma irresponsável e que, por isso mesmo, não tem honra e nem coragem para cunhar sua identificação em seus comentários.

    Vista-se com nome de gente e apareça!

    Não debato com fantasmas da ópera dos derrotados!

  16. pelegrini disse:

    Concordo com Railton, acho que quem sabe alguma coisa tem que se identificar e ter coragem de falar, aí sim, dá mais credibilidade. Por enquanto reterei os comentários desse que aqui posta sem se identificar.

  17. DA GAMBOA disse:

    fantasmas da ópera dos derrotados!

    MUITO BOM PARA UM FANTASMA DA CAMARA……………..

  18. COMO É BOM VIVER AQUI !!!!! disse:

    Oredem superior

    Isso ai Railton já foi chamado à atenção pelo neto de coroné ou pelo primeiro ministro? Não falei que logo você seria impedido de falar comigo, cai fora dessa rapaz isso é coisa pra peixe grande, não é para pipira não.
    Partir em retirada às vezes é sempre uma grande alternativa. Quanto a me identificar Pelegrine não posso porque o prefeito modelo é filho de militar e mantém o perfil ditador e perseguidor do militarismo, da ditadura e eu moro no município e tenho um pequeno comercio e eles são capazes de jogar ate sal nos escombros para nem mato mais nascer. Pelegrini por obséquio retire o comentário do pseudônimo “de Gamboa” para não macular a imagem do pavão, ele é tão bonzinho.
    Pra você Railton que é bom de musica, vou cantar pra você.
    Volare, oh, oh, CANTARES, oh, oh, oh, oh,

    Nel blu di pinto di blu, felice di stare lassù
    E volavo, volavo felice piu in alto del sole
    Ed ancora più su
    Mentre il mondo pian piano spariva
    Lontano laggiù
    Una musica dolce suonava sol tanto per me

    Volare, oh, oh, CANTARES, oh, oh, oh, oh,
    Nel blu di pinto di blu

    Compositor: Andre Hazes (da musica, pra daqui a pouco a “suati” que toma conta do pavão não querer pegar o rapaz)
    Pelegrini se precisar retirar meu comentário não se preocupe eu entendo como essas coisas funcionam.

  19. Jorge Almeida disse:

    Realmente é um absurdo pessoas que não tem o minimo de carater querer se esconder “anônimo” para denigrir a imagem de uma administração que tem como base a ética, é o gerenciamento do dinheiro público com lesura. por causa dessas coisas que torço para que volte os tempos da ditadura!

  20. Dedo duro disse:

    Railton. Se existe algo podre nesta administração de Cairú por que esconde-la? E se você for fantasma para que defender os vampiros que sugam o dinheiro público nesta construção federal? Eu acho que a carapuça fica na cara de quem faz.

  21. Dedo duro disse:

    O nosso amigo Jorge Almeida deve ser o pai do coroné ou o jorge de jesus que nem sabe o que está dizendo, se escondendo também atrás de nick. Meu amigo eu vivi a ditadura e poderia ser um do cemitério de Perus. O primeiro a morrer seria você por está criticando ou defendendo alguem. Seria um ideologista e preso como subversivo, mas, tudo bem, você defende sua têta e com toda razão.

  22. Faraó disse:

    Prezados, pq Railton não cita dos próximos laços entre o Prefeito e a empresa que toma conta das obras e principalmente que a Irma ou cunha do prefeito é a apontadora do empresa no município? Sem falar que muitos dos trabalhadores que ali estão foram indicados pelo prefeito? Fala Railton fala…..

  23. JORGEALMEIDA disse:

    DEDO DURO VOCÊ DEMONSTRA REALMENTE QUE UM VERDADEIRO X9, QUE VIVEU A DITADURA DO LADO DOS CORONÉIS, POIS VC NÃO TEM CORAGEM DE SE IDENTIFICAR, QUERO TE FAZER UM DESAFIO, PROVE NÃO COM PALAVRAS PORQUÊ PALAVRAS O VENTO LEVA MAIS COM DOCUMENTOS O QUE VC ESTÁ DIZENDO, AI SIM VC SERÁ O SALVADOR! MAS SE VC CONTINUAR COM ESSA VALENTIA ATRÁS DE UM COMPUTADOR IREI NÃO MAIS DAR IMPORTÂNCIA E AI EREI TE CHAMAR DE VAGABUNDO!

  24. Dedo duro disse:

    vocês comilões do dinheiro público de Cairú se mostram mais ameaçador do que o chefe de voces por que será?
    Seria você por acaso descendente dos tupyniquins ou é laranja e tem medo de perder a têta?
    Nesta terra só existiu um homem…Aurelino Boca Rica.
    encerrarei por aqui devido você está baixando o nível, não pertenço a os rincões tupyniquins e nem defendo corrupção.
    Você gostava da ditadura porque podia botar a mão no dinheiro público e ninguem ficava sabendo.Caro amigo ou inimigo, se esse é o seu nome mesmo, mande o rg para eu confirmar quantos processos você tem na justiça, então terei certeza que este Jorge não é o maluco de Valença.

  25. Parente disse:

    Conheci seu blog hoje porque não sou muito internauta. Sobre as questões cairuenses posso afirmar que o que mais existe é troca de favores, nao sei aonde está o ministério público que diante de tantas denúncias não se manisfesta, mas também quem pode, hoje, confiar na justiça? Por isso não me identifico. O que posso afirmar é que o gestor está se sentindo o dono do mundo, segundo ele elege até poste ou coqueiro em Cairu, vamos ver qual dos dois será eleito!
    Em breve, dependendo das circunstâncias, me identificarei.
    To ligada.
    Sobre RAILTON, digno de pena, se contenta com migalhas.

  26. PEDRO ALBERGARIA disse:

    Fazer acusações sem provas é realmente fácil, o dificil é provar, “dedo duro” uma especie de moleque de recado daqueles que não consegue GANHAR no voto fica se escondendo! Tenha coragem rapaz, seja homem uma vez na vida. Enquannto esta senhora ou senhor “parente” o Sr. Railton é um dos mais competentes na sua área da região e tem como lema a ética e a transparência em tudo que faz, conheço e sei do seu potencial, quando se refere a migalhas é porque vc está doida para que o outro lado ganhe para que os grãos sejam multiplicados para a sua conta bancaria seja polpuda.
    2012 vem aí, e o candidato da situação vai dar um banho naqueles que só sabem ganhar com infâmia dos homens de bem.

  27. perguntador disse:

    kakakaka, bizarro, muito bizarro esse comentário. o prefeito de cairu deve ser muito burro se declarou mesmo que elege poste ou coqueiro e railton é muito inteligente pra ser digno de pena. quanto as migalhas, é bom que ele se contente com elas, pois railton está bem acima do peso, ikikikikiki. mas uma coisa eu concordo com esse parente, não se pode mesmo confiar na justiça. pelo menos eu não confio. ainda mais quando o ministério da cultura desse governo petista, cheio de corrupção.olha os exemplos do ministério do trabalho e a maestrina dilma, vendo paisagem estava, vendo paisagem continua.

  28. perguntador disse:

    railton, vc como um bom jornalista deverá fazer uma matéria sobre esse descaso que o religioso se refere e que vc aponta a parceria do ministério da cultura e iphan como responsáveis pela obra. faça e poste no dend~e news e aqui no blog de pelegrini.

  29. anonimo disse:

    hoje li no jornal a tarde que amanhã será lançado em salvador um livro com fotos de cairu patrocinado pelo empresário luiz mendonça. deve ser muito bonito.

  30. COMO É BOM VIVER AQUI disse:

    Pelegrini, o blog de Dimitri postou outra perola, pede A Railton ficar de fora desta se nao o neto de coroné degola ele.

    PERGUNTAR NÃO OFENDE

    Quais reminiscências ligam as majestosas chaminés cônicas do palácio de Sintra a do barroco Convento de São Francisco de Cairu? Por que a Odebrecht-Babybeef se interessou tanto em transformar o convento em hotel? Para acomodar o presidente vitalício de Angola? Projetos a la Sauípe no baixo sul da Bahia? Ou comovente preocupação de sustentabilidade, a milagrosa palavra fashion? Que ligações perigosas unem um grupo “ecológico-humano”, a bem nomeada ong Papamel, com capital de R$10 mil em 2006, aos mais de 6 milhões derramados pela Petrobrás desde 2007? Sendo 131 kms pela BA 250 de Cairu á Ipiaú, sede da dita ong, por que não se escolheu uma, também confiável, mais perto da obra? Não tem? Ou estão planejando um metrô entre as duas cidades? Por que as duas facções da diretoria estão hoje se digladiando que nem a Síria?
    Começada em 2002 com patrocínio do FDD (Fundo de Defesa de Direitos Difusos) do Ministério da Justiça, com gestão impecável, por que, de repente, ao descobrir gás perfumado em 2006 na Baía de Camamu, a Petrobras – via o hoje deputado/cantor Rosemberg Pinto, então responsável pelos patrocínios da dita estatal – resolveu investir na restauração do convento via Papamel? Por que a paulista Patrimoni, criada na véspera do derrame de mel substituiu o Studio Argolo, empresa acima de qualquer suspeita?

    Por onde anda o Paolo Pagnin, mítico restaurador italiano do Taj Mahal, de Notre-Dame de Paris, das Cataratas de Iguaçu e estrela mor do empreiteiro de medíocre currículo Orlando Ramos? Por que o nome de tão importante restaurador é impossível de se achar no Google? Quantos anos faltam para terminar a obra, sabendo que o primeiro projeto data de 2002 e que neste fim de 2011, a construtora, como presente de Natal, mandou todos os funcionários para casa por falta de mel para pagar o magro salário? Afinal quem ganha quanto? Alguém está pensando exportar laranjas da aprazível ilha? Não seria preferível mandar rosas, já que elas não falam? Ultima pergunta: Quando sai a conclusão do Inquérito Público do Ministério Público Federal?
    Diante de tantos informativos sobre a restauração, é impressionante que ninguem tome uma providência para minimizar o estrago que foi feito. Será que a gestão pública não é condescendente com toda essa patifaria? Precisa investigar!! Inclusive, porque a mesma empresa está fazendo o restauro da Matriz com recursos do município. ACORDE MINISTÉRIO PÚBLICO!!

  31. VALENÇA - CAIRU disse:

    DUAS CIDADES MAGNÍFICAS, PRATICAMENTE O CENTRO DO MUNDO, NESSA LAVAÇÃO DE ROUPA ANTI-ECOLÓGICA? PERAÍ. ESSE PAPO DE NETO DO CORONÉ É MUITO DATADO E JÁ ENCHEU. MUDA A MÚSICA COMO É BOM VIVER AQUI. Muda a música que essa ninguém aguenta mais dançar e muito menos ouvir. MEUS TÍMPANOS SÃO SENSÍVEIS.

    Acho o prefeito de Cairú PAVÃO sim, mas uma coisa é inegável, ele é um bom administrador e acredito, será um bom deputado para a região do Baixo Sul/Costa do Dendê.

  32. Parente em SEXTO GRAU disse:

    Qual é? Dizer que Raílton é digno de pena? Que viagem Parente. Raílton é inteligente, culto, bem informado e competente. Vc até pode dizer que ele é pago pra defender os interesses de Cairu via imprensa (seu ofício), e até, prá denegrir, dizer que é puxa saco, mas dizer que é digno de pena, isso não, não mesmo.

    Ninguém chuta cachorro morto.

  33. perguntador disse:

    railton é digno de pena pq se contenta com migalhas? então tá. já pensou se esse parente assume o lugar de railton? já pensou no banquete nababesco que ele vai se servir e se fartar? se ele fala tão mal da administração atual de cairu, assumindo o lugar dos atuais gestores, ele vai ABOCANHAR é tudo, ixi, é d e o d na ilha do rato.

    railton, fique com as migalhas, pois está provado que os magros vivem mais e com mais qualidade. vida longa a railton.

  34. Brukutu disse:

    vixe maria, o pau ta comendo.

  35. Anônimo disse:

    O que dizer da iterminavel obra do Prédio Novo da Câmara Municipal de Cairu, que ja dura mais de dois anos (Obrano Faraônica), com previsão pra mais 03 anos!
    Obra esta que por sinal deveria ser investigada pelo ministério público pois pela grandiosidade da referida obra já foram gastos nesses dois anos mais de duzentos mil reais numa obra que nunca acaba!
    Como se não bastassem, ainda cometeram um Crime Hediondo Contra o nosso Principal Monumento Histórico Religioso de Cairu:
    Tal obra Enconbriu a Visão da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, o que é um verdadeiro absurdo contra a nossa história!!!!
    ( O Antigo Prédio onde Funcionava a Cesta do povo e foi também da Câmara) era menor e não era o palácio enorme e interminável que Nunca Acaba!

  1. fevereiro 27, 2013

    […] Frei Lucas é aquele que, de forma corajosa denunciou à Presidenta Dilma as irregularidades que envolviam exageradamente a longa restauração da Igreja e convento de São Francisco em Cairu, que foi postado nesse blog. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *