Arquivo Mensal: abril 2011

BARBAROS TUPINIQUINS DOS RINCÕES VALENCIANOS O REI DO FACTOIDE

Caríssima Professora Alessandra (Valenciana radicada no Rio de Janeiro), aqui é terra do nunca! Nunca na história dessa cidade se viu que nada aqui vai pra frente, pois ao que parece, a cidade só gosta do arcaico, alem do mais, combate qualquer tentativa inovadora! Aqui analfabetos se intitulam “jornalistas” e qualquer carro velho de som (fusca, variant, pic up velha, ou uma folha de papel com o nome de Jornal, sem nenhum registro, (daqueles que se coloca debaixo das portas a meia noite e nos balcões dos bancos, etc.), é tido como parte integrante da imprensa. Que imprensa, en?
Em qualquer órgão de imprensa no mundo civilizado, quando alguém escreve errado (errata), ou publica notícias inescrupulosas, de imediato se vem a público no próprio órgão noticioso que cometeu a garfe e se explica ou se desculpa, mas aqui o erro é virtude e combatê-lo é crime! Imagina que cultura aqui é “curtura”, que bicicleta se chama bicicreta, que dezenove se chama dizanove, que ônibus se chama ondibus, que kombi é chamada no plural de kombis, que Itabuna é chamada de Itabunas, que Ilhéus é chamada de ilheu, que Camamu é chamada de Camamum, alem do fato de que quando alguém vai viajar, sempre eles perguntam: “E aí, você vai sempre a tal lugar?” As vezes é a primeira vez que eu estou indo, como é que eu vou sempre? Rsrsrsrsrs… É a velha história da cidade que barbearia é barbaria e onde na praça principal da cidade está escrito no jardim: “Não pise na grama, se não souber ler, pergunte ao jardineiro”, fora os erros de concordância nominal, verbal e tantos outros que eles nem sabem o que são! O pior é que temos que ter muito cuidado, porque quando alguém chega pra morar aqui, corre o grande risco de chegar alfabetizado e ficar contaminado com a “curtura daqui”, que teimosamente insiste em ser propagada até na imprensa própria como sendo a certa, e a nossa, a errada. Aqui é a terra que o certo é errado e o errado é certo!
Devo destacar com profícuo orgulho que como em toda regra há exerções, temos ainda por aqui alguns poucos valores, “monstros sagrados”, dignos da nossa inescrutável e indizível admiração, portadores de fabulosa cultura, preciosidades, tesouros em vasos de barros, mortais notabilizadamente “imortais”, cujo legado me inspira ao inconformismo com o indigesto conceito contracultura do analfabetismo cultural in loco, deste rincão assolado pela falta de volição que o mantém estatizado e estagnado, fixando em prováveis e possíveis vultos, a filosofia da curta memória que internaliza a paralisia cerebral, impedindo o ser pensante de pensar, como ante cultura do penso, logo existo! Até quando teremos, não sabemos, mas se os tempos da ciência se antecipassem e possível fosse, bendita seria a clonagem de mentes pensantes, criativas e criadoras de seres mortais como Dr. Mustafá Rosemberg de Souza, Dr. Alfredo, Moacir Saraiva, Profª Macária Andrade, Arakem Vaz Galvão, Dr. Marinalvo Teixeira, dentre outros poucos imperceptíveis notáveis, camuflados em seus esconderijos inimagináveis, que aqui se notabilizam pelos esforços aplicados, na perspectiva de despertar os gênios adormecidos que ainda não sabem a força que tem interiorizado e tão próximos de si, como aquele homem mendigo, que por mais de quarenta anos, assentado numa esquina de sua cidade, pediu esmolas… Quando ele morreu, a prefeitura resolveu fazer uma praça naquele lugar e durante as escavações, encontrou no local onde ele ficou pedindo esmola durante aqueles longos anos, uma mina de ouro. Talvez essa praça sejam as Faculdades que com tanta dificuldade tem se instalado por aqui, com muita perspectiva de sucesso, na tentativa de fomentar valores internos ainda não revelados.
Ainda bem que encontrei um lugar nesse Blog do Pelegrini, um dos melhores, onde posso postar alguns comentários, mesmo admitindo humildemente que sou humano e que não devo errar, esforço-me pra produzir com afinco e extrema dedicação as melhores expressões do que produz a minha inteligência cognitiva, seja na forma coloquial ou escrita, passando assim com extrema clareza o que pretendo expressar, e acima de tudo assinando a matéria, fato raro por aqui, já que muitos se escondem no anonimato ou na forma de pseudônimos.
Pobre terra involutiva que personifica e encarna a idéia daqueles macacos que tampam os olhos porque não querem ver, tampam os ouvidos porque não querem ouvir, tampam as bocas porque são mudos, fato esse que fingem outra realidade!
Até quando continuarão essas asperezas xucras das bárbaras índoles tupiniquins no âmago da alma valençana, que aqui se chama de valenciana, em pleno século 21?
Cultura é sobrevivência, portanto, viva o povo que adquire conhecimento.

Josafá Souza Costa
Teólogo, Pastor, Psicanalista Clínico e Doutor Honoris Causa em Educação Religiosa.

DEU NA COLUNA TEMPO PRESENTE: CASO COLOMBIANO

paulo colombiano Completou dez meses ontem que o sindicalista Paulo Colombiano, então tesoureio do Sindicato dos Rodoviários, e a esposa, Catalina Galindo, foram assassinados sem que a sociedade tenha notícias sobre os assassinos.

Apolícia diz ter certeza de duas coisas:

  1. Foi crime de mando.
  2. A execução foi feita por profissionais tarimbados, com  munição especial.

Dois outros detalhes relevantes que o inquérito já apurou: Colombiano era um homem correto e o Sindicarto dos Rodoviários é financeiramente bem aquinhoado.

O Governador Wagner está devendo essa.

Meu caro Levi, não cobre o que ele não pode pagar, lembra o caso Celso Daniel de Santo André (SP)? Deve ser algo bem parecido, o PT não tem interesse em desvendar. Coisas de PT!

OS CANDIDATOS A PREFEITO DE VALENÇA

Os nomes mais citados para prefeito em Valença, são os de: Ricardo Moura, Martiniano Costa, Claudio Queiroz e Ramiro Campelo, os outros nomes são apenas especulações.

martiniano costa prefeituravel Martiniano teve sua chance de ouro quando era do grupo de Renato Assis, mas resolveu sair candidato a prefeito pelo PT porque achava que tinha um presidente da República do seu partido e isso era o suficiente. Amargou uma derrota em terceiro lugar por mais de 15.000 votos atrás do segundo lugar. Não terá outra chance pela burrice que cometeu. ‘O sonho acabou!’.

claudio queiroz face boock Claudio Queiroz, mais conhecido como “Claudio Tapetão”, que só quer ser prefeito na base dos processos frios, assim como fez com Renato Assis e queria fazer com o tio, só não fez, porque segundo as más línguas recebeu dinheiro do tio para retirar o processo e também se não tirasse beneficiaria Ricardo Moura, que não fez questão de procurá-lo para negociar por não fazer parte do seu contexto. Claudio tem um currículo detestável em Valença, foi perseguidor dos funcionários públicos, durante o período que foi prefeito nunca andou nas ruas da cidade e sempre que andava era de carro e com os vidros escurecidos para não falar com ninguém. Na época de sua eleição trouxe chefes de estado, ministros, deputados, senadores, governador e mesmo assim perdeu a eleição. Ridicularizavam esse hoje governador e todo o seu grupo do qual é um forte aliado atualmente, para isso teve que trair a tudo e a todos como fez o seu tio Ramiro. Jogou estudantes contra o governo da Bahia quando era prefeito, tirando o transporte escolar dos estudantes e dizendo que a culpa era do governador Jaques Wagner, inclusive mandou alguns ônibus à porta do palácio do governo para protestar contra o próprio governador, que hoje abre os braços e dá cargos de confiança a esse Judas.

ramiro cara de saguinRamiro Campelo tem sua vida marcada pelo deboche e cinismo, está sempre dizendo pela boca dos seus asseclas que ganhará a próxima eleição com seus quinze reais na mão. Depois do ‘quebra-quebra’ ele murchou, encolheu mais do que já é. Na caminhada pela paz andou acenando para as pessoas e o máximo que recebeu foi umaclip_image002

 

 ricardo moura e familia 002Nossa esperança é Ricardo Moura, homem que tem demonstrado ser sério e por isso vamos dar um voto de confiança a ele.  Espero que Ricardo faça o que os outros não tiveram bom senso em fazer. Espero que ele mostre que sabe administrar a fortuna que nosso município recebe, espero! Caso contrário entrará aqui no rol dos incompetentes. Inclusive quero lembrar ao Ricardo que já está na hora de mostrar o seu projeto de governo aos seus companheiros de luta. Já está na hora de abraçar aos que querem também fazer parte da sua luta. E lembre-se: ninguém consegue levar uma eleição sozinha, é muito peso nas costas, não precisa demonstrar que conseguirá ganhar a eleição sozinha. Comece convocando seus amigos para a luta. Se você já tem uma boa aceitação com os aliados, não esqueça que ficará mais fácil ganhar essa eleição sem temer os “tapetões” da vida. 

Prefeito Hildécio Meireles amplia parceria com as Policias Civil e Militar

cairu parceria com a pm Mais uma vez o gestor municipal de Cairu dá provas de sua sensibilidade no tocante a problemática da segurança pública no município, apesar desta não ser uma atribuição do Poder Executivo Municipal e sim do Governo do Estado. Buscando ampliar e fortalecer a parceira já existente entre a Prefeitura de Cairu e as Policias Civil e Militar, o Prefeito Hildécio Meireles reuniu-se nesta quinta-feira (28/04) no Complexo Administrativo Raul Miranda com o Comandante da 33ª CIPM/Valença Major Pessoa, com o Tenente PM Franklin- responsável pelas ilhas de Cairu,Boipeba e Tinharé, com a coordenadora da 5ª COORPIN Dra. Glória Isabel , e com a delegada titular de Cairu Dra. Argimária Soares.

cairu parceria com a pm 2 Participaram também da reunião o Vice-prefeito Zeca Ribeiro, a Secretária de Governo Dr.a Aline Cabral,o Secretário de  Turismo Júlio Oliveira,a Secretária de Desenvolvimento Sustentável Petrusca Mello e os administradores do Morro de São Paulo e de Gamboa.

Um dos temas discutidos na ocasião foi o pouco contingente policial destinado pelo Governo do Estado para o município de Cairu. Hoje apenas nove policiais militares são responsáveis pelo policiamento ostensivo diário do município. Segundo Major Pessoa 20% de todo o contingente da 33 ª CIPM é absorvido pelas demandas do Complexo Penal de Valença.

Ciente das carências de recursos humanos e logísticos enfrentadas pelas Policias, o Prefeito Hildécio Meireles manifestou a intenção da administração em expandir os convênios mantidos com a Secretaria da Segurança Pública possibilitando, assim, o aumento do número de policiais atuando no município e a aquisição de novos equipamentos necessários para haja uma maior eficiência das ações de prevenção e coerção ao crime.

HM anunciou ainda a implantação, por parte da gestão municipal, de um posto policial no distrito da Gamboa e de uma delegacia com instalações mais amplas em Morro de São Paulo, além da reforma e ampliação da delegacia da Sede do município. Tanto Dra. Glória como Major Pessoa se comprometeram em apresentar à administração municipal,em uma nova reunião na próxima terça (03/05),um planejamento estratégico com ações para maior implementação da segurança pública em Cairu.

Atualmente a administração municipal de Cairu já disponibiliza veículos para as Policias Civil e Militar, além de custear despesas com alimentação, transporte terrestre e marítimo, locação de imóveis e pessoal de apoio.

Jamille Soares
Assessora de comunicação/PMC

“FALA SÉRIO”

 

“… de falcatruas e armações, pra mim é pt saudações, rendam todos os ladrões. Fala sério!”

O REI DO FACTÓIDE

rolando na orla A brincadeira do Rolando na Orla sobre compra de jet skis pela Câmara de Vereadores de Cairu, foi longe. O editor do Jornal Rolando na Orla, Rodrigo Mario, divulgou em seu jornal que o presidente da Câmara de Cairu, Igor, iria comprar 10 jet skis e mais uma lancha para locomoção dos vereadores na localidade. A notícia rodou o mundo e foi preciso o Assessor de Comunicação da Câmara, Railton Ramos, interferir e enviar nota de esclarecimento para desfazer a mentira.

Como está esse Rodrigo Mário, hein!? Ele sempre diz que: “aumenta mas não inventa”. Só que dessa vez aumentou, inventou e muito, segundo o Assessor de Comunicação da Câmara de Cairu.

GOVERNO CORTA SALÁRIO DE PROFESSORES GREVISTAS

Um leitor nosso, o Diego (estudante de Educação Física da UESC), nos pediu para reproduzir essa matéria do Bahia Notícias, sobre o corte de salários dos professores das Universidades UEFS, UESC E UESB.

Os professores das Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc) e do Sudoeste da Bahia (Uesb), em greve há 21 dias, tiveram os salários cortados nesta quinta-feira (28) pela Secretaria Estadual de Educação (SEC). De acordo com o titular Osvaldo Barreto, em entrevista ao Bahia Notícias, a medida foi anunciada em nota pública divulgada pela pasta. Esta foi a maneira encontrada para pressionar os grevistas, que realizam nesta quinta um protesto em Salvador. Os docentes, que se deslocaram em caravanas vindas do interior do estado, se concentram em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande. A categoria reivindica do governo a retirada de uma cláusula do acordo salarial de 2010, que impede melhorias salariais pelos próximos quatro anos e a revogação do Decreto 12.583/11, que reduz os gastos públicos no ano de 2011. (BN)

Melhor idade de Camamu tem um dia de recreação em Itacaré

                                 Idosos participam de dia recreativo em Itacaré.camamu melhor idade A presidente do Clube da Melhor Idade Alegria de Viver, Ametista Maria Gomes dos Reis, e a Secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Flávia Oliveira, recepcionaram nesta quarta-feira, 27, 150 idosos que participam do Programa Hiperdia desenvolvido pela Prefeitura de Camamu em parceria com o Ministério da Saúde.

Pela amanhã os idosos participaram de diversas atividades recreativas no Clube Municipal de Pirajá e tomaram café oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré. À tarde eles fizeram city tour por Itacaré e participaram de atividades físicas em uma pousada da cidade.

Ametista Maria Gomes destacou a importância das atividades proporcionadas aos amigos de Camamu. “São momentos como estes, de muito lazer, que nos fazem mais felizes, que nos livram de muitas complicações de saúde”, observou. Ela contou que em Itacaré são cerca de 80 pessoas cadastradas no Clube da Melhor Idade Alegria de Viver.

Ametista informou que o clube tem um calendário de eventos que são realizados em datas comemorativas e que no próximo domingo, Dia Mundial do Trabalho, será promovido um café da manhã para os associados. “Estamos trabalhando para, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, ofertar vários serviços para as pessoas com mais de 60 anos”.

Qualidade de vida

A coordenadora do Programa Hiperdia da Prefeitura de Camamu, Charlene Moreno, disse que o dia de recreação em Itacaré faz parte da estratégia para promover qualidade vida para as pessoas com mais de 60 anos. Charlene disse que o encontro também serviu para reunir as pessoas da sede e distritos de Camamu.

Ela explicou que Camamu tem 700 pessoas da melhor idade cadastradas no Hiperdia, programa que oferece atividades como hidroginástica, massagem, palestras, jogos e serviços de saúde para os idosos. “Tudo isso visando o combate a doenças como Diabetes e Hipertensão. Sempre promovemos eventos como estes de hoje”, finaliza.

 

Vanessa Dantas

ASCOM/Camamu