O SÃO JOÃO NÃO É MAIS AQUELE, ESTÃO ACABANDO COM NOSSAS TRADIÇÕES.

 

SÃO JOÃO DO TIO II 002SÃO JOÃO DO TIO II 001

 

 

 

 

 

 

Mais um São João em nossas vidas para ser comentado, muitos se deslocaram de um lugar em direção a outro, gente saindo da capital para o interior, pessoas indo de uma cidade para outra buscando uma festa melhor. Aqui em Valença não foi diferente, a nossa festa não teve grandes atrações, foi uma festa simples com bandas  conhecidas da região.

A tradição de se fazer festa nas cidades nessa época não é muito antiga, lembro que as coisas começaram nas roças e foi tomando conta das cidades, só que naquela época o que se tocava era o famoso forró pé-de-serra, e hoje temos uma mistura de trio elétrico, arrocha e pagode, mas o pé-de-serra ninguém vê tocar. Tem bandas que dizem ser de forró, assim como Mastruz com Leite, Calcinha Preta etc., que tocam um estilo meio arrocha e meio pagode, e daí vêm as duplas sertanejas quem mais fazem sucesso nas festas juninas, que também não tem nada a ver. Mas como o povo gosta…

Na verdade o povo cobra atrações nacionais mesmo que seja uma banda de rap, eles querem quem mais tocam na mídia, e com isso deixam de lado as tradições juninas, e mais vira uma mistura de musicas de carnaval com arrocha, pagode e sertanejos.

Em Ituberá a grande atração foi a dupla sertaneja Bruno e Marrone, em Santo Antonio de Jesus foi a Banda Calypso, aqui em Valença eu vi muitas bandas boas, mas todas fora do ritmo de São João. Para mim não vejo diferença das bandas que tocaram aqui para as duas grandes atrações que citei acima, tudo uma questão de produção.

 

SÃO JOÃO DO TIO II 006 SÃO JOÃO DO TIO II 005

 

 

 

 

 

 

Aqui em Valença se o prefeito fosse uma pessoa que ouvisse as opiniões poderia ter feito um São João mais divertido. Ao invés de colocar um trio elétrico como palco, poderia contratar uns quatro sanfoneiros bons, faria barraquinhas com mais comidas e bebidas típicas, convocaria as associações de bairros para fazer as quadrilhas juninas, coisa light, sem muita agitação. Afinal de contas os patrocinadores, eram os mais fortes; Petrobras, Caixa, Banco do Brasil e algumas empresas de Valença.

 

SÃO JOÃO DO TIO II 004SÃO JOÃO DO TIO II 010

 

 

 

 

 

 

Bom, eu não perdi um dia do São João, prova de que gostamos muito dessas festas. Se a gente botar nossas cabeças pra funcionarem teremos boas diversões com pouco dinheiro, nada de grande contratação, isso só serve pra encher o  bolso deles que já estão milionários e atrair bandidos. A não ser que se trate de algo muito especial e único, ou seja, uma festa tipicamente tradicional da cidade, assim como já teve aqui, o “Camarão Fest”, ai sim vale a pena investir em algo que nos coloque em destaque, mas São João é uma festa que tem em todos os lugares.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *