Arquivo Mensal: fevereiro 2013

Vereador adailton participa da reunião da CDA, com a deputada Neuza Cadore do PT

image Nesta quarta feira (27), o vereador Adailton Francisco participou de uma reunião importante na CDA em Salvador, na oportunidade foram apresentadas demandas das questões fundiárias do município de Valença levantadas na plenária do mandato que foi realizada em janeiro deste ano. A deputada estadual Neusa Cadore do PT solicitou a referida reunião e participou da mesma. O Sr Raimundo Leopoldo Frota Mont’Alverne Coordenador de Ação Fundiária da CDA(Coordenação de Desenvolvimento Agrario) apresentou a programação de medições para o ano de 2013, com uma meta de realização de 15 mil titulações em 90 municípios. Para nossa surpresa Valença não está nessa relação. Verificamos uma relação de nomes de agricultores que estão com títulos prontos e não foram pegar. A deputada solicitou a inclusão do município nas próximas programações e se comprometeu em conversar com o governador sobre a necessidade de mais apoio a CDA, já que alguma política publica para a agricultura familiar depende do titulo da terra.

Participaram também da reunião Ricardo Hage do PT, vereadores, prefeitos e lideranças dos municípios de Serrolândia e Pintada

Os moradores da Avenida Tancredo Neves pedem troca de lâmpada

image Aproveitando o blog como um importante canal entre a população e a prefeitura, enviamos pleito para solução de mais um problema que se arrasta desde a gestão anterior. Parece simples de resolver, necessitando apenas de um "toque" como o de Milena em relação à rua do comando. É só uma lâmpada.

Então vamos à tentativa: este poste fica localizado numa das avenidas mais movimentadas da cidade, passagem de praticamente todos os veículos da cidade pelo menos 01 vez por dia. Trata-se da rua de ligação entre quem vem de um lado da ponte para o outro e a via principal para saída de Valença pela BA 001. O poste do meio da Avenida Tancredo Neves já está apagado desde o ano passado, já fazendo aniversário. A DIREC funciona à noite até às 22 horas e fica localizada bem em frente ao poste e a rua fica um breu total. Passantes, moradores e os funcionários deste órgão sentem-se inseguros. Nem deu pra tirar a foto à noite pq ninguém iria enxergar muita coisa e seria difícil identificar o local. A iluminação da rua fica por conta das luzes da vizinhança, o que não melhora muito.

Pedimos acionamento da empresa responsável pela troca da lâmpada.

Luana Figueiredo

Ações sobre os vendedores ambulantes

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, com o secretário Ademir Costa Souza, em reuniões sendo feitas parcerias com diversas outras secretarias, como por exemplo: Infraestrutura, Ação Social, Planejamento; Agricultura; A Vigilância Sanitária; Tributos; Vereadores; a administração do município; o Srº José representando a associação dos camelôs, o Srº Joailton Manoel, sempre visando à legalidade e humanização do processo, foram tomadas algumas decisões em relação ao comércio informal praticado pelos ambulantes, que ficou acordado as seguintes ações a seguir:

· Foi feito o cadastro dos camelôs, onde temos o total de 80 vendedores informais já cadastrados;

· Será feita a marcação e remoção dos camelôs para onde ficam as kombis, ao lado da Cofel;

· Serão feitas barracas estruturadas e padronizadas com o tamanho de 1,20 x 1,5;

· Cada ambulante terá que se cadastrar como Empreendedor Individual e em cooperativas ou associações;

· Cada ambulante terá um alvará de funcionamento, e caso não esteja cumprindo todos os segmentos exigidos, este alvará será caçado;

· O local terá uma cobertura de proteção;

· Será criada uma regra de conduta junto com eles para convivência no espaço público;

· No espaço onde estão situadas as kombis, ao lado da Cofel, só serão permitidos cinco pontos de embarque de passageiros, e as demais serão locadas para a rua Marita Almeida que ficarão organizadas em ângulo;

· Todos os vendedores de frutas e verduras que estão situados no centro da cidade serão locados para a feira;

· Ficou decidido a não entrada de novos camelôs na cidade, incluindo no período da Festa do Amparo;

· Todos os vendedores ambulantes de peixes terão que ir para o mercado do peixe;

Serão oferecidos cursos de capacitação, isso com parceria entre a ACE/CDL e Prefeitura Municipal de Valença

Assessoria da Secretaria de Industria, Comércio e Ações

VEREADOR ADAILTON FRANCISCO (PT) REALIZA REUNIÃO COM CLAUDIO QUEIROZ NA CAR

imageVereador Adailton e Claudio Queiroz

Adailton Francisco esteve na CAR nesta quarta feira (27) com o coordenador do Programa Produzir Claudio Queiroz, o vereador apresentou uma lista de demandas de projetos das comunidades rurais do município de Valença e verificou a situação de alguns projetos que estão em andamento na CAR. Segundo Claudio Queiroz,o orçamento do Estado será aberto em março e alguns projetos que estão prontos serão conveniados no próximo mês,aqueles que foram conveniados os recursos estão depositados na conta das associações conveniadas.

Após a chegada de Claudio na CAR, a região Baixo Sul recebeu muitos projetos do Programa Produzir, em Valença tivemos nos últimos dois anos 06 convenios de mecanização agrícola, 03 convênios de pontes, 02 rodões, 01 convenio com a Colônia de pescadores e outros projetos que foram aprovados e serão conveniados no próximo mês(trator,ponte,fabrica de polpas,sistema de água e capacitações).Parabenizamos Claudio e toda equipe da CAR pelo bom trabalho que estão desenvolvendo a frente dessa instituição.

NETO, NA LUTA PELA COBRANÇA DO IPTU

image

“Faço esse trabalho porque sei fazer e gosto, tomei vários cursos para me capacitar”, Neto

Ontem fui até a Receita Municipal de Valença para tirar uma dúvida do meu IPTU, que estava sendo cobrado em dois DAMs (Documento de Arrecadação Municipal). Conversei com um dos chefes da receita, Neto. Ele me disse que a prefeitura havia desmembrado o IPTU do nosso imóvel. A parte do comércio foi separada da casa para que o comércio tenha o seu IPTU próprio. Esclareceu que todo comércio precisa ter documentos de IPTU para casos de solicitação de documentos junto a Receita Federal e JUCEB.

É verdade, o nosso contador quando nos solicitou relação de documentos de nossa empresa, pediu cópia do IPTU do imóvel. Interessante é que, a prefeitura já estava fazendo isso desde 2011 e eu não sabia. Fui pra brigar, mas me convenci.

Louvável a atitude da prefeitura, (quando acerta a gente tem que falar também, não é?)afinal de contas já havia antecipado uma solicitação que eu iria fazer.

Gostei dos esclarecimentos de Neto, um dos encarregados da Receita Municipal, pois o mesmo mostrou sua competência nos dando uma aula do que é o IPTU e como funciona. Fiquei impressionado com uma declaração sua, sobre a arrecadação do IPTU, quando lhe perguntei: quanto a prefeitura prevê arrecadar desse imposto, ele disse que está sendo cobrado mais de R$ 2.000.00,00 e se a prefeitura conseguir arrecadar R$ 600.000,00 já será um grande negócio.

Neto disse que ainda falta fazer um bom trabalho para estimular as pessoas a pagarem seus impostos: deixar uma cidade mais humana, melhor de viver e também incentivar com distribuição de prêmios, para  estimular o contribuinte a pagar seu IPTU em dia, mas garantiu que no próximo ano a prefeitura enviará projetos para a Câmara no intuito de melhorar a arrecadação do IPTU.

FOTOS

imageGustavo e sua mãe, neto e filha do vereador Jairo Baptista. Tá vendo aí, quando se faz as coisas honestamente a gratificação vem na beleza dos rebentos.

VIVA A PREFEITA JUCÉLIA!

                 Do Perfil de Milena Queiroz no Facebookimage Depois do pedido de limpeza feito pelos moradores da Praça Dois de Julho ontem e, com a ajuda do amigo Washington Pelegrini juntamente ao seu blog, hoje tivemos uma equipe da prefeitura fazendo a remoção dos matos que estavam tomando conta de toda rua.

Agradecemos a voce Pelegrine pelo apoio.

NR: Que legal, não é mesmo? Obrigado prefeita Jucélia, que seja assim sempre.