O Cristo, a Eva e a sereia

adão e eva Por Irene Dóres

Para aqueles descontentes que vivem a reclamar que em Valença está faltando muita coisa, que as ruas estão esburacadas, a segurança está péssima, que deveria se fazer mais, prestem atenção; os sites e jornais da região atualmente não falam outra coisa senão nas grandes obras realizadas pelo prefeito nos últimos meses e a importância dessas obras para a comunidade aliada à necessidade que a cidade possui de tê-las. Não sabe do que estou falando? Vamos enumerar: primeiro o Cristo que acabou de ver um filme de terror fincado no Alto do São Roque e cuja proposta e humanizar os bairros; depois o Adão e Eva assentados na rotula do Guaibim informando que ali é o paraíso do amor; e por último a sereia de saia no Guaibim.

Na boa, confesso que não entendi a proposta do prefeito, (será que alguém entendeu?) vamos analisar ponto por ponto. Afinal de que forma uma estatueta de 15 metros fincada ao tempo vai humanizar um bairro? Eu e a torcida do Flamengo sabemos que a humanização de um grupo social é realizada através da educação e de programas sociais que agreguem conhecimento, desenvolvimento e conscientização e que acima de tudo possibilite a esse grupo utilizar esses conhecimentos adquiridos para o seu aprimoramento social e psicológico. Não me parece o caso ou função daquele Cristo de fibra de vidro bastante colorido e assombrado e que gastou muitas dezenas de mil reais para ser confeccionado, porque ele não custou barato, nem a mão de obra nem o material, e se houve alguém beneficiado com essa obra certamente não foi povo do bairro.

Outra coisinha monstruosa é aquele parque/éden na entrada do Guaibim com um Adão barrigudo e flácido e uma Eva que mais lembra no sem tido mais feio é claro, as bonecas gordinhas da Av. Ademar de Barros no bairro de Ondina em Salvador. A cobra Naja continua acentuando ao destoamento da obra e a arara então, dispensa maiores comentários. O chamamento descrito ao redor da obra completa a afronta culposa às mulheres da cidade, pois a intenção visualizada pelo estrangeiro pode ser de um lugar de se buscar mulheres para se divertirem sem nenhuma objeção. E para completar a desgracença é criada uma sereia de saias. Ufa nem sei se posso dizer que Valença bem que merece…

Bem, diante do “importante” investimento realizado pelo prefeito, resta ao povo que o elegeu perguntar e exigir as respostas do quanto tem sido feito em Valença referente às suas promessas de campanha. Há tantas ruas para ser calçadas, sinalização de transito para ser organizada, patrimônios históricos para ser recuperados e o governante do município gasta o dinheiro público pagando para construir bonecos para “enfeitar” a cidade. Quantas ruas teriam sido calçadas somente com o dinheiro do Cristo? Com o dinheiro do Adão e Eva aposto que teria dado para fazer o circuito elétrico do Teatro Municipal que continua ali a espera de um milagre.

Agora que a onda dos parquinhos passou a moda é estatueta gigante para gastar o dinheiro que deveria ser investido em benefícios para a população, mas a população não cobra, as associações de bairros não se manifestam solicitando a realização do que foi prometido em campanha, então o resultado é o de sempre, ruas sem calçamento, esgotos mal conservados e população ilhada quando chove e escolas municipais desorganizadas. É isso mesmo, do ponto de vista físico as escolas estão bastante danificadas, e não é por falta de dinheiro porque todos nós sabemos que o governo federal envia a verba da educação para todo município sem interrupção anualmente, assim como também manda para a realização de obras públicas, mas a população não sabe ou não se importa com seu direito de ver efetivadas as tais obras prometidas pelo administrador que recebe a verba do Governo Federal, mas nada realiza.

Diante de tamanha criatividade para “novas obras de arte” e do descaso com o patrimônio histórico e cultural que está abandonado na praça, por exemplo, não é de se espantar que até o próximo pleito eleitoral acontecer o tio mande confeccionar uma estatueta de si próprio com o indefectível chapéu branco. Mas eu tenho uma ideia melhor, o tio deveria mandar construir uma estatueta em tamanho natural da Marylin Monroe, aquela do filme “o pecado mora ao lado” ou da Elizabeth Taylor como “Cleópatra” e mandar assentar no meio da Praça da República, todavia, para que não corra o risco das beldades aparecerem fora de forma ou com cara de assombradas eu o aconselho a contratar a equipe do museu Madame Tussauds em Londres.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Pelegrini disse:

    Fantástico, Irene!

  2. Lucio Cardoso disse:

    Meu Deus!!
    E se o maluco gostar da ideia da estatueta de si proprio?
    So’ nao teria coragem de deixar o mesmo “artista” confecciona-la, com certeza contrataria outro melhorzinho.
    O cidadao que fez estas aberracoes que estao ai, toma o mesmo cha que o Sr. ramiro, doido igual a ele.

  3. um alguém de fora disse:

    não vi as estátuas, mas só de saber que são confeccionadas de fibra de vidro, fico perpfexo. quem dera que essa eva tivesse o charme das gordinhas de eliana kértsz, quem dera. engraçado, achei que esse adão era na verdade diogo álvares, o caramuru e a eva, paraguassu. xá prá lá.

    concordo com vc irene, se é para priorizar arte e cultura, sem dúvida o investimento na fiação elétrica do reatro municipal é prioridade. mas fiação não aparece, neh? é como esgoto, não aparece, mas de primeira necessidade.

  4. Miraldo disse:

    Irene gostei muito do seu texto, poderia fazer outros para o blog.

  5. pelegrini disse:

    Olha ai, Irene, o pessoal gostou do seu texto e está pedindo mais.

  6. Railton Ramos disse:

    TÁ REBOCADO, TÁ PIRIPICADO…!

    Nota Dez!

    Passei aqui pra descansar as vistas e deparo-me com esse texto perfeito. Eu tinha acabado de escrever o HORROR ADMINISTRATIVO IV, da série do dendenews.com, falando das aberrações e descasos que são planejados e executados na área da educação da prefeitura de Valença, mas IRENE DÓRES com esse texto reflexivo-delicioso instalou o que ninguém conseguiu dizer até aqui sobre o cristo, adão e eva, a sereia etc…

    Parabéns, menina!

    Lá no http://www.dendenews.com o título vai ficar assim: “HORROR ADMINISTRATIVO IV – O Cristo, a Eva e a Sereia no colóquio entre IRENE DÓRES e os nossos leitores…”

    Valeu, Pelé!

    Descansei as vistas e ganhei o DIA!

  7. Lúcia disse:

    Parabéns Irene, texto como esse deveria ser lido nos meios de comunicação de nossa cidade, ou até mesmo na Bahia.Quem sabe assim o “Tio” não raciocina.
    Tanto dinheiro investido nestas estátuas sem sentido.Enquanto isso a nossa cidade faz vergonha de buracos, violência e tantas coisas mais.

  8. Isaías disse:

    Um verdadeiro desrespeito a contraditória lei de um país que se diz laico: A exposição de representações religiosas (pior ainda quando são debochadas e mal feitas) em espaços públicos…

    Só mais uma contradição para a coleção Valenciana. De tão acostumada e cega, não me surpreenderá se sucumbirmos ainda mais fundo nas próximas eleições.
    Nada mais me surpreende!
    “Quando acabar, o maluco sou eu!” (Raul Seixas)

  9. Karine Leite disse:

    Sou suspeita de falar sobre as crônicas de Dóres. Trabalhamos juntas e rimos juntas com o seu estilo de alfinetar com classe em suas crônicas.
    A quem interessar, visite o seu blog e leia ” Pedro, o carteiro “.
    A propósito, tenho uma sugestão de estátuas: um monte de astronautas confeccionados em fibra e ao lado de cada cratera da cidade com um balão dizendo ” Houston, temos mil problemas” . Hehehehehehe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *